quinta-feira, 7 de março de 2013

Minuto a minuto - Não de futebol, mas de outro jogo (1º tempo)


Tentando tuitar "em tempo real" a sessão plenária da Câmara Municipal de ontem:



1 - Esse Congresso de Comissões é um ESCÂNDALO --> http://www.23pps.blogspot.com.br/2013/03/camara-de-sp-apela-para-congresso-de.html
2 - O @AdoteUmVereador tem de fazer marcação individual!! Os vereadores se diluem (ou escondem) no consenso e assinam a favor de qualquer coisa!

3 - No final deste post longo, de qdo eu era vereadora, há uma menção ao infame "Congresso de Comissões" ("A Real") - http://gabinetesoninha.zip.net/arch2008-09-07_2008-09-13.html#2008_09-12_19_11_19-3368664-0

4 - Em outro post, explico: "Em vez de passar pelo trâmite normal, o PL foi aprovado no Congresso de Comissões (que seria, teoricamente, [cont]

5 - uma reunião simultânea de todas as Comissões da Câmara, mas na prática é só o cumprimento de uma formalidade". Só vendo para crer.

6 - As reuniões normais das Comissões já são, "normalmente", de uma superficialidade incrível. Td mundo vota a favor de tudo, p nao dar briga.

7 - Minha casa tá parecendo estrada federal - cheia de avisos "aqui tem problema", porque arrumar que é bom...

8 - O vídeo é cheio de "defeitos especiais" - iluminação horrível, erro de concordância... (@YouTube http://youtu.be/oYjKNnT4fCE?a )

9 - Em pauta na CCJ d hoje (CMSP), um proj q foi promessa de campanha do Haddad - alargar a avenida M'Boi. Detalhe: é de 2012, autoria do Kassab

10 - Aqui, explicações e comentários sobre o proj de alargamento da Av M'Boi, em pauta hj na CCJ http://gabinetesoninha.blogspot.com.br/2013/03/um-projeto-em-votacao-hoje-603-na-ccj.html

11 - Outro proj q deve ser votado hj na CCJ é o q pretende "vender" uma rua no Itaim Bibi, lembram dele? http://gabinetesoninha.blogspot.com.br/2013/03/outro-projeto-em-pauta-na-ccj.html
12 - Resultado da 1ª reunião da Comissão de Const e Justiça da Câm. Municipal de SP: MASSACRE do governo. Rolo compressor. + detalhes a seguir .

13 - "Sob a proteção de Deus, começamos nossos trabalhos". É c esse texto sacrílego que são abertas as sessões da Câm.Mun., cf prevê o regimento.

 14 - Vereador Paulo Frange diz q inspeção veicular foi aprovada "de contrabando" no Congresso. "Era nota de rodapé em uma MP q tratava [cont]

15 - ...da adição de álcool à gasolina". Como se Resolução do Conama já não tratasse disso. E Lei Municipal de 95...

16 - No Pequeno Expediente, cada vereador pode falar por 5 min. Paulo Reis (PT), cumprimentou os colegas, o Haddad, e agora fala do Dia da Mulher

17 - A TV Câmara mostra só o orador na Tribuna. O circuito interno da Câmara mostra vários ângulos. Ninguém presta atenção, como sempre.

18 - Paulo Reis usa o restante do tempo para elogiar Haddad e medidas q "já deram ~resultado~". "PPP de moradia", por exemplo.

19 - "Vereador Ricardo Nunes vai enviar por escrito seu pronunciamento". Qdo um vereador n quer falar, é isso q se costuma dizer. Se enviam? Veremos.
20 - @LM_1975 Só se alguém criasse caso (o Clodovil fez isso na Cam. Municipal) ou o Presidente desse uma bronca...

21 - @LM_1975 Pq ninguém presta atenção? Porque muitos pronunciamentos são blablabla mesmo e o tempo pode ser + bem aproveitado...
22 - @LM_1975 Aí acontece de algum vereador falar de algo mto importante e ninguém ta prestando atenção... Na melhor das hipóteses, os assessores

23 - Vereador Souza Santos: "Drogas levam à cadeia ou ao cemitério. (...) A Força Jovem Universal vai fazer uma marcha e convida a todos".

