quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Metrô é difícil de fazer - 1

Para quem acha ridícula a extensão de 70km de metrô em São Paulo, seguem trechos da fala de uma autoridade dizendo, em outro estado, como essa é uma obra dificílima de fazer, por razões históricas, conjunturais ou permanentes. Grifos meus.

"No caso específico da mobilidade urbana, é [necessário] o reconhecimento de que nosso país, durante 30 a 40 anos não investiu em mobilidade urbana de forma adequada, necessária e sistemática.

Por que é que não investimos? Primeiro porque havia no Brasil determinadas concepções que consideravam que metrô era coisa de país rico. Como nós não éramos um país rico, não podíamos investir em metrô. Essa era a visão dominante no início dos anos 80.

Talvez esse problema de concepção fosse ligado ao fato de que, naquele período de 80, 90, início de 2000, não tinha grandes investimentos em infraestrutura. Além disso, não tinha dinheiro e não tínhamos engenheiros, porque se não tinha obra, não se formavam engenheiro no nosso país.

Então tinha um processo no Brasil, e esse processo é pesado. Eu acredito que há um esforço hoje.
Não é um processo simples. Talvez, das obras, entre as obras complexas que estão em andamento no Brasil, o metrô tenha grande complexidade porque ele está sendo feito sobre uma cidade construída.

Todos os prefeitos e governadores tiveram dificuldades técnicas, todos eles adequaram e aperfeiçoaram cada vez mais seus modelos.

Nós temos uma visão, primeiro, das dificuldades de construir. Ninguém acha que isso é fácil. Vai ter de desapropriar e combinar tecnologia de shield ou tatuzão. Tem discussão hoje em todos os estados: como é que faz?

Qualquer obra de engenharia tem risco. Não é impossível que, mesmo você tendo feito a melhor sondagem, o melhor estudo geológico... aqui neste estado ocorreu uma coisa inesperada num risco de engenharia. Não é possível tratar essa questão do metrô como se fosse uma trivialidade, algo que você aperta um botão e sai fazendo".

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Quem foi a autoridade que fez esse pronunciamento? Dilma, em discurso em Porto Alegre esta semana. Aquele que ficou famoso por ela ter dito que "sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante". [SIC]

No que eu concordo com ela? Metrô é complicadíssimo de se fazer, ainda mais depois que a cidade está construída. Caro, complexo, demorado.

No que eu discordo? Muita, muita coisa. Muita. No próximo post, faço meus comentários sobre o texto acima. No seguinte, vou comentar o discurso na íntegra, que tem coisas... absurdas. Absurdas.

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Pra adiantar, se alguém quiser ouvir, eis a íntegra (37min25s) do discurso da Presidenta Dilma

2 comentários:

  1. Você não captou a genialidade da Dilma, pobre Soninha: por trás de uma criança há sempre o risco de haver um cachorro raivoso pronto pra te morder.
    É por isso que eu não me canso da política.
    Aqui na minha cidade há o discurso de um famoso espartano: "Estou aqui hoje, nesse sol, com um ovo só..."

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  2. Pode ser complicadíssimo. Se gerir uma pequena empresa já é um problema, uma cidade, um estado e um país, mais ainda. Mas creio que aumenta-se as dimensões, mas o propósito é parecido. Se não se adequar as necessidades qualquer um desses podem quebrar da mesma forma.

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