sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

As crianças...

Chegaram aqui na Sub... Daqui providenciaremos o encaminhamento para abrigos. Vou descer para vê-las. Tem adultos com elas. Eles estão com fome. Compramos esfihas? Procuramos biscoitos entre materiais apreendidos de comércio ambulante? Qualquer coisa que fizermos, estará "errada". Faremos o que for possível...

***
Mudando de assunto, já que o dia não ficou só em torno disso (nenhum dia gira em torno de uma coisa só), hoje era o último dia para inscrição de oficineiros com propostas de atividades no Tendal da Lapa.

É que nem festa de aniversário: eu fiquei com medo que não viesse ninguém. Que nada, só hoje (último dia...) veio um monte de gente.

***
À tarde estive na Ceagesp, que em 2009 comemora 40 anos (em 69 houve a fusão de Ceasa + Cagesp - e eu até hoje digo "vou comprar flor no Ceasa", "ali perto do Ceasa"...). Já nos prometemos várias reuniões para tratar de temas como caixaria, cessão de área, etc.

O primeiro presidente da Ceagesp foi convidado para a cerimônia. Na saída, perguntou se eu "ainda era de Santana". "Eu não moro mais lá, mas uma parte da minha família continua". "Quem é sua família?". Expliquei: meu avô era um dos sócios da Padaria do Comércio; meu bisavô fundou a Comércio e também a Polar. (Para quem é antigo do bairro, não tem como não conhecer). "Quem era seu bisavô?". Benjamin Ferreira. "Não... Eu era muito amigo dele! E quem era seu avô, o Osvaldo?". "Não, quem era filha dele era a minha avó, irmã mais velha do Osvaldo. Ela era casada com o Manoel Gaspar".

Ele realmente sabia quem era. "Minha mãe adorava o Manoel! A gente morava na esquina da Salete com a Dr. César. Um dia, meu irmão caiu no banheiro e não conseguia levantar, um baita homenzarrão. Minha mãe era menor que você, também não conseguiu ajudar. Correu na Comércio e chamou o Manoel, que era fortão, lutava boxe, e ele foi ajudar na mesma hora. Ela nunca esqueceu".

Meu avô era mesmo fortão. Lutava box, caratê, remava no Tietê, fazia um pouco de ginástica olímpica ("E o cano era de ferro, viu? Não era essa barrinha mais flexível"), adorava basquete. Era no Maverick amarelo dele que o time feminino de basquete do Tietê às vezes se espremia para conseguir chegar em algum lugar de competição.

3 comentários:

  1. 1. Compra esfiha que é bem mais gostoso. 2. Seu avô era o cara: não bastasse o Maverick ele ainda andava cheio...huahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  2. Bela História ( com H mesmo ) ... é assim que a gente resgata a dignidade e identidade ... Gostei, há muita coisa a ser resgatada ...

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Soninha, sua família era quase dona de Santana! (risos...)

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.