24 - Toninho Véspoli (PSOL) fala do reajuste d 0,01% dos servidores nos últimos anos. Ridículo mesmo. Algumas categorias já melhoraram, muitas não

25 - Diz que "a terceirização dos serviços públicos causa a precarização do trabalho e queda na qualidade". (Discordo. Tema pra mais de metro)

26 - Vespoli: "Passar recursos públicos para as empresas fazerem creches demonstra o descaso da prefeitura c a Educação Infantil". [cont]

27 - Vespoli defende o fim dos convênios de creches "em nome da qualidade do educação". Como se não houvesse MUITOS convênios excelentes.

28 - Agora registra voto de pesar pela morte de Hugo Chávez, herói na "luta contra o imperialismo americano", "viva a revolução bolivariana!".

29 - Presidente da Câmara faz comentário "jocoso" entre um pronunciamento e outro: "Chávez era "Frias", será que tinha parentesco em São Paulo?"

 30 - Vereador Adilson Amadeu foi chamado, não respondeu. Talvez não esteja presente, não sei. Alfredinho diz que vai encaminhar por escrito.

31 - (Pulei alguns porque n dá tempo. Depois publico o link para o Diário Oficial com as transcrições. Demora. Alguns vereadores publicam na internet)

32 - Andrea Matarazzo: "não vou apontar o dedo para esta ou aquela administração; calçadas são problema crônico na cidade". Tucano é muito cheio de dedos. Podia dizer que as duas últimas gestões reformaram MUITO mais calçadas do que as anteriores. E seria verdade.
33 - Andrea: "O maior número de atendimentos na ortopedia da Sta Casa é de vítimas de acidentes de moto e de quedas nas calçadas"

34 - Um ver.: "Solicito a suspensão do Grande Expediente p meia hora".Outro: "15 min". Dalton Silvano sugere, Zé Américo acata: "pelo tempo necessário".

35 - Enquanto eles confabulam em um "montinho" no plenário, a transmissão pela TV Câmara também é suspensa.

36 - Reaberta a sessão. Presidente cumprimentou Dalton Silvano: "Eu tinha proposto meia hora, retornamos em 24 minutos. O sr nos fez ganhar 5 min"

37 - Ver. Orlando Silva (PC do B) solicita um minuto de silêncio por Hugo Chávez, q "resgatou a dívida social da Venezuela".

38 - Ver. Edir Sales (PSD) informa q Marta Costa foi escolhida a vice-líder do partido. Presidente solicita aplausos a ela, "simpática e querida".

39 - "Os vereadores que estiverem favoráveis ao adiamento do Grande Expediente, permaneçam como estão. (pausa de meio seg). Aprovado".

40 - Dalton Silvano, q fez a primeira solicitação, pediu também que "os papéis sejam dados como lidos". Presidente: "É regimental. Os vereadores q estiverem favoráveis permaneçam como estão - aprovado".

41 - É assim SEMPRE, em todas as sessões. Todo projeto, ao dar entrada na Casa teria de ser lido para q fosse levado imediatamente ao conhecimento de todos. Sempre são "dados como lidos".

42 - Eduardo Tuma (PSDB) fez discurso em homenagem ao Chorão.

43 - @DavidChavesF Elogiou muito, citou frases e feitos, disse q é uma perda para a cidade, o estado e a nação

44 - Presidente informa que amanhã tem Ato em Homenagem em Dia da Mulher, então fica convocado o Pequeno Expediente para terça que vem às 15h00.

45 - Anuncia agora a composição das 2 CPIs instaladas, sb Exploração Sexual Infantil e sb a Irregularidade de Funcionamento de Estacionamentos.

46 - Agora a Câmara Municipal se prepara para a encenação MASTER: o "Congresso de Comissões".

47  -Normalmente um projeto, ao longo de várias semanas, passa por muitas Comissões diferentes - de Administração Pública, Transporte, Finanças etc

48 - Em cada uma delas, um relator é designado para o projeto. Depois de elaborar o parecer, os colegas de comissão votam a favor ou contra

49 - Em tese, o parecer é feito com cuidado, c critério. Em tese, os vereadores aprovam ou desaprovam o parecer do colega relator pq o estudaram.

50 - Já nas reuniões das Comissões a gente vê como mtos votam s conhecer nada. Os assessores às vezes fazem trabalho caprichado, q não muda nada.

