terça-feira, 16 de abril de 2013

Imprensa a favor

Peça histórica do jornalismo governista publicada dias atrás no Estado de São Paulo

Prestes a completar 100 dias no poder da maior cidade do País, na quarta-feira, dia 10, o prefeito de São Paulo, (PT), adaptou promessas de campanha à realidade e apresentou um plano de metas mais enxuto que o da campanha. Ao mesmo tempo, já começou a tirar do papel algumas de suas principais propostas, deixando de lado as grandes bandeiras do antecessor Gilberto Kassab (PSD).

>>> BIZARRO o tom da abertura da matéria. Começa com exaltação digna de samba-enredo: "100 dias no poder da maior cidade do país". Segue com benevolência: "adaptou promessas de campanha à realidade". ADAPTOU. Ou seja: ou as propostas eram mentirosas (ele sabia que não daria para fazer) ou eram irreais (e ele desconhecia a realidade). E arremata dizendo que "já começou a tirar do papel algumas de suas principais propostas". TIRAR DO PAPEL??? No máximo as coisas ENTRARAM no papel.


Entre os compromissos flexibilizados está o fim da taxa da inspeção veicular, aprovada na Câmara Municipal no mês passado e criticada por ser apenas parcial. Quem não passa no teste continua tendo de pagar. “Dá para dizer que estamos isentando uma inspeção de cada [contribuinte]. Imagine uma pessoa que precisa de dez inspeções para passar? É justo com aquele que regulou seu motor? Não é razoável”, justificou-se o prefeito.

>>> Eles reiteram - compromissos "flexibilizados". Não "quebrados". Sobre a taxa de inspeção: ele não foi criticada simplesmente pela isenção ser parcial e sim pelos novos métodos de inspeção, muito discutíveis quanto à eficácia, transparência e lisura do processo. E o que o prefeito diz não está na lei aprovada, mas quem disse que os jornalistas leram?

Haddad garante que não se restringirá ao plano de metas, lista que não contemplou promessas feitas durante a campanha eleitoral, como os repasses de verba para o Metrô ou a construção de parques. 

>>> A ordem dos tratores favorece o prefeito. O plano de metas "não contemplou promessas feitas" - outras foram "flexibilizadas e adapatadas, como eles já disseram". Mas... ele "garante" que não se restringirá ao Plano de Metas. "La garantía soy yo"
 
Para ele, os primeiros meses já serviram para pavimentar o caminho para poder cumprir tudo que prometeu, em uma administração que é vista como vitrine pelo PT. “Se não fizer nos primeiros dias, depois sua atividade de criação e inovação fica muito mais difícil”, afirma.
 >>>Faço questão de repetir palavra por palavra: "Para ele, os primeiros meses JÁ SERVIRAM para PAVIMENTAR O CAMINHO para PODER CUMPRIR TUDO O QUE PROMETEU". Nem o jornal do Sarney dá tanto espaço para auto-elogio do dono.


Algumas mudanças profundas, porém, já estão tomando forma nos primeiros cem dias de governo.

>>> Preciso dizer algo? (grifos meus)
 
Grande parte delas está enterrando antigas marcas da gestão Kassab. Além da própria inspeção veicular, cujo modelo atual (com inspeções anuais pagas pelos proprietários e feitas pela Controlar) havia sido iniciado e defendido pelo ex-prefeito, vários outros projetos que caracterizam os seis anos de Kassab à frente da Prefeitura.


Um deles é o projeto Nova Luz. O plano deixado pronto pelo ex-prefeito previa a contratação de uma empresa que teria poder de desapropriar qualquer imóvel que julgasse necessário em um perímetro de 45 quarteirões. Em troca, ela faria obras de urbanização e incentivaria novos tipos de ocupação do espaço. O modelo de concessão foi julgado inviável pelo petista, apesar de ele não descartar um eventual uso de parte do projeto que custou R$14 milhões ao município. “Eu tenho de ser coerente com as ideias que eu defendi, sem me preocupar se isso agrada ou desagrada ex-prefeitos em geral, não é só o anterior”, disse Haddad.

