sábado, 21 de maio de 2016

Agatha Christie

Já gostei muito... Lamentava o fim de um livro e corria atrás do próximo. Com o tempo, comecei a perceber a mecânica da narrativa e as coisas foram perdendo a graça. Agora voltei a ler e saquei de tal forma as artimanhas dela que adivinho o assassino antes do fim, percebendo as pistas falsas, as lacunas sugestivas, os detalhes tratados como irrelevantes que no fim são decisivos.

Mas ainda assim me diverti lendo "Os Elefantes Nunca Esquecem" e "cortei" um trecho bacaninha. Posso imaginar a cena :)

“O sr. Goby entrou na sala e sentou-se no lugar de costume, obedecendo à indicação de Hercule Poirot. Antes, porém, deu uma rápida olhada para os móveis, para selecionar com qual travaria a entrevista. Decidiu-se por um aquecedor elétrico, desligado por causa da estação. O sr. Goby tinha por hábito não se dirigir diretamente às pessoas para quem trabalhava. Geralmente escolhia um nicho, um aquecedor, um aparelho de televisão, um relógio e até um capacho, ou mesmo um tapete. Tirou da pasta alguns papéis.

- Bom, o que descobriu? – perguntou Poirot.

- Coletei vários detalhes – perguntou o sr. Goby, famoso em Londres, talvez em toda a Inglaterra e até no exterior, como coletor de informações. Como realizava verdadeiros milagres era um mistério. Sob suas ordens tinha um pequeno número de funcionários, mas vivia se queixando de que “suas pessoas” (como chamava sua equipe) não eram mais as mesmas. Porém, sempre os resultados das informações espantavam a clientela pela precisão e eficácia. – A sra. Burton-Cox – disse como um coroinha recitando os salmos para os fiéis durante a missa dominical. Com a mesma entonação poderia estar dizendo: “verso 3, Capítulo 4, Livro de Isaías”. A sra. Burton-Cox – repetiu o sr. Goby. – casou-se com Robert Aldbury, (...)

- O rapaz já fez testamento?

- Ainda não sei – disse o sr. Goby -, mas saberei em breve. Tenho meios para conseguir esta informação. Assim que tiver uma resposta, falarei com o senhor.

Com essas palavras, o sr. Goby despediu-se do aquecedor elétrico e retirou-se”.

Não é legal? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.