51 - O Congresso de Comissões é uma reunião totalmente "fake". Faz de conta q, na emergência, todas elas se uniram no plenário da Câmara.

52 - Faz de conta q cada projeto recebeu um parecer criterioso e q os membros das Comissões leram os projetos e os pareceres e estão prontos p votar.

53 - Os pareceres são "padrão", feitos pela assessoria da Câmara. Os vereadores votam a favor de tudo porque é o acordo.

54 - "Sob a proteção d Deus, estão abertos os trabalhos". Agora a Sessão Extraordinária, p votar correndo os projetos todos no "Congresso d Comissões"

55 - Vereador Ota (PSB) pediu a palavra para homenagear as mulheres pelo seu dia e começa o pronunciamento citando as vereadoras todas.

56 - Ota está entregando rosas para as cinco lutadoras vitoriosas (as vereadoras). Foi cumprimentado pelo presidente e aplaudido pelos colegas
57 - Enqto o vereador Benko tenta falar, o presidente José Américo o interrompe várias vezes p brincar com o ver. Ota pelas rosas distribuídas.

58 - "Minha asssessoria informal às vezes se apega mto às burocracias, mas esta é uma quebra de protocolo com boas razões" (presidente da CMSP)

59 - Adilson Amadeu (PTB) disse q a imprensa tem d "esperar um pouco antes de divulgar q o gov Haddad fez isso ou aquilo".

60 - Alguns proj na pauta de agora do Plenário ACABARAM de ser aprovados na CCJ, às 14h. Imagine se deu tempo de fazer os pareceres direito.

61 - Um deles é o que trata da renovação da concessão do terreno da prefeitura ao MASP. Em princípio, ok...

62 - Está sendo suspensa a Sessão Extraordinária para o Congresso de Comissões. É "regimental", isto é, pode acontecer. Mas é picaretagem.

63 - Pres. José Américo: "Entre os presidentes d Comissão, o vereador + velho, ou melhor, o + maduro [risos] irá presidir o Congr. de Comissões"

64 - Comissões de Política Urbana, Administração Pública, Saúde etc serão todas abertas ao mesmo tempo agora. Para "analisar e votar os projetos"

65 - Outro projeto aprovado hj, por volta das 14h30, foi este aqui: http://camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/iah/fulltext/projeto/PL0007-2013.pdf … . Vai ser votado agora - pelo menos é em "1ª"

66 - Os proj passam por 2 votações no plenário - c um intervalo mínimo entre elas, ainda bem - antes de irem para o prefeito sancionar ou vetar

67 - Esse projeto q será aprovado (claro, SERÁ aprovado) pelo Congresso de Comissões trata da concessão por 90 anos de um terreno da pref. ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

68 - Se eu acho ruim? Não. Mas td empreendimento de porte tem passar por várias avaliações. Impacto de Vizinhança... Se as 1.200 vagas gratuitas exigidas equivalem ao valor do terreno concedido...

69 - Mas as Comissões de Administração Pública, Finanças etc vão avaliar o Proj em 15 minutos e vão aprová-lo. Ê, laiá.

70 - Ver. Aurélio Nomura vai "Secretariar a Sessão", isto é, ler as ementas (resumos) dos projetos e os pareceres. Presidente do Congr. de Comissões diz: [cont]

71 - "Em discussão. Não há vereadores inscritos. Encerrada a discussão. Em votação. Os q estiverem favoráveis permaneçam como estão. Aprovado".

72 -O tempo de leitura do tuíte corresponde exatamente à velocidade com que foi dito pelo ver. Gilson Barreto (PSDB), q é quem preside a sessão.

73 - Ou mto me engano, ou a TV Câmara não está passando isso agora. As Comissões normalmente são públicas... O Congresso, só pelo site.

74 -O parecer é SEMPRE O MESMO. "A Comissão d Política Urbana não tem nada a opor. A Comissão de Adm. Pública opina favoravelmente".É UMA folha.

75 - Em 19 minutos, as Comissões foram instaladas, três projetos tiveram pareceres favoráveis de todas elas e foram aprovados em plenário.

76 - Não tenho saudade daqui... A não ser do último ano de mandato, já fora do PT, desamarrada dos acordos e "solta" p atrapalhar essas correrias

77 - Como atrapalhar "regimentalmente", isto é, seguindo as regras da Casa? Por exemplo, solicitando votação nominal de todos os projetos.