>>>Não é nada disso. A concessão urbanística, instrumento previsto no Plano Diretor Estratégico (Art. 239), responsabiliza a concessionária pelo PAGAMENTO da indenizadção ou desapropriação necessárias para a execução de um plano urbanístico AUTORIZADO pelo Poder Público Municipal. O que a concessionária ganha com isso? A exploração de terrenos e edificações destinado ao uso privado, conforme estabelecido no tal plano urbanístico autorizado. Do jeito como está escrito, parece que o concessionário ganharia alguns quarteirões de presente para "desapropriar qualquer imóvel que julgasse necessário". É uma barbaridade, um crime desinformar a população assim.

O principal projeto social de Kassab, as tendas para moradores de rua, deve ser substituído por um programa do governo federal. 

>>> 1) Segundo quem as tendas eram o "principal" projeto social de Kassab? Ruim como era a Assistência Social em seu governo, ainda assim havia muitos outros projetos e ações mais "importantes". A abertura dos CRAS regionais nas Subprefeituras em prédios próprios,especialmente dedicados a isso, por exemplo. E principalmente a abordagem por assistentes sociais à população de rua, inclusive na cracolândia. E qual seria esse "programa do governo federal", ocorreu ao jornalista perguntar?

Contrariando o estilo de xerife do antecessor, o prefeito também deslocou o foco da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e dos policiais militares da chamada Operação Delegada do combate à pirataria e comércio irregular para a segurança pública e afrouxou a legislação que pune donos de imóveis responsáveis pelas calçadas irregulares.

>>> O prefeito falava da Operação Delegada como se os PMs estivessem na rua apenas ou principalmente para combater comércio irregular ou ilegal. NÃO. Se em um primeiro momento eles participaram disso - e muito - os PMs fardados na rua a trabalho da prefeitura estavam no pleno exercício de seu papel. Do jeito como ele fala, parece que de agora em diante a PM vai cuidar também da segurança pública. E o jornal compra (ou é comprado). Outra: "afrouxar a lei" para punição das "calçadas irregulares" poderia dar uma ideia ruim - "afrouxar" é uma palavra ruim. Mas não quando a premissa inicial é o "estilo xerife do antecessor".

Além disso, todos os coronéis da Polícia Militar que administravam as 31 subprefeituras da cidade foram substituídos por técnicos civis.

>>> Tirou os coronéis? Dã. É prerrogativa do prefeito nomear os Subprefeitos, por que ele não os trocaria?? Mas dizer que foram substituídos por "técnicos civis" é cair mais uma vez na propaganda marqueteira da prefeitura. Vai lá ver a politicagem/loteamento de cargos no restante da Subprefeitura para ver como é...

Críticas

“O PT, desde o governo da Luíza Erundina, sempre pactuou com o que não era regular, seja na ocupação irregular de terras ou a questão dos camelôs. É algo que nos preocupa”, criticou o líder da oposição, Floriano Pesaro (PSDB).”O Haddad enxugou promessas de campanha no nível de sete para um e abandonou promessas sem colocar nada no lugar”, disparou.

Para o vereador Marco Aurélio Cunha (PSD), do partido de Kassab, Haddad ainda aproveitará os projetos do governo anterior, mesmo que não admita isso. “Você pega um projeto bonito, bom, que tem uma cara do partido anterior e acaba fazendo algo parecido, mas com um outro nome.”

O ex-prefeito Gilberto Kassab não quis dar entrevista, mas afirmou, por meio de sua a assessoria de imprensa, que “tem orgulho de ter avançado em todas as áreas da administração municipal, o que inclui a criação de programas ambientais, sociais e de combate ao comércio ilegal e à pirataria”.

>>> Bom, como o jornal não fez uma mísera apuraçãozinha e simplesmente deu a palavra para o prefeito e ainda acrescentou seus elogios, precisava dar a voz ao "outro lado". Então ouviu três vereadores e pronto. Um do PSDB, um do PSD (que é base do governo) e tentou a assessoria do Kassab. Jornalismo "aspista", que deixa a cargo do leitor a responsabilidade de acreditar ou não, ir atrás sozinho das informações ou aceitar como está. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.