quarta-feira, 29 de julho de 2009

Fretados - respondendo ao André Pasqualini

Nossa Soninha, quer defender o governo tudo bem, é um direito seu. Mas se informe primeiro antes de dar sua opinião.

O transporte público é péssimo sim, é caro e o pior... É PRIVADO também, pois de público não tem absolutamente nada. Veja só como ficam as garagens de manhã e a tarde, principalmente na periferia. Muitas vezes com metade da frota parada pois quem determina a quantidade de ônibus nas ruas são as próprias empresas com a chancela da SPTrans.


Não, a SPTrans é quem determina e tem o dever de fiscalizar. Que a determinação em si tem defeitos, estou cansada de dizer - tem linhas redundantes, trajetos absurdos, excesso de veículos em alguns lugares e carência em outros... Que a fiscalização também tem defeitos, não é difícil constatar. Mas o transporte é público sim; operado por empresas particulares mas fortemente subsidiado de modo a manter a tarifa em determinado nível. O modelo tem problemas, mas o transporte é público sim. O fretado não - é pra quem puder pagar o valor do frete, evidentemente muito maior do que R$2,30 por viagem.

Além do mais, existem dois tipos de usuários de fretados, os que moram em cidades fora da região Metropolitana e aqueles que moram dentro da cidade de São Paulo e região Metropolitana. Aliás, esse segundo grupo é o que mais aumentou ultimamente, pois a maioria tem um perfil de morar longe do trabalho, em média 20 km e para essa maioria, o transporte público é péssimo.

Os que moram fora, vão ter que se virar com as regras, poucos tem outras opções, já os que moram na cidade, com certeza voltarão para o carro.

Sugiro que veja a matéria que eu fiz no meu site.

http://www.ciclobr.com.br/diasemcarro/noticias87_Conheca_o_Joao_Paulo_ele_ia_de_fretado_mas_agora_vai_de_carro.asp

Pode até ser que tem alguns fretados sem condições de circular, mas a maioria são ônibus novos e confortáveis. O pior de tudo que chegam a ser mais baratos do que o sistema atual.

Minha mulher por exemplo, de carro gastaria 400 reais por mês de gasolina e 200 de estacionamento.

Dê ônibus gastaria, no mínimo, R$110,00 por mês, numa viagem de uma hora e meia e de pé o tempo inteiro. Se fizesse integração com o Metrô gastaria R$160,00. Também de pé a viagem inteira, fazendo umas 4 baldeações no mínimo, e levando uma hora e meia.

Já de fretado gastará os mesmos R$160,00 levando uma 1h15 minutos, com conforto, sem a preocupação de dirigir ou estacionar. Qual é a opção que você quer que ela opte?

Além do mais esse fretado que ela ia era ano 2008 e poluia menos do que a maioria dos carros que temos na cidade e levava 50 pessoas. Disse ia e levava, pois com as restrições e as dificuldades promovidas pelo nosso querido prefeito, devido a debandada dos passageiros,, não conseguirá manter um ônibus sequer, consequentemente será OBRIGADA a ir de carro todos os dias, como nosso prefeito tanto queria.


Ou seja, enquanto fretados com 50 pessoas são proibidos de circular na Paulista, umas mil suvs, com uma pessoa dentro, poderão circular livremente na mesma avenida, a hora que quiser e quantas vezes quiserem. Acha isso justo? Tudo bem, já que os fretados não podem entrar na Paulista, então vamos encher essas Suvs de passageiros que usavam os fretados, garanto que com a ocupação máxima desses carros, resolvemos o problema de mobilidade na cidade.

Ainda sou obrigado a ouvir que essas pessoas são egoístas. Cacete... Não é essa mesma prefeitura que diz nas propagandas para as pessoas adotarem caronas solidárias? Se 50 pessoas se reúnem para usarem o mesmo meio de transporte não tem a mesma lógica?


>>>>André, eu não disse que o transporte coletivo público é bom, nem que os fretados deveriam ser proibidos de circular na Paulista, nem que as pessoas são egoístas... Por que estou levando bronca pelo que eu não disse?

Cadê o respeito ao Plano Diretor Estratégico que tem como diretriz que o Transporte Coletivo tem que ter prioridade ao transporte individual motorizado? Diretriz essa que o governo, com seu novo Plano Diretor, pretende limar para facilitar sua vida.

