sábado, 22 de agosto de 2009

Dez pedidos

Comentei ontem no Twitter que a presidente do Conseg Lapa me encontrou no Tendal (depois do almoço, antes de uma reunião) e aproveitou para consultar sobre algumas demandas levadas pela população na última reunião.

Em 20 minutos de conversa, só frustração, de parte a parte. As pessoas vão ao Conseg na esperança de que ali, pelo contato direto com autoridades e seus representantes, tenham seus problemas resolvidos. Acabam pressionando a presidente, reclamando de pouca efetividade. Caramba, se nem eu, que estou na administração, posso resolver, imagine ela! Conseg não é órgão executivo, é Conselho Comunitário!

Enfim, os pedidos eram os de sempre. Poda de árvore: "Tá entrando pela janela da casa dela, levantando as telhas, já tem pedido há dois anos!". Pois é, são QUATRO MIL PEDIDOS de poda ou remoção. A execução de cada um deles leva no mínimo três horas - chegar, subir, isolar, proteger, serrar, carregar o caminhão, levar para o aterro. Dependendo do caso, leva um dia inteiro.

A gente tenta ordenar em função da urgência, mas fazer o que se MIL são urgentes? E sempre tem as pressões: as pessoas vem aqui pessoalmente, escrevem para o jornal (JT, Estadão, Diário de São Paulo, Jornal da Gente, Folha Noroeste, Jornal do Bairro), o blog do Milton Jung, a Jovem Pan, a Bandeirantes, o gabinete do prefeito, o Andrea Matarazzo, acionam o Ministério Público, a Ouvidoria, gabinetes de vereadores... Todos querem nos convencer de que não podem esperar nem mais um segundo (e é verdade!).

Como se não bastasse, centenas de pedidos dependem do apoio da Eletropaulo - simplesmente todos os casos em que os galhos tocam os fios de eletricidade. A empresa tem equipes próprias de poda - quando, em uma reunião, perguntei "quantas??", o representante da empresa não soube responder. Mas já ouvi dizer que são DUAS para a cidade toda. (Adoraria publicar um desmentido - provem que estou errada, por favor!!).

Para piorar, ela apenas afasta os galhos da fiação. Mas nossas necessidades de poda são muito maiores - poda de equilíbrio, de formação, de levantamento, de rebaixamento... Precisaríamos conciliar nosso trabalho com o deles, aproveitar que os fios estão isolados/desligados para fazer o serviço completo. Mas parece que vivemos em países diferentes, falando línguas desconhecidas.

Pensa que terminou? Mais de uma vez, recebemos reclamações de que os galhos podados pelas equipes da Eletropaulo ficam DIAS na calçada esperando que alguém venha recolher.

Que podemos fazer em relação a isso? Multar a empresa por desrespeitar posturas municipais - e não mais do que isso. A Eletropaulo faz o que quer, se quiser, quando quiser. A prefeitura tentou estabelecer em lei a obrigação da empresa enterrar a fiação gradualmente ao longo dos anos, mas ela recorreu e a Justiça lhe deu ganho de causa. Só a ANEEL pode estabelecer obrigações para as empresas distribuidoras de energia elétrica.

Mas a prefeitura não dispõe sobre uso do solo e paisagem urbana? Sim, mas a Eletropaulo alega que o enterramento custa muito caro (custa mesmo) e isso precisaria ter um impacto na tarifa - e ela não pode reajustar a tarifa sem autorização, muito menos estabelecer valores diferenciados. "Se enterramos a fiação aqui na Lapa, todos precisariam pagar mais caro por isso, o que também não seria justo".

Enquanto isso, as m%$#das dos postes e fios atrapalham as árvores, as calçadas, a paisagem. E, a menos que alguém pague a conta - se for a prefeitura, é a população do mesmo jeito! - ficarão aí mesmo.

