segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Destruída, reconstruída, tomada, retomada...

(Istambul - Primeiras impressões e um bocado de história)

Era pouco mais de meia-noite e chovia. A primeira visão de Istambul não foi especialmente memorável. Eu esperava encontrar, de cara, sinais de história milenar para todo lado e ares de Expresso do Oriente. Mas o que eu via ao longo das avenidas eram prédios "modernos" à moda "antiga", como nas cidades do litoral de São Paulo (Santos, São Vicente). Nada do charme enigmático da minha imaginação.

Aos poucos foram aparecendo as belezas esperadas (minaretes, pontes) e as inesperadas, como uma profusão de bandeirinhas ao longo de uma avenida (sobras da comemoração do dia da Proclamação da República) e painéis fotográficos iluminados por toda a extensão de uma muralha. Nos dois últimos casos, homenagens a Kemal Atatürk, o maior herói da pátria.

A Wikipedia me facilita o trabalho de explicar quem foi ele (estou para fazer um depósito em contribuição a ela...)

Mustafa Kemal Atatürk (Selânik, 1881 — Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente. (...) Suas campanhas militares bem-sucedidas asseguraram a liberação do país e a proclamação da república no lugar do antigo governo imperial otomano. (...) Como primeiro presidente da Turquia, Atatürk embarcou num ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Um admirador do Iluminismo, Atatürk procurou transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular. Os princípios das reformas de Atatürk costumam ser chamados de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco moderno.

Istambul tem uma história tumultuada como poucos lugares no planeta (e a concorrência é pesada). É que ela começa longe... “Em 2008, durante as obras de construção da estação de metrô Yenikapı e do túnel Marmaray, na península situada no lado europeu, encontrou-se um assentamento neolítico até então desconhecido, datado como sendo de cerca de 6500 a.C.”. Depois de povoados da época dos fenícios, registros de tribos trácias etc, foi fundada, por colonos gregos, a cidade de Bizâncio, já em 600 e tanto antes de Cristo.

Bizâncio foi tomada e perdida por persas, espartanos, atenienses, macedônios, celtas...

No século II a.C. vieram os romanos, que primeiro a reconheceram como aliada e depois acabaram se apossando dela. A cidade foi destruída por conta de uma disputa entre os próprios romanos . Reconstruída outra vez, rebatizada (Augusta Antonina, Nova Roma), foi estabelecida como capital do Império Romano pelo imperador Constantino I. Império que se dividiu alguns anos depois; a cidade, mais conhecida como Constantinopla (o nome Nova Roma não chegou a pegar...), permaneceu como capital do Império Romano do Oriente, depois Império Bizantino (referência, claro, à colônia de Bizâncio, ocupação pioneira da região).

A combinação do imperialismo e a posição estratégica desempenhariam um papel importante, como encruzilhada entre dois continentes (Europa e Ásia) e caminho para a África e outros territórios (...) em termos de comércio, cultura, diplomacia e estratégia. Em um enclave tão valioso, Constantinopla era capaz de controlar a rota entre a Ásia e Europa, assim como a passagem do Mar Mediterrâneo ao Mar Negro. Embora a parte ocidental do Império Romano tivesse entrado numa crise econômica, comercial, política e demográfica, Constantinopla manteve a sua posição durante séculos, convertendo-se na grande metrópole européia medieval

Manter a posição “durante séculos” não quer dizer que não tenha havido mais um milhão de sobressaltos. Depois eu volto a eles.

