terça-feira, 16 de abril de 2013

Diário de uma usuária (do SUS) - 2013



Eu (pensei que) sabia qual é a minha UBS. Estava matriculada na da Turiassu e foi lá que fui tentar marcar consulta com a ginecologista. Da última vez, tinha de comparecer pessoalmente... depois das 10 da manhã. O que só descobri depois de passar correndo antes do trabalho, às 7 horas. Ao menos podia pedir para alguém marcar no meu lugar. E esperar meses até chegar a consulta, finalmente [Relato completo aqui e aqui]

***
“Como faz para marcar ginecologista?”
“Aonde a senhora mora?” [pergunta em tom impaciente]
“Aqui perto. Eu já sou matriculada aqui.” [admito, não respondi direito]
“Onde a senhora mora?” [pergunta mais impaciente]
“Na Raul Pompeia”.
“Que número?” [extrema impaciência]

Abriu um formulário e pesquisou. “A sua UBS é na Vespariano, ... Tem de levar Xerox do RG, CPF e de comprovante de endereço no seu nome”. [Gentileza? Esquece]
- Tem como anotar em um papelzinho?
Fez uma careta como se eu tivesse pedido uma caneta tinteiro e um papiro. A muito custo produziu um e anotou com má-vontade [ah, vá].

“O que precisa para marcar consulta?”
“Aqui só vai abrir marcação em maio. Horário só tem a partir de agosto”.
“Mas como faz, tem de marcar pessoalmente ou pode ser por telefone”? [Sei lá, né, eu vi na televisão que agora tem Hora Certa]
“A senhora vai ter de ver lá”.
“Não é igual?”
“ A senhora vai ter de ver lá”.

***
Fui ver lá. Instalações beem melhores. O pessoal da Turiassu sofre mesmo com as condições da sua. É uma casa alugada, portanto não dá pra ficar reformando. Peguei uma senha e aguardei o chamado. Não tinha muita gente aguardando, mesmo assim demorou uns 15 minutos (pra quem só queria uma informação, foi muito :o/)

E a informação NÃO VEIO. Tudo que consegui saber é que preciso levar os documentos entre 9 e 11 ou 14 e 17h00 para fazer a matrícula. E não adianta mesmo só levar os originais, tem de ter a xerox porque “fica arquivado aqui”. DEPOIS de fazer a matrícula, ela me diz como faz para marcar consulta.
Quis saber ao menos pra quando tem consulta. “Junho” foi a resposta seca. Será que faz parte do treinamento?

***
E o pior: a senha não distingue idosos e outras preferências do público comum. Pouco antes de chegar a minha vez, uma senhora fragilíssima, com dificuldade para andar e se sentar, pegou sua senha. Quando chamaram meu número, perguntei pra moça do balcão como eu podia ir na frente se ela tinha preferência. Respondeu de boca torta com um meneio de cabeça: “Ah, aqui... Não tem”.
De f.der.

***
Comentários finais:

- OK, é princípio básico do Sistema Único de Saúde o atendimento regionalizado, ou “georreferenciado” como é mais comum dizer hoje em dia. Mas por causa de 8 quadras, tive de mudar de UBS. Ok, ok. Mas eu aposto minha próxima moto como as informações do meu prontuário anterior, como as anotações feitas pela ginecologista que atendia lá, serão solenemente ignoradas quando fizer matrícula na UBS “nova”. E a porcaria do código de barras do cartão SUS não serve pra nada.

- Tanto não serve que eu preciso apresentar os documentos de novo.  Seria o caso de mudar só o endereço, já que RG e CPF não mudam [né?].

- Aí não só apresento os documentos, tenho de levar uma xerox para ficar armazenado em arquivos de papel!! É brincadeira... Por que não tem um diacho de um scanner? No mínimo a xerox. Lembro muito bem de quando procurava a mais barata porque os centavos economizados por folha faziam diferença (tempos de faculdade).

- Não tentei ainda, mas quero ver se o site da prefeitura ou o 156 informam: 1) Qual a minha UBS; 2) O que precisa para fazer a matrícula; 3) Como faz pra marcar consulta. Se alguém o fizer, por favor me conte. 

***
Claro que vou reclamar com a ouvidoria.Só blogar não adianta nada.

***
ENQUANTO ISSO a prefeitura faz propaganda na TV e nos painéis eletrônicos do aeroporto (sabe lá em quantos mais por aí) anunciando que já começou a funcionar o “Hora Certa” e que mais de 90 mil consultas “serão marcadas” até não sei quando. Paga com seu dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.