****
Outros pedidos que não posso atender como gostaria: imóvel abandonado, sujo e invadido. Notificamos o proprietário para limpar, cercar, garantir que seja mantido em ordem e emitimos uma multa. E se ele não tomar nenhuma providência? Dobramos a multa, de novo, de novo e de novo. E se ele não pagar? Será inscrito na dívida ativa do município. E...? E é isso. Não posso mandar prender. Posso até invadir a propriedade, cortar o mato, recolher o lixo mandar passar inseticida para evitar foco de dengue, em nome da segurança e saúde pública - mas aí é que não dou conta de tudo mesmo (as áreas públicas já são muitas!). E ainda posso ser questionada (TCM, MP) por realizar esse serviço em imóvel privado...

****
Aí tem a iluminação pública - a cargo da ILUME, que pertence à Secretaria de Serviços. Milhões de quilômetros quadrados precisam de manutenção, substituição, requalificação. Troca de lâmpadas, postes, do conjunto todo - para que a iluminação fique abaixo e não acima da copa das árvores, por exemplo. Eles não dão conta tb...

E tem o asfalto. Subprefeitura faz tapa-buraco - oito horas por dia, cinco (ou seis, não tenho certeza agora) dias por semana. Mas não dá conta. E as concessionárias nem sempre cumprem suas obrigações, estabelecidas em lei e decreto. Abrem buracos e tapam que nem seus narizes. O que a gente faz? Multa. Mas fica o c*zzo do remendo mal feito lá, a sinalização horizontal (faixa) defeituosa...

E a gente não precisa só de tapa-buraco, mas de recapeamento. Que sai muito caro. Consegui que o governo do estado assumisse uma parte do serviço - afinal, a Lapa é muito afetada pelo trânsito das marginais; nosso piso é pesadamente afetado pelo transporte de cargas pesadas. Eles concordaram em fazer 30km de recape - é muito, mas não dá nem para o cheiro. Em todo caso, é o que teremos.

Inicialmente, a DERSA imaginava poder aditar o contrato de recape já em vigor (a dersa é responsável pela obra nas Marginais), mas o valor adicional era alto demais para permitir aditamento. Tiveram, então, de fazer uma nova licitação, já em andamento. Se fosse um acréscimo no contrato anterior, o recape teria sido feito em junho/julho. Com a necessidade de nova contratação, ficou para setembro - se alá quiser.

****
E aí estão os dez pedidos para os quais eu disse "não dá, não posso, não consigo".
Ontem, no jantar em benefício da Toca das Hortênsias (que cuida - magnificamente - de pessoas com Alzheimer), alguém me perguntou: "E aí, que tal o poder?"

O poder é ótimo. Inferno é não poder.

23 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, sempre quis saber o por que de não existir um plano para o enterramento da fiação urbana, pelo visto vamos ter que esperar pela boa vontade das companhias e dos nossos (apesar de eu não ter eleito nenhum deles) deputados federais, para algo considerado básico em outras parte do mundo.
    Não desanime com a falta de poder.
    Abraços,
    Niso

    ResponderExcluir
  2. Não só o asfalto como as calçadas da Pompéia estão horríveis: minha mãe já caiu, minha tia avó idem e pelo menos uma vez por dia vejo alguém trupicando aqui nas ladeiras da Cotoxó....

    Mas o que mais entristece é que finalmente temos uma subprefeitura que conhece os problemas e não pode conserta-los....

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela nota, Soninha. É bom para o cidadão saber o que de fato ocorre com a cidade e como um (bom) administrador tenta lidar com as demandas.

    ResponderExcluir
  4. Muito correto os seus comentários, em 25 anos de serviço público você é a segunda pessoa no cargo de Subprefeito que respeito e admiro, não desanime.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!

    Cara Soninha... pelo que vejo, além de falta de estrutura/pessoal p/ fazer (muitos pedidos) poucos funcionários), pelo que entendi, aind tem a falta de entrosamento entra as várias repartições/empresas e ainda falta uam coordenação geral... ou p/ cada área, que realmente coordene...