Quem disse que essa diretriz foi limada???

Aliás, cadê o Plano de Transporte que esse governo deveria ter feito como manda a lei? Outra obrigatoriedade que vão limar no novo Plano Diretor.

No próximo post vou destacar o “novo Plano Diretor”. Esta discussão continua lá.

Ao invés de gastar milhões, comprando juízes e vereadores para emplacar a mudança do Plano Diretor onde, numa audiência pública, de mais de 30 manifestações, tivemos apenas UMA a favor do novo plano, justamente a do Prefeito. Ao invés disso, porque não colocar em prática o que manda a lei, o que está num plano que foi construído com a participação da sociedade. Porque mudar para algo que ninguém da sociedade concorda? Desculpe, apenas o Sincovi concorda.

André, algumas manifestações na Audiência Pública não eram opiniões, considerações, observações, objeções, mas pau puro, ofensas, acusações, vaias. Isso não é debate, é guerra. E na guerra a primeira vítima é sempre a verdade, lembra? Muitas coisas que dizem sobre o PL de revisão do PDE NÃO SÃO VERDADE. Discordar é uma coisa, mas atribuir ao outro uma posição que ele não tem é desonesto. Diga pra mim, com toda sinceridade, VOCÊ LEU O PL DA REVISÃO????

Desculpa Soninha, sabe o quanto te admiro, sabe que eu apoiei sua decisão de assumir a Sub, mas imaginava que você manteria a sua independência e coerência com tudo aquilo que sempre defendemos. Não é só porque você está com eles que é obrigada a concordar com tudo.

Porque mantenho minha independência é que vou sempre dizer o que eu penso, mesmo que vá entrar em conflito com as pessoas que normalmente ficam ao meu lado. Mas parece que você não se deu conta de uma coisa básica: eu não estou "concordando com tudo", eu estou criticando uma medida da prefeitura. Como já fiz várias vezes, como vou fazer sempre, custe o que custar - inclusive o meu emprego. Eu era assim no PT, na MTV, na ESPN, na Cultura, na CBN... Quando concordo, vou defender. Quando discordo, vou criticar. Simples assim - embora as coisas em si não sejam sempre simples e concordar ou discordar não sejam sempre absolutos (“totalmente contra” X “totalmente a favor”).

Insisto em dizer: normatizar a circulação de fretados é necessária como todas as outras circulações em espaço viário... E está prevista no PDE! Lei 13.430, Artigo 84, IX - regulamentar a circulação de ônibus fretados. Mas, como eu disse, discordo da regulamentação no modo como ela foi feita, e aprecio o fato de a prefeitura estar reconhecendo alguns erros e tentar corrigir.

PS: No próximo post, conforme o combinado, vou escrever mais sobre o PL da revisão e o transporte coletivo.

7 comentários:

  1. Em resumo: a Prefeitura fez CAGADA quando limitou dessa maneira um transporte coletivo cujo qual ela não tem capacidade de oferecer. Seria mais prático e simples: 1) criar uma taxa; 2) definir os pontos de parada; Mas não, parece que preferem inventar o problema para criar a solução.

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  2. Soninha, não tinha visto esse seu post, vou picotar seus textos pra rebater alguns pontos. e responde-los em comentários separados.

    ">>>>>Não, a SPTrans é quem determina e tem o dever de fiscalizar. Que a determinação em si tem defeitos, estou cansada de dizer - tem linhas redundantes, trajetos absurdos, excesso de veículos em alguns lugares e carência em outros... Que a fiscalização também tem defeitos, não é difícil constatar. Mas o transporte é público sim; operado por empresas particulares mas fortemente subsidiado de modo a manter a tarifa em determinado nível. O modelo tem problemas, mas o transporte é público sim. O fretado não - é pra quem puder pagar o valor do frete, evidentemente muito maior do que R$2,30 por viagem."

    Claro que perante a lei o o serviço é público, mas nós dois reconhecemos que ele tem falhas e entre elas é o poder que as empresas tem, muito maior que deveriam e que acabam prejudicando os usuários. A situação dentro do Centro Expandido não é tão bizarra como a periferia. E é justamente esse pessoal da periferia que acabou migrando para os fretados.

