segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Arco do Futuro do Pretérito


2012 - "É aí que entra o trabalho de um prefeito com coragem, projeto, apoio federal e disposição para resolver os problemas da cidade"

2013 - "Eu pensei que dava para usar recurso do PAC..."


***
Eis que o Arco do Futuro não vai sair do papel, ou melhor, da pirotecnia gráfica criada por João Santana para a campanha eleitoral.

É CLARO que não vai.

Essa "revelação"  apenas confirma 3 certezas que tenho.

1) Haddad não leu seu programa de governo e não sabe metade do que está prometido ali. (Alguém podia tê-lo entrevistado durante a campanha para verificar...)

2) A imprensa não leu o programa de governo e não sabe etc.

3) Ainda que Haddad e imprensa tivessem lido suas promessas todas, eles não saberiam o que tem de impossível ali, porque não tem noção do que é São Paulo e o que é a administração pública.

***
"Acho que foi mais uma falha de comunicação do que qualquer outra coisa. É que o Arco Tietê vai ter de ser precedido de uma intervenção urbana porque o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) não financia obras viárias. A gente imaginava financiar as obras com recursos do PAC e teremos de fazer uma intervenção urbana antes" - confissão de ignorância e incompetência de Fernando Haddad ao G1.

***
O Arco do Futuro era mil vezes pior do que o Fura-Fila do Pitta, porque é mil vezes maior. Uma fantasia que, ainda que fosse exequível, não traria os resultados prometidos.



Haddad gasta 3min20 do seu horário para explicar e repisar o que eu dizia em 30seg desde 2008: que a desigualdade regional de São Paulo prejudica o desempenho de todos os serviços públicos e a qualidade de vida... E muitos saudaram isso como uma revelação divina. Ai ai. 

***
Haddad dizia que o Arco do Futuro serviria para "reduzir as desigualdades regionais, aproximando casa e trabalho", por meio da "criação de novas centralidades".

Arco é completamente diferente de novas centralidades!

O Arco do Futuro do Haddad estaria mais próximo de uma imensa Berrini contornando a cidade, com prédios comerciais e residenciais de alto padrão... Intervenções arrojadas que não trariam benefício nenhum para Cidade Tiradentes ou Cidade Dutra.


"Vamos repetir, de maneira ainda mais rápida e ordenada, o que está acontecendo na Marginal Pinheiros" e a Marginal Tietê virá a ser "uma área linda, moderna e vibrante".


"O Arco tem uma concepção inteiramente nova mas não parte do zero. Vai integrar e incorporar obras já existentes, obras em andamento, obras futuras mas já em fase de licitação e vai projetar obras novas"

O programa eleitoral do Haddad mostrava esses prédios "lindos e modernos" se erguendo como mágica. Este é o link do vídeo a partir do ponto em que começa a animação, para quem quiser pular aquela longa introdução.


"Nas próximas décadas, quem entrar em São Paulo por essas avenidas, vai se encantar ao ver uma cidade viva, erguendo-se ao longo dos seus rios de uma ponta a outra".


Um absurdo de conceito fantasioso e segregador (quanto valeria o m² nessas marginais "lindas, modernas e vibrantes"?; onde morariam as pessoas que trabalhariam nesses prédios como porteiros, garçons, manobristas etc?).

Significativo que a tão criticada Ponte Estaiada esteja ao fundo...

***
E haja dinheiro para tanta promessa!



"Haddad prefeito também vai destinar recursos para apoiar o governo do estado nas obras do metrô" e "vai fazer a ligação subterrânea Barra Funda - Brás em parceria com a CPTM"

O candidato eleito para a prefeitura de São Paulo não se preparou minimamente para ser prefeito de São Paulo - apenas obedeceu as instruções de como ser candidato. Imagine ele dizer "eu pensei que dava para usar recursos do PAC"! Até nas gravações de 30seg para o SPTV ele usava teleprompter. Mentiu como candidato e continua mentindo como prefeito.

E... Fica por isso mesmo.

3 comentários:

  1. Eu sinceramente desisto de São Paulo e do Brasil, isso aqui só vai mudar quando algum pais dominar o nosso por algum recurso natural ou quando acontecer uma grande mas grande catástrofe por que sinceramente com essa nossa politica e nosso povo pacifico não muda e não vai mudar.. Parabéns Sonia..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Soninha, você tem coragem de mostrar a verdade, mais partindo deste Partidinho tudo pode acontecer, esse Prefeito e Presidenta são apenas fantoches na mãos dos Condenados pelo Mensalão, aquele que nunca soube de nada, usam dois pesos e duas medidas, se fora favo - PODE, e esses mesmos são contra a educação pois assim recebem os votos do Povo deles, e ainda temos que nos contentar pois somos votos vencidos.



    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.