    Montando uma boa equipe, o trabalho flui + rápido... mesmo sendo trabalho bomba, com uma boa gerencia/coordenação, saí... pode-se tb. ver parcerias com empresas da área.

    Com relação ao exemplo da Eletropaulo deixr restos de poda na rua... simples de resolver... peça para entregarem um cartão da central de mini-SAC da prefeitura ao moradorp/ o mesmo ligar e pedir a retirada do entulho/podas... lógico que, precisa ter uma mini-central de SAC que seria uma esécie de filtro geral para resolução e devido agendamento/encaminhamento de problemas... ajuda bastante, pois vc. terá dados/rela´torios p/ cobrar melhor a sua equipe e organizar a coisa, p/ fluir melhor...


    Minha sugestão... na área de engº, tenho um nome p/ sugerir, que se fizer uma boa proposta, a pessoa larga o emprego e assume a coordenação an a´rea, porém precisará ter carta branca... se tiver interesse, avise-me por e-mail: suporte@astech.eti.br

    P/ coordenação geral ou tentar fazer com que as várias peças envolvidas, conversem melhor e saia alguma coisa, sugiro eu mesmo... tendo uma boa proposta, entre em contato: suporte@astech.eti.br

    []´s Andrey

    ResponderExcluir
  6. Sobre as calçadas, é bom lembrar que são de responsabilidade dos proprietários do imóvel.

    Sobre os fios, só nos resta a poesia...

    "Noite de chuva...
    se abraçam carentes galhos e poste"

    :)

    e a melancolia...

    ResponderExcluir
  7. Oii Soninha! Amooor da minha vida *-* rsrs
    Tudo bom? Espero que sim querida!

    Bom, eu venho aqui mais uma vez, primeiro novamente me identificando visando ser reconhecida rsrs, o reconhecimento que me refiro é de você se lembrar quem sou eu x)
    tarefa díficil certo? x) Rs.
    Taís, sua fã número um =)) Presente na Concessão de Rádio e TV no final do ano passado, visita ao seu gabinete enquanto era vereadora, enviei um e-mail à Lylian para que ela te entregasse e por aí vai. Bom eu queria lhe dizer que apesar de não comentar frequentemente aqui no blog, estou sempre a acompanhando, seja pelo blog, twitter, entre outros. Ahh, falando nisso me segue lá para o contato ficar mais próximo rs: @tatism :o)

    Fora a minha tietagem explícita rs, brincadeira, é só uma imensa admiração.
    Eu vim lhe falar sobre dois projetos que creio
    que irá lhe interessar, o primeiro é que eu e uma amiga, juntas estamos coordenando um blog comunitário, que se chama: Ermelino, de fato!(Ermelino Matarazzo) Este blog é fruto juntamente com mais 6 blogs da Oficina de Jornalismo Comunitário, que é uma Parceria entre a Coordenadoria de Juventude Municipal de SP e a empresa Experimentar, os blogs basicamente tem o mesmo intuito que é difundir informações desconhecidas pela própria comunidade de cada bairro, além de estimular e visar o desenvolvimento cultural e social, entre outras coisas. Os blogs representam comunidades diversas em vários cantos da Cidade: Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Grajaú, Itaquera, Guaianazes, Pirituba, Jd. Angela e por aí vai. O objetivo final desta oficina é multiplicar esta interação da comunidade no que diz respeito ao dia-a-dia de cada bairro, nós que agora nos tornamos Agentes Comunitários de Comunicação iremos dar também estas oficinas em Telecentros.