    Subsídio é pouco, deveria ser maior, de modo que seja mais barato ir de ônibus do que de carro, o que não ocorre hoje. Carro flex, vaga na rua gratuita, o que você acha que o povo vai escolher?

    Como disse na conta acima, o preço do fretado não é tão maior que o transporte público. Alguém que só pegue ônibus, gasta no mínimo, uns 100 reais por mês. Se integrar com o Metrô vai pra 160. Os fretados urbanos (que partem da cidade ou região Metropolitana) custam em média 180,00. Nenhum absurdo.

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  3. ">>>>André, eu não disse que o transporte coletivo público é bom, nem que os fretados deveriam ser proibidos de circular na Paulista, nem que as pessoas são egoístas... Por que estou levando bronca pelo que eu não disse?"

    Não falei que você disse isso, desculpa se passei essa idéia. Mas quem disse isso foi nosso prefeito e seu secretário de transportes. O prefeito disse isso, não falou exatamente a palavra egoistas, mas é o que eu compreendo por pessoas que defendem "seus próprios interesses econômicos acima do bem estar coletivo"

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1244879-5605,00-PREFEITURA%20DE%20SP%20REPUDIA%20MANIFESTACOES%20CONTRA%20RESTRICAO%20A%20FRETADOS.html
    no link abaixo que as manifestações são feita por pessoas egoistas e que nem são usuárias de fretados.

    Já o nosso secretário de Transportes afirma que temos o Melhor Transporte Público do Brasil" nessa outra reportagem.

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1071372-7823-RESTRICAO+A+ONIBUS+FRETADOS+EM+SP+DIVIDE+VEREADORES,00.html

    O mesmo vídeo está nesse outro link (http://www.youtube.com/watch?v=cD0GoHcqiAU) onde a melhor parte é a cara do Tramontina que já diz tudo.

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  4. >>>> Quem disse que essa diretriz foi limada???

    >>>>>> No próximo post vou destacar o “novo Plano Diretor”. Esta discussão continua lá.

    Dei minha resposta no seu outro post. O documento que eu tinha era o antigo, o que passou na Comissão de Justiça da Camara. Agora estou com o novo e analisando.

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  5. >>>>>>> André, algumas manifestações na Audiência Pública não eram opiniões, considerações, observações, objeções, mas pau puro, ofensas, acusações, vaias. Isso não é debate, é guerra. E na guerra a primeira vítima é sempre a verdade, lembra? Muitas coisas que dizem sobre o PL de revisão do PDE NÃO SÃO VERDADE. Discordar é uma coisa, mas atribuir ao outro uma posição que ele não tem é desonesto. Diga pra mim, com toda sinceridade, VOCÊ LEU O PL DA REVISÃO????

    Estava lá e claro, tinha sim muita gente só sendo contra, mas havia vários nichos da sociedade representados e muitos bem embasados. Já respondi no outro comentário, estava com o documento antigo, agora vou começar a analisar o novo e correr para poder comparecer nas Audiências.

    Mas continuo sendo contra a revisão pelo simples fato deles não terem aplicado o Plano Diretor como manda a lei. Poxa, aplica primeiro o que já existe e depois a gente revisa.

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  6. >>>>> Porque mantenho minha independência é que vou sempre dizer o que eu penso, mesmo que vá entrar em conflito com as pessoas que normalmente ficam ao meu lado. Mas parece que você não se deu conta de uma coisa básica: eu não estou "concordando com tudo", eu estou criticando uma medida da prefeitura. Como já fiz várias vezes, como vou fazer sempre, custe o que custar - inclusive o meu emprego. Eu era assim no PT, na MTV, na ESPN, na Cultura, na CBN... Quando concordo, vou defender. Quando discordo, vou criticar. Simples assim - embora as coisas em si não sejam sempre simples e concordar ou discordar não sejam sempre absolutos (“totalmente contra” X “totalmente a favor”).

    Insisto em dizer: normatizar a circulação de fretados é necessária como todas as outras circulações em espaço viário... E está prevista no PDE! Lei 13.430, Artigo 84, IX - regulamentar a circulação de ônibus fretados. Mas, como eu disse, discordo da regulamentação no modo como ela foi feita, e aprecio o fato de a prefeitura estar reconhecendo alguns erros e tentar corrigir."


