terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nem a pau

Cheguei em casa agora, super cansada, mas não quero deixar de escrever ainda hoje o seguinte:

Alguém vir me dizer que o Roberto Freire participou da extorsão de uma empresa para obter recursos para sua campanha tem o mesmo efeito de alguém contar que viu minha filha espancando uma velhinha na esquina, ou chutando um cachorrinho, fumando no posto de gasolina ou tirando racha.

IMPOSSÍVEL.

Se alguém saiu por aí pedindo dinheiro e dizendo "é para o Roberto Freire", é preciso identificar muito claramente essa pessoa e processá-la - por estelionato, corrupção ativa, calúnia, difamação e todos os crimes correlatos. Seja do PPS, parente de alguém do PPS, nada a ver com o PPS, tanto faz.

Não é nada difícil acontecer. Volta e meia fico sabendo que alguém na Lapa anda abordando comerciantes dizendo "eu trabalho com a Subprefeita e estou pedindo isso em nome dela". Não é extorsão não, é um pedido de apoio para uma entidade, um evento ou coisa parecida. Mas as pessoas contribuem porque querem ficar bem na fita com o "amigo da Subprefeita" - ou porque tem medo de, ao negar a contribuição, ficarem sujeitos a algum tipo de represália.

Nas operações contra o comércio ambulante, toda hora aparece alguém dizendo: "Eu acertei com o Anderson!". Mas fala isso para o próprio Anderson... Ou seja, nem sabe quem é mas sabe que tem um funcionário com esse nome, então lança ao vento e se colar, colou. Ah, sim, falam também que "acertaram comigo".

Isso quer dizer que nunca tem "acerto" indevido com funcionários da Subprefeitura? Quem dera. Não faz muito tempo a Bandeirantes flagrou um agente de apoio dizendo que vendia permissão para os ambulantes trabalharem... Mas que não é porque alguém diz alguma coisa que essa coisa é verdade, óbvio!

Mas ninguém tem de acreditar na idoneidade nem jurar pela inocência de ninguém. Ninguém é inatacável, ninguém deve ter imunidade incondicional. Mas nessa droga desse país tudo é tão torto, tão mal ajambrado, que é muito mais fácil acreditar que todo mundo é ladrão do que o contrário. E se a acusação for contra um desafeto/adversário/oponente, aí então é que se acredita em tudo mesmo.

Passei 3 anos da minha vida defendendo meu partido - não em tudo, mas no que evidentemente era absurdo. O filho do Lula recebeu 5 milhões em patrocínio de uma Tele para seu canal de entretenimento com games? Pombas, o negócio era muito bom, o canal era um sucesso e a MTV tinha recebido mais do que isso com uma audiência muito menor! Se havia alguma ilicitude nas relações entre o governo federal e as empresas de telefonia, que não viessem dizer que o grande indício era a parceria muito bem sucedida naquela produtora. (Eu escrevi isso no meu blog da Folha Online, rebatendo um post, se não me engano, do Kennedy Alencar, e foi quando tomei a chamada para não falar mais de política...).A Marta disse uma frase infeliz durante o caos aéreo? Sim, mas isso não tinha nada a ver com a queda do avião da TAM, pelamordedeus! O Lula tem alguma coisa a ver com os Aloprados? NÃO, o Lula estava com a eleição quase ganha no primeiro turno, seu adversário direto era o Alckmin por que ele ia pagar um milhão em um dossiê falso para tentar destruir o Serra em São Paulo??

Vou continuar defendendo qualquer um que eu considere vítima de acusações absurdas. Tucano, petista, palestino, israelense, cubano, estadunidense, palmeirense, corintiano, carioca, paulistano. Vou continuar fazendo críticas a qualquer um que eu considere merecedor delas - aliado, oponente, amigo, desafeto, colega, inimigo. Às vezes fico meio puta por ter apanhado para cacete enquanto defendia o PT das acusações injustas (só das injustiças, e não de todas!) e não ter quase nenhum petista (usei o "quase" porque posso estar esquecendo de alguém) me defendendo em público quando o cacete era em mim, mas tudo bem. Nem todo mundo tem o mesmo saco pra entrar nas brigas como eu tenho. Sou do tipo que entra no meio de dois marmanjos se socando para apartar, mesmo que a razão diga que é melhor não entrar.

E agora sim vou dormir - ou assistir a algum seriado gringo em que os crimes são solucionados com incríveis métodos científicos e os bandidos se dão mal no final, para me consolar na ficção.

12 comentários:

  1. "Vou continuar fazendo críticas a qualquer um que eu considere merecedor delas - aliado, oponente, amigo, desafeto, colega, inimigo."