78 - Também poderia me inscrever para discutir... Teria a oportunidade de subir à tribuna e falar do projeto (acho q por meia hora, n lembro)

79 - Isso evitaria o "os q estiverem favoráveis permaneçam como estão - APROVADO". Obrigaria os vereadores a ficar no plenário...

80 - Dalton: "Há vários projetos de denominação de lugares inominados e podemos acrescentar no acordo p q cada vereador aprove um".

81 - Pres. José Américo: "É muito sensato e eu defiro o pedido. Q cada bancada solicite aos seus vereadores q indiquem projetos de denominação"

82 - Dalton Silvano era PSDB e irritantemente histriônico, falava horrores do PT... Só dizia "Martaxa"... Oposição desqualificada. Saía até tapa.

83 - Agora Dalton é PV e faz parte da base do governo Haddad. Daí tanta amabilidade entre as partes (pres. da Câmara e ele).

84 - A TV Câmara voltou a transmitir agora, depois que terminou o infame "Congresso de Comissões" e recomeçou a sessão plenária.

85 - Acaba de ser lido o parecer aprovado hj na Comissão de Constituição e Justiça. Esse era mais elaborado.

86 - Agora o vereador Claudinho (PSDB) está lendo o "parecer conjunto das Comissões reunidas" - um parágrafo para cada uma e pronto.

87 - Andrea (PSDB) se inscreveu para "discutir o projeto" por "no máximo meia hora" (é regimental, isto é, é o direito que lhe assiste)

88 - Diz que seria melhor o governo federal melhorar as Universidades Federais de Osasco e Guarulhos antes de construir uma nova Escola Técnica.

89 - Andrea lê agora laudo da Cetesb afirmando q é possível q haja contaminação na área do terreno (solo/lençol freático). Precisa haver análises

90 - Agora vem o "encaminhamento d votação" (no máx. 5 min). Floriano Pesaro,líder do PSDB, podia falar mas n quis.Vereador Claudinho (PSDB) quis

91 - Claudinho elogia o Projeto, diz que Pirituba, com a Expo, terá projeção internacional e encaminha a posição do PSDB: favorável.

92 - Paulo Frange (PTB) - um dos raros q lêem os projetos - lembra as condições impostas pelo Projeto de Lei p/ q o terreno seja mesmo cedido

93 - Paulo Frange (PTB): "Projeto da Escola Federal tem d ser apresentado em no máximo 1 ano; tem 2 anos p começar a obra e 3 para concluir"

94 - Frange: "Portanto, há condições claras para a concessão. Se não forem cumpridas, o terreno é retomado". "PTB vota favoravelmente".

95 - Arselino Tatto pediu o adiamento de tds os outros proj de lei em pauta, p votar logo a renovação da concessão do terreno municipal ao MASP

96 - Como já havia acordo entre os líderes (claro,ou nada acontece), o pedido foi aprovado ("os q estiverem favoráveis permaneçam como estão"...)

97 - (Frange tb lembrou q o Corinthians tinha a concessão d terreno mun. p fazer seu estádio em "no máximo 10 anos". Esgotados faz tempo).

98 - Corinthians assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), pagou uma multa e agora faz o estádio com $ público ("renúncia fiscal")...

99 - Opa, agora vão votar a criação da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade na Câmara Municipal. C o rito acelerado, vai passar em instantes

100 - Interromperam a sessão por um minuto para "esclarecimentos" com a assessoria. Já achei q estavam me "delatando" para o presidente rsrsrs

101 - E enqto isso --> @portaldoholanda Flagra BBB 13 - Fernanda se descuida e mostra tudo ao vivohttp://shar.es/jFsrv // Fundamental.

102 - A criação d Frentes Parlamentares não precisa passar por segunda votação. Aprovadas hj, já podem ser promulgadas (confirmadas e instaladas)

103 - Em instantes, a Câmara vai aprovar a criação da Comissão da Verdade do Município de São Paulo. Autor da proposta: Ver. Natalini (PV).

104 - Encerro aqui os (meus) trabalhos. A Câmara deve estar p encerrar os dela também. Amanhã no plenário só tem Sessão Solene do Dia da Mulher.

105 - Tanto quanto eu puder, vou fazer marcação homem-a-homem ;o)
 

***


continua... no 2º tempo, que é o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.