    Se puder acesse:
    www.ermelinodefato.blogspot.com

    Lá tem o link para todos os outros blogs :o)

    **

    E o outro projeto é o seguinte, hoje (22/08/09) lá na Oficina de Jornalismo Comunitário dois caras, o Alexandre e o Ricardo foram lá, eles fazem parte de uma Equipe que tem um projeto chamado @urbanias[segue lá no twitter] logo abaixo eu vou colocar um release rápido, aí você dá uma lida, acessa, sei que lhe interessará, eu amei a iniciativa, a idéia, a transparência e tudo *-*, fiquei fascinada com as soluções que esta ferramenta virtual pode trazer para problemas reais, e tudo através de um clique, além de incentivar o exercício de cidadania, conscientização e mobilização. Não sei se você já conhece o projeto, mas em breve eles irão conversar com o Andrea Matarazzo para ampliar e interligar este projeto em todas as Subs de SP, logo chega aí na Lapa, ou seja, até você.
    Espero poder marcar alguma data com você em breve, amo você e tudo o que você representa, conta comigo sempre! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Urbanias Mobilização - Você pensa: "tem tanta coisa para melhorar no meu bairro/cidade", certo?

    E logo em seguida: "mas a prefeitura vai me ouvir?", ou "ah, se outras pessoas apoiassem a proposta seria mais fácil" ...

    Aqui, no Urbanias Comunidade, você abre um tópico para:

    1. Escrever sua reclamação ou sugestão;
    2. Ouvir COMENTÁRIOS de outros para melhorá-la;
    3. Pedir APOIO para que os governantes vejam que o problema é relevante.

    Além de poder comentar e apoiar propostas que achar interesante de outras pessoas!

    Feito isso, você descansa e nós cuidamos do resto:

    1. Geramos um arquivo PDF, que você pode visualizar e arquivar no seu computador;
    2. Enviamos a demanda ao órgão competente;
    3. Cobramos a resposta e a publicamos aqui;
    4. Caso esteja satisfeito, você encerra o tópico;
    5. Caso contrário, descreve suas razões, e nós retomamos o processo.

    Se preferir, você pode imprimir o PDF e entregá-lo diretamente a quem compete recebê-lo. Pode também pular a etapa de comentários e/ou apoios (apesar de entendermos que elas sejam importantes).

    Assim, você passa a ter um maneira inteligente e fácil para gerenciar sua relação com o poder público e amplificar sua voz, ao facilitar a coordenação com pessoas interessadas no mesmo tema.

    Bom uso! Qualquer dúvida, estamos à disposição!

    Equipe Urbanias

    Você faz a cidade!
    www.urbanias.com.br

    ResponderExcluir
  9. Se você me passar um contato seu pela Lylian mesmo, um contato direto contigo, eu ficaria grata! Beijão querida.


    Pede pra Lylian mandar no meu e-mail:
    tatiimota@yahoo.com.br

    Eu a tenho no Orkut também, qq coisa.
    Ok?

    ResponderExcluir
  10. Pelo menos querem aumentar o seu salario!! Os sub-prefeitos merecem!! TOMARA que role!!

    Parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  11. bem... parece que tudo é muito caro, e por isso nada muda...
    será?
    bem, somos nós, de conjunto, que fazemos nosso modo de vida; e talvez não tenhamos que viver exclusivamente sob o imperativo da geração de lucro. quero dizer, um dia o povo terá que decidir de uma vez se trabalha para salvar banqueiro ou para ter saúde, educação... e um bom lugar para vviver (que - diga-se de paisagem, só é (não)planejado pela dinâmica do mercado imobiliário). e aí, francamente, duvido que a via das reformas por dentro do sistema dêem conta

    ResponderExcluir
  12. Soninha, você vai sair candidata ao governo de Estado? Acho que teu partido está querendo queimar teu filme. Vão perder o seu tempo. Na reportagem do Terra você diz que acharia melhor o legislativo, também acho.
    em todos casos, boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Eaeee, soninha. Acabei de saber da sua candidatura a governadora. Torço muito por você. No último debate para presidente, eu gostei muito de ver você segurando a onda sem problemas quando o Maluf quis te avacalhar. É uma cena que não esqueço. Enfim, Muito boa sorte. Bjo

    ResponderExcluir
  14. SORRIA MEU BEM!!!!!!!!!!!!!