    Isso que admiro em você, é a mesma independência que eu tenho, concordo com tudo que você disse, só não concordo com a última linha. "a prefeitura estar reconhecendo alguns erros e tentar corrigir."

    Ela não está reconhecendo os erros, e está agindo para desesabilizar todo o sistema que já existe e nem um pouco preocupada em organiza-lo. Está mais preocupada em maquiar dados para justificar aos que estão de fora que as medidas foram as corretas.

    Você deve ter recebido uma cópia de um email que enviei ao AM, o meu desabafo. Se vivessemos numa cidade realmente democrática, essa lei teria que ser discutida na câmara e não teríamos que engolir a seco uma decisão tomada por técnicos preocupados apenas em acabar com os fretados.

    Infelizmente eles conseguiram, ao final do mês terminam os contratos dos fretados e os usuários vão tirar seus carros de casa e entupir nossas vias. Ou você acredita que esse povo todo irá migrar para o nosso "Melhor Transporte Público do Brasil"?

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  7. Medidas Maquiavélicas
    www.voudefretado.blogspot.com
    A forma de conduzir a criação da portaria de restrição não poderia ser mais maquiavélica. Mostra que a cúpula de secretária de transportes usou a inteligência e as circunstâncias para dominar a situação e impor as medidas. Senão vejamos:
    1- Embutiu a questão da regulamentação do fretado dentro de uma lei de ambiental, a qual a câmara de vereadores não poderia reprovar.
    2- Conseguiu um "cheque em branco" da câmara de vereadores para poder regulamentar os fretados sem um projeto de lei (através de portarias).
    3- Fez a aprovação da lei ambiental no apagar das luzes da sessão legislativa.
    4- Iniciou as mudanças no período de férias para dar a falsa ilusão de que não haveria impacto para o trânsito.
    5- Poderia ter esperado a implementação das obras do metro para depois regulamentar os fretados.
    6- Beneficiou os cofres da Prefeitura trazendo para o sistema público de transporte milhares de usuários adicionais (lotando ainda mais os metros).
    7- Utilizou usuários de coletivos privados para financiar o rombo gigantesco de manter as passagens de ônibus sem aumento em 2009 (promessa de campanha).
    8- Usou de falácias / factóides para dizer que a medida reduziria a poluição. As medidas aumentam o número de automóveis nas ruas, aumentam o trajeto dos fretados, que ainda vão continuar circulando (fora da área de restrição), e ainda coloca 106 ônibus a mais entre os pontos de contato e as áreas restritas. Além do mais a cidade é grande e a poluição se dispersa. Não adianta deixar os fretados fora de uma faixa de 70 km quadrados pois a poluição vai continuar sendo gerada da mesma forma.
    9- Jogou os usuários de transporte público contra os usuários de fretados (sistema privado) afirmando que os fretados é quem bagunçam e prejudicam o transporte público.
    10- Aproveitou o momento de aumento de pedágios entre a região de Campinas e São Paulo na certeza que muitos usuários de fretados que tem automóveis não poderiam arcar com despesas adicionais com o pedágio.
    11 - Aproveitou o fato de que o custo de estacionamento nas regiões de trabalho atingidas são altissímos. Estes custos desestimulariam os usuários de fretados a virem de carro.
    12- Na região da Berrini eliminou vagas de estacionamento livres e criou outras de zona azul (onde o motorista paga para deixar o carro na rua). Desta forma desestímula o uso dos automóveis para boa parte dos usuários. No final apenas os usuários mais abonados podem usar os automóveis próprios e a prefeituda ainda enche o cofre cobrando pelo uso das vagas.
    13- Aproveitou o fato das empresas de fretados terem uma competição grande e pouca união paara defender interesses comuns.
    14- Combate os efeitos e sintomas mas não a causa do problema. A causa verdadeira é a densidade de escritórios de empresas em regiões limitadas. Esta densidade é fruto da própria ganância da prefeitura em permitir o crescimento imobiliário acima de limites aceitáveis para a infraestrutura existentes. A Prefeitura ganha rios de dinheiro com a arrecadação de IPTU e venda de potencial construtivo para as empresas. Trata-se de uma forma de burlar o plano diretor da cidade , permitindo as construtoras fazeram novos prédios em áreas que não tem possibilidade de crescimento. Trata-se de uma forma de enriquecer a Prefeitura a custas da degradação da qualidade de vida na cidade.

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