terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Operários, burgueses etc.

Comprei, no aeroporto de Guarulhos (por que a gente diz “Cumbica”?), o jornal Causa Operária. Li uma parte dele na sala VIP da American Express, o que me deu uma sensação estranha – nos meus tempos de teatro amador trotskista, nunca poderia me imaginar naquela situação (na sala VIP).

Sempre leio qualquer coisa com uma caneta na mão. Nessa leitura, tive impulsos de fazer anotações à margem: ۷ (concordo) e x (discordo). Acabei indo além disso, colocando, por exemplo, uma exclamação gigante ao lado desta nota: “Coréia do Norte: Desafiando o imperialismo, governo testa três mísseis no Mar do Japão”. Como assim, “desafiando o imperialismo”? Dado que as palavras “imperialismo”, “burguesia”, “capitalismo” figuram sempre no jornal como sinônimo de “inimigo”, o jornal se coloca a favor do teste de mísseis pela Coréia do Norte? Putz.

***
Outra nota: “Honduras: imperialismo financia o golpe. O FMI (Fundo Monetário Internacional) liberou 163,9 milhões de dólares ao governo de Roberto Micheletti. O BCH informou que 150,1 milhões de dólares do FMI foram entregues no último dia 28 e mais 163,9 milhões que serão entregues na próxima semana”.

Essa história de Honduras parece um dos muitos episódios que estudamos na escola com uma versão e, anos depois, colocamos as coisas em outros termos. Afinal, que são os bonzinhos e quem são os malvados? Os bandeirantes, por exemplo, eram heróis – e o painel de mármore no auditório externo da Câmara Municipal louva aqueles que foram atrás de pedras preciosas e índios. Duque de Caxias era outro – ajudou a arrasar com o Paraguai. Chamamos vários golpes de “revolução”...

Ainda preciso estudar melhor o “caso Honduras”, que primeiro foi noticiado como a derrubada de um governo legítimo por um golpe militar e depois chegaram – mas não “pegaram” – as informações de que o presidente era quem tinha resolvido dar um golpe para ficar no poder, ao arrepio da Constituição, e o poder judiciário local autorizou sua destituição nos termos da própria lei. De quem foi o golpe, afinal?

Em todo caso, essa notícia sobre o repasse do FMI tem um traço inegável de ironia: então o Brasil, que agora empresta dinheiro ao FMI (embora não queira dar nada a um Fundo de Mudanças Climáticas), ajudou a socorrer a Honduras governada por Micheletti?

***
Eu não me conformo com essa história do Brasil se gabar de emprestar dinheiro ao FMI. Como escreveu um comentarista tempos atrás (não sei se foi o Clóvis Rossi), antes o PT dizia “NÃO AO PAGAMENTO DA DÍVIDA! FORA FMI!”. No governo, o PT se gaba de ter pago à dívida e de contribuir com o FMI – aquele mesmo, que era um braço do imperialismo para subjugar os países pobres.

***
Chamada para uma matéria: “Não ao “diálogo” com Rodas – Reitor-interventor faz demagogia em busca da conciliação”. Ainda não li.

Mais uma: "Alemanha - Novo governo se divide sobre como atacar a classe operária. A diminuição dos impostos para a grande indústria e as reformas do mercado de trabalho e da previdências são as questões centrais das discussões entre os Democratas Cristãos e o Partido Liberal-Democrata". Fiquei muito interessada em ler a matéria; queria saber a posição deles sobre diminuição de impostos (talvez tenham coragem em defender impostos; a maioria só ataca!), mas era só uma nota da retrospectiva 2009.

5 comentários:

  1. O interessante é que as mesmas pessoas que escrevem esse tipo de coisa classificam a Folha de São Paulo, Globo ou Veja como manipuladores e sensacionalistas :)

    ResponderExcluir
  2. Prezada Vereadora,


    Como a Sra. eu pensei em termos de nações e pessoas. Um diálogo do filme "Network", 1976, que adaptei para um post, nos passa a seguinte mensagem:


    Não existem nações.
    Não existem pessoas.


    Não existem russos.
    Não existem árabes.


    Não existe terceiro mundo.
    Não existe oeste.


    Só há um sistema holístico de sistemas!


    Um vasto e imanente,
    interligado, interagente...
    multi-variante, multinacional
    domínio de dólares!
    Dólares petrolíferos, eletro-dólares,
    multi-dólares.


    É o sistema internacional
    da moeda corrente...
    que determina a totalidade
    de vida neste planeta.


    Esta é a ordem natural das
    coisas hoje em dia.


    Você se levantou da sua cadeira
    de frente ao computador
    e pensou que poderia mudar o Brasil e
    pontificou sobre democracia.


    Não há Brasil
    Não há democracia.


    Só há Cia. Distribuidora de Alimentos,
    EBX, Vale do Rio Doce, Ambeve, Telefônica,
    estatais, Petrobras,


    Esses são os nossos 'estados'


    Sobre o que você acha que os petistas
    falam em seus conselhos?


    Karl Marx?


    Eles saem de suas programações lineares...
    decisões em cima de teorias estáticas,
    soluções minimalistas e computam...
    as probabilidades do custo-benefício de
    suas transações e investimentos, como os demais
    partidos


    Nós não estamos mais vivendo num mundo
    de nações e ideologias.


    O Brasil... é um colegiado de corporações associadas do governo, que esta sendo ocupado por meros despachantes, onde cultura e formação acadêmica são apenas detalhes.


    O Brasil virou uma praça de negócios desde a proclamação da República.

    ResponderExcluir
  3. É Soninha, mesmo estando bem longe do sensacionalismo operário, depois dessa tua divagação sobre Honduras, só me resta recorrer a Tom Zé mesmo:

    "eu tou te explicando pra te confundir
    eu tou te confundindo pra te esclarecer
    tou iluminado pra poder cegar
    tou ficando cego pra poder guiar"

    ...

    ResponderExcluir
  4. Que a nobre política autora deste blog dedique este post a:

    - Marcos Vinicio Matute Acosta, 39

    - Kennet Josué Ramírez Rosa, 23

    - Gabriel Antonio Parrales Zelaya, 34

    - Roger Andrés Reyes Aguilar, 22

    - Isaac Enrique Soto Coello, 24

    E várias outras vítimas do "cumprimento da ordem constitucional" em Honduras.

    ResponderExcluir
  5. Perdeu uma grande oportunidade de ficar calada, Soninha.
    Convem mesmo estudar o que aconteceu em Honduras. Essa falsa dicotomia e' uma falacia braba - ou na melhor das hipoteses um erro de raciocinio infantil. Ninguem esta' nem ai' pra quem esta certo ou errado. Pensa assim uma crianca. O que e' preocupante e' ver que alguem como se apresenta como esquerda ser capaz de falar a favor de um golpe militar contra um governo democratico. Por que o Zelaya nao matou seus opositores? Seu erro foi convocar uma consulta popular?
    Voce se deu ao trabalho de ler a constituicao de Honduras e o que ela diz sobre isso?

    De-se ao trabalho. Entender os episodios pela midia vendida nacional, ou na orelha de panfletos e' uma vergonha para uma pessoa minimamente educada, e que se dedica a politica.

    Mas fazer o que... se voce tem coragem de andar do lado do Freire, de participar de uma gestao grotesca de direita - que deixa Sao Paulo na lama e finge que nao e' consigo - o que fazer? Sinto que perdi meu tempo.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.