    e ai subprefeitinha demo-tucana carguista, qual será a solução que você, com o seu palanque de aluguel para o DEM-PSDB, vai encontrar para problemas como esse? inexplicavelmente, (assim como aconteceu na invasão da USP pela PM a mando do seu amiguxo "esquerdista"), você aqui não comenta uma linha sequer sobre esse problema. Relacioná-lo então com a CORRUPÇÃO ESCANDALOSA que tomou conta da CDHU durante os governos tucanos (aquele que você defende como sendo "boa oposição") e que não foi sequer investigada por conta da tropa de choque do seu amigo e candidato a presidente da sua preferência, o Zé Serra, isso sequer consta nos seus mais "dóceis e ingênuos" planos de campanha, não é mesmo? uma vez sem caráter e carguista, sempre sem caráter e carguista, não é mesmo? você não é ética? por que não critica o que ocorre na CDHU, a qual deveria estar construindo moradia digna para a população carente...por que não critica as ações do seu candidato presidencial e do seu chefinho prefeito? não é você que se diz "independente" e que não comunga dos ideais demo-tucanos? depois quando é criticada na OCAS, faz biquinho e fica indignada...achei que as críticas foram poucas...pessoas sem caráter e aproveitadoras como você deveriam ser expulsas de lá...

    ResponderExcluir
  15. Moradores de favela em SP perdem moradia, pertences e lamentam reintegração de posse
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/08/24/ult5772u5039.jhtm
    .
    trecho:
    Defensoria diz que área deveria ser destinada à moradia popular
    Em nota, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo informou que propôs, no dia 4 de agosto, uma ação civil pública para suspender a reintegração de posse e inserir os moradores da comunidade em programas habitacionais. Segundo o órgão, antes de ser habitado pelas famílias, o terreno estava desocupado há mais de 20 anos, servia de depósito de lixo e era usado para prática do crime de estupro. A liminar da Defensoria foi negada pela 6ª Vara de Fazenda Pública.
    .
    caso não queira responder, subprefeitinha demo-tucano e carguista, pode pedir para alguma das línguas de aluguel que você cria no seu gabinete. O que é típico de quem está em um partido de aluguel do PSDB...

    ResponderExcluir
  16. SAlve Soninha, tudo bem? preciso saber qual o email mais eficaz para flar com vc. na semana passada mandei dois para o email que usei para marcar nossa reunião sobre a venda de filhotes da porta da Cobasi Villa Lobos( lylian@...) e não recebi qualquer resposta.

    by the way obrigado pelas prontas providencias que vc tomou no local!

    abraços
    Denise Grecco Valente

    ResponderExcluir
  17. Olá, Soninha!

    Gostaria muito de ouvir v. comentar a respeito da postura do Mercadante de revogar a decisão irrevogável.

    Sobre o post: é realmente lamentável ver o quanto é difícil resolver problemas relativamente simples (e eu sei bem que isso é verdade), imagine resolver os grandes...

    Admiro posturas éticas e comprometimento com o outro, venha de onde venha, seja como for.

    Sendo assim, porque acredito que v. realmente tem o propósito de conseguir melhorias para o maior número de pessoas possível, reafirmo que tenho grande simpatia por v. Grande abraço, Maiara.

    ResponderExcluir
  18. Soninha

    Parabéns e Felicidades

    2010 - Vai ser o ano da virada - Yes we can

    ResponderExcluir
  19. Soninha sou a Presidenta do Conseg-Lapa.
    Entendo o quanto é dificil para você essa situação.As solicitações são muitas...a população cobra mesmo ! E o Conseg Também!!!