4 comentários:

  1. mas será que em Istambul tem subprefeitinha demo-tucana sem-caráter, carguista e hipócrita como você? será que lá tem um prefeito que contingencia 1,1 BILHÃO DO ORÇAMENTO DA SAÚDE, mas GASTA 12 MILHÕES PARA A PROVA DA INDY e AUMENTA EM 750% A VERBA PARA PUBLICIDADE EM 2009? será que em Istambul, o prefeito aumentou de forma escorchante o imposto predial da cidade, inventando mil e uma desculpas? e por que a carguista sem caráter ficou muda quando mais uma obra do seu amado chefinho, o gangster do Palácio dos Bandeirantes, caiu? para o blecaute da Dilma você escreveu 2 tópicos...para a queda nada, silêncio total. Será que era vergonha em mostrar a sujeira do seu amado candidato? por que o boçal sem-caráter do "dono do seu partido", que mama nas gordas tetas dos conselhos municipais da prefeitura paulistana, não falou nada sobre mais uma obra do governo tucano que desaba? não foi ele, todo machão que foi a mídia, no dia seguinte ao blecaute dizer que tudo era culpa da ministra Dilma? pelo visto, o modus operandi da patota do PPS é a mesma: qdo a sujeira (e da grossa) bate as portas dessa turminha, eles ficam mudos, quietos, somem.... E ai carguista, o que vc acha de Kátia Abreu, a escravocrata e inimiga nº01 dos ambientalistas ser uma das cotadas para vice na chapa do seu amado candidato? estou até vendo vc fazendo contorcionismo ideológico (embora acho que vc tenha jogado sua ideologia no lixo, local onde também está a sua ética) para apoiar Kátia Abreu? bem, para quem já apoia e faz parte do governo da cria de Paulo Maluf, do bonequinho Kassab, aquele EX-ARENA, EX-PDS, EX-PPB, EX-PFL E HOJE DEMo (não foi assim que vc se referiu ao ministro das minas e energia????), apoiar Kátia Abreu é um pulinho....e como sempre, vc vai ficar muda, caladinha, não é mesmo? será que a carapuça serviu novamente? vergonha em responder? ah, por isso não, a resposta pode vir tbém das línguas de aluguel q vc costuma criar no seu gabinete...

    ResponderExcluir
  2. e ai subprefeitinha demo-tucana, carguista e sem caráter....um dos seus chefinhos, dono do PPS, não vai a mídia e dizer que está indignado com o que acontece no DF, onde o governador, do SEU ALIADO DEMo, comanda uma rede de propinas???? vamos lá, carguista sem caráter, incentive-o, não é o PPS que se prima pela ética, honestidade e por ser um partido limpo? então imagino que é contra qualquer tipo de corrupção PRATICADA POR QUEM QUER QUE SEJA, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Fui assistir o lançamento da produção do fime Luz e Sombra Dirigido por Luciana Burlamaqui.
    Esse documentário investiga a violência e a natureza humana a partir da história de três personagens que tiveram seus destinos cruzados no complexo Carandiru, considerado até então o maior presídio da América Latina. Uma atriz que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário. A dupla de rap 509-E, formada por Dexter e Afro-X dentro do Carandiru. Um juiz que acredita em um meio de ressocialização mais digno para os encarcerados.É não apenas um filme de relevância social, mas também de relevância histórica essa produção.
    Gostei muito !
    Conheci os personagens a SOPHIA, CRISTIANO DO AFROX e a Luciana Burlamaqui. Conversei com eles a respeito de uma ajuda no trabalho que a Subprefeitura da Lapa pretende fazer de concientização das 300 crianças, jovens e Adolecentes do cingapura Agua Branca.Chegamos à conclusão que tavés fosse interessante passar o Documentário para os moradores do local e quem sabe o AFROX fazer um show de Rapp e conversar com as crianças.Já pensou que legal?
    Pense nessa possíbilidade, não custa nada entrar em contato com eles e verificar como funciona esse processo.Quem sabe surge uma parceria?
    Passei um e-mail pessoal para vc e a Ana Estrela com os contatos dos personagens. Aproveito para enviar o link do trailler com o documentáriono YOU TUBE
    http://www.zerooitocentos.org/estreia-hoje-o-documentario-entre-a-luz-e-a-sombra/:
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. E a queda do Império Romano Oriental pela invasão dos turco-otomanos significou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.