    Ainda espero ler algo sobre os 16 anos de PSDB no estado; algo sobre a "queda do rodoanel" e da cratera do metro, com todos os envolvidos, seus partidos, suas declarações, os erros...; algo sobre o aumento do iptu em sp; as campanhas que o Serra faz no NE, mas que vc acha que só a Dilma está fazendo campanha...
    Será que ainda lerei isso?
    Eu te defendi por mto tempo - não sou absolutamente ninguém, é verdade! - e, as vezes ainda defendo, mas não mais com o entusiasmo de antes.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Soninha.O que falta na maioria da população brasileira ( em especial, nos politicos ) é bom senso e primar pelo justo.Concordo com tudo quanto disse. Infelizmente essa é a nossa realidade. Também eu costumo "sonhar" assistindo aos seriados onde a justiça existe e a bandidagem vai para a cadeia por um looonnngooo tempo.

    ResponderExcluir
  3. As palavras estão muito ditas
    e o mundo muito pensado.
    Fico ao teu lado.

    Não me digas que há futuro
    nem passado.
    Deixa o presente — claro muro
    sem coisas escritas.

    Deixa o presente. Não fales,
    Não me expliques o presente,
    pois é tudo demasiado.

    Em águas de eternamente,
    o cometa dos meus males
    afunda, desarvorado.

    Fico ao teu lado.

    Cecília Meireles

    Como é bom ter acesso direto às suas palavras. Sem linha editorial, sem recortes, sem rodeios, sem mais nem menos, sem sem...
    Admiro imenso a sua vida pública. Posso concordar ou discordar, mas acredito plenamente em suas palavras.
    Como ninguém é perfeito (e aí mora o meu discordar), é claro que uma manchinha verde vc tinha que ter em sua biografia. Mas, futebol à parte, fico ao teu lado.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Soninha:
    Estou aqui analisando o seu blog com meus alunos para um "paper" qe vou apresentar na III Compolítica. O blog é muito bom, e acho que é você usa muito bem este recurso para divulgar suas atividades políticas. Mas não estou gostando das cores: fundo preto com letra branca está meio difícil de ler, não?

    ResponderExcluir
  5. Poxa Soninha!

    Era seu fã, pensei que vc poderia estar no lugar da DILMA em 2010...

    Mas hoje defendendo o que há de pior na política brasileira, Roberto Freire (O ex-esquerda que só se preocupa com o próprio bolso) José Serra ( Que é a maior mentira da mídia brasileira faz um governo medíocre, crateras e pelares caindo) e agora faz parte do governo do Kassab (que deixou a perifería a mingua)

    Vc foi a maior decepção da política nos ultimos anos!

    ResponderExcluir
  6. SSB, eu explico:

    o fundo preto com letra clara facilita a leitura de pessoas com deficiência visual. :o)

    abs, Lylian

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lylian. Eu não sabia disso. Grato pela resposta. Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  8. Soninha sempre achei você muito corajosa! Quando estou desanimando, leio o seu blog e vejo que difícil é ser Subprefeita da Lapa.Ah ia esquecendo que ser um bom Vereador, Deputado, Governador, Prefeito e Presidente do Brasilé mais difícil ainda...
    Qual o remédio que vc toma para ter tanta disposição e energia para lutar com esse entusiasmo? Seu dia tem quantas horas?
    Será a yoga, a meditação ou o amor pela causa que não a faz parar?
    Bem ás dúvidas ficam mas posso dizer que aprendo cada dia mais com o seu jeito de ser...

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Te prepara
    Se pelo fato de estar num partido que apoia Serra, já era motivo de pedradas, agora que parlamentares do PPS lá do DF s'envolveram em maracutaias, pode esperar que o tempo vai escurecer. "Você é a culpada!"
    Irão acusá-la como se estivesse envolvida, como se sua ética e moral estivesse ligada à deles.
    O movimento chato-de-galocha está a caminho.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ah, Soninha, mas e a mesada que o Freire recebe em SP?
    Eu acho legitimo vc ter saído do PT por não concordar com os rumos do partido, mas acho decepcionante o beco em que vc se encontra agora.
    DEM??? Peloamordedeus! O PPS de Jungmann????
    Caia fora enquanto há tempo! SP precisa sair desse marasmo político criado pelo anti-petismo.

    ResponderExcluir
  11. E então Soninha, o Roberto Freire trabalha mesmo na Sabesp ou ganha mesada do Serra ???

    ResponderExcluir
  12. Huahuhauhauahuahuahauhauhau Sonsinha, você esta saindo uma comediante das boas
    !!!!...quer dizer que a imprensa não está indo contra a maré ????????? quer dizer então que agora a imprensa é governista ? que baseado você anda fumando ?????? não arranja um desses para mim não ????? Já ouviu falar de estadão, organizações globo, veja, folha, etc, etc, etc.... ??? Enfim, minha filhinha, ve se cresce tá...você como vjzinha da mtv para adolescente era bem melhor....

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.