sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Prezado Presidente Jair Bolsonaro,

Se possível, durante seu encontro com Benjamin Netanyahu, fale com ele sobre cannabis.

O Parlamento israelense aprovou a descriminalização do uso de maconha em Julho deste ano; a lei começa a vigorar em abril do ano que vem.

Hoje, quem for pego fumando maconha em público pela primeira ou segunda vez não pode ser preso, mas paga uma multa. O recurso arrecadado vai para programas de educação e reabilitação. Em uma terceira vez, tem obrigatoriamente de participar de programa de reabilitação.

Já o uso medicinal de cannabis é autorizado desde o início dos anos 90 para pacientes com câncer, Parkinson, esclerose múltipla, doença de Crohn, estresse pós-trraumático ou outras condições que causam dores intensas. A cannabis pode ser inalada, ingerida em líquido ou cápsula ou aplicada na forma de pomada.

O Exército de Israel começou a ministrar um dos princípios ativos da cannabis aos soldados em 2004 para tratamento do estresse pós-traumático.

Há oito centros de cultivo de cannabis autorizados pelo governo. O Ministério da Saúde apóia a pesquisa do uso medicinal de cannabis, tendo destinado 8 milhões de ILS (Novo Shekel Israelense) ao ano. Mais de 50 empresas estrangeiras mantêm laboratórios de pesquisa em Israel, incluindo 15 americanas.

Foi o governo de Benjamin Netanyahu, em 2017, que começou o movimento em direção à descriminalização do uso social. O Ministro da Justiça, Ayelet Shaked, um politico de direita, declarou que “quer sejamos favoráveis ou contrários ao uso de cannabis, é um erro julgar os usuários de cannabis segundo as leis penais”. O Ministro da Segurança Pública, Gilad Erdan, disse que esse era um marco em direção à políticas de reabilitação.

O Parlamento recém aprovou a autorização para exportação de maconha medicinal, mas até anteontem ainda não havia notícia de sanção pelo Primeiro Ministro.

Converse com ele, presidente. Aconselhe-se com alguém que tem um pensamento muito mais alinhado ao seu do que eu!! Legalizar PELO MENOS A MEDICINAL é urgente, pessoas em sofrimento não podem ter seu acesso ao tratamento impedido ou dificultado porque o uso social é proibido.

Obrigada pela atenção.

(Esta página da wikipedia tem essas informações e vários links oficiais como referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Cannabis_in_Israel)

Post original no Facebook em 28 de dezembro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.