    Agradeço a atenção aos casos enviados.Isso é muito importânte para nós!O fato de você ter explicado a situação através do Blog é de extrema valia,infelizmente poucos tem acesso a essa tecnologia...
    Sugiro a você que se possível envie o seu Coordenador de Infra-Estrutura Urbana e Obras (O JOCA)para a próxima reunião do dia 31/08, para que possa ser explicado tecnicamente a situação de cada solicitação e revindicação.Tenho certeza que os munícipes lapeanos ficarão satisfeitos em ouvi-lo, somos cientes que ele entende do assunto!
    Quem sabe depois dos pareceres técnicos a população se acalme e passe a encontrar alternativas.Temos idéias, sugestões e acho interessante a subprefeitura envolver a comunidade nesse processo!Vamos unir comunidade e subprefeitura para juntos encontrarmos soluções , ok?
    "O choro pode durar uma noite, mas alegria vem pela manhã" Tudo podemos naquele que nos fortalece!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Eu sou uma das pessoas, que pago meus impostos em dia, trabalho e ainda enviei um email para sua assessora me voluntariando para ajudar, contudo ela não deu seqüência, aparentemente desprezando minha solicitação. É muito fácil Soninha e conveniente dizer "Eu não posso". Tem centenas de pessoas, assim como eu dispostas a ajudar. Pagamos impostos, temos direitos. Devemos exigir de você e de sua gestão e a resposta que queremos ouvir não é "eu não posso". Eu sou uma das prejudicas por poda de árvore, por liberação de alvará de nova edificação, de liberação de energia e água para meu imóvel. Nada do que solicito, e de que como direito de cidadã, sou atendida..O imóvel é comercial, ou seja, pela impossibilidade de conseguir energia elétrica, poda da árvore no local e alvará de funcionamento a economia é prejudicada pela incompetência de alguns que estão no poder. Solução? Tem sim. Terceirize, procure ongs e pessoas voluntarias dispostas a colaborar, desburocratize. Se está no poder, use dele para o bem de quem você representa.

    ResponderExcluir
  21. Soninha, boa tarde. Permite duas perguntas nada a ver com teu post? (em coerência com meu time, o Santos, um time cada mais nada a ver).
    Sim? Obrigado,você é gentil.
    Pergunta A: terei o prazer e a satisfação de votar em você para governadora, ou senadora, no ano vindouro? Estou há tempo sem frequentar partidos e jornais e estou por fora de eventuais buxixos. Para presidente até agora já sei em quem não vou votar com certeza, no caso alguém do PT ou coligação, e estou refletindo sobre o Serra Serra Serrador, mas eitcha figura, partido e coligações difíceis, votar neles parece subir na ladeira no sol do meio-dia numa segunda-feira com fome, sem dinheiro com as contas atrasadas e com sacola pesada!
    Pergunta B: você já começou a ver "The Wire"?
    Tchauzinho, boa tarde mesmo, e pede para o pessoal lá caprichar porque apostei com meu pai que o Palmeiras será campeão neste ano e não estou em condições de perder dinheiro com apostas de futebol.

    ResponderExcluir
  22. Lily, entendo sua inconformação, mas tem muitas coisas que os voluntários não tem como fazer, como por exemplo as podas de árvores e os alvarás de funcionamento. De qualquer forma, os voluntários certamente podem ajudar e, se me enviou o formulário preenchido, já deve estar no nosso cadastro. Por via das dúvidas se for possível enviar novamente para redelapa@gmail.com ficaria muito grata. Aproveito para pedir desculpas por uma possível falta de retorno, mas as coisas demoram porque são muitas para poucas pessoas e muitas vezes as mais urgentes nos obrigam a adiar as que poderiam nos ajudar. Obrigada pela compreensão.

    ResponderExcluir
  23. Nossa querida Vila Ipojuca saiu na Época São Paulo representa pela i:i
    veja a matéria sobre a i:i na Época São Paulo (vejam os bizarros comentários - a polêmica que está dando - comentem também) e a coluna de Arte Cultura de Diego Max elogiando a i:i na REDE TV
    (Comntem na coluna também) ..........TRABALHAR EM PROL DE ALGO QUE ACREDITAMOS E VITAL PARA TODA A COMUNIDADE!!!!!!!!ME SINTOOOO ORGULHOSAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!BJO PRA TI QUERIDA,VOCE DEU MAIOR APOIO PRA EQUIPE.......VENHA ESPERAMOS VOCE!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.