quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pontos viciados de entulho...

...Ou pessoas viciadas em pontos de entulho??
  Outro dia discuti com uma mulher na rua – na verdade foi ela que discutiu comigo. Eu analisava uma área pública perto da Subprefeitura, pensando o que a gente pode fazer com ela, quando parou um carro ao meu lado, desceram a motorista e um homem com jeito (roupa) de pedreiro. Abriram o porta-malas e começaram a descarregar dois sacos de entulho, que pretendiam depositar na calçada.
 Eu me aproximei e, antes mesmo de abrir a boca, ela já se adiantou: “Não pode?”. “Não, não pode. Não pode colocar entulho na calçada”.
- Mas olha aí, todo mundo já colocou!
- Pois é, e todo mundo colocou errado. Lugar de entulho não é na calçada.
- A prefeitura passa com o caminhão e recolhe, eu vi.
- Claro que recolhe. As pessoas põem lixo aí, eu sou obrigada a recolher. Vou fazer o que, deixar tudo aí? Mas a prefeitura não tem um serviço de coleta de entulho na rua... Nossos caminhões circulam todo dia recolhendo o que jogam no lugar errado, mas demora uma semana pra conseguir passar de novo em cada lugar, ou mais. Enquanto isso, fica aí amontoando...


(Mesmo com pouco entulho - fica bem pior do que isso - é HORRÍVEL, inaceitável)






- Mas então o que eu faço com o meu entulho? Vou pagar R$250,00 em uma caçamba, por causa de dois saquinhos de entulho?
- Olha, a responsabilidade pelo entulho é de quem produz. Até 50kg, pode deixar embalado para a coleta domiciliar.
- Ah, mas se não der uma caixinha o lixeiro não leva!
- Então ele está errado e a senhora pode reclamar na empresa. Mas na calçada não pode colocar seu lixo. Olha que horror! Enquanto não vem o caminhão, fica assim. Isso aqui é passeio público, não é depósito de lixo.
Uma moça parou para ouvir e entrou na conversa:
- E aquela caçamba ali [a poucos metros de distância]?
- É particular, né? Vou lá botar meu lixo na caçamba de outro?
Pois é, pra ver a relação com o espaço público... Na caçamba do outro não pode (ok, é um respeito básico, ainda bem) – mas na calçada de todos, pode!
***
A motorista insistiu. “Você não vai mesmo me deixar colocar aí? São dois sacos pequenos, olha só!”
- Eu não posso deixar! Se coloca no meu lugar, eu vou ver alguém colocando lixo na rua e deixar? Imagine que passa alguém e vê isso. Acharia certo? Eu tenho o maior problema com lixo no lugar errado, aí vejo alguém querendo colocar e deixo?
- Então coloca alguém aí de plantão, 24 horas por dia! Não é justo! Todo mundo pode e eu não posso!
- NINGUÉM pode, e se eu vir alguém não vou deixar. Não tenho 100 funcionários pra deixar de plantão em cada ponto viciado! Mas estamos pensando em colocar câmeras pra gravar e multar os infratores.
- FAÇA ISSO! – e foi embora louca da vida. Eu ainda disse “tem um Ecoponto em Pinheiros”, mas ela não quis nem saber onde - “Ah, e eu vou ATÉ PINHEIROS?”
***
Fiquei com raiva de ainda não terem colocado uma placa ali dizendo – como se alguém ainda não soubesse – que é “PROIBIDO colocar entulho”. Mas quando me afastei um pouco, vi que a placa estava bem ali; estávamos abaixo dela. Quando cheguei à Sub, pedi logo para colocarem a placa mais para baixo.



(Aquela mancha amarela no poste é a parte de cima da placa. Ela é escandalosa, dá pra ver de longe, mas estava bem acima da linha do olhar. Agora já não está mais)






***
Há placas como essas em dezenas de lugares, e já mandamos fazer mais.
Em uma reunião na Secretaria de Justiça (sobre o Fórum da Lapa – depois eu conto exatamente o que), uma advogada presente reclamou que na esquina da casa dela está sempre cheio de lixo, “que a prefeitura DEIXOU colocar ali”. “Não, espera aí, a gente não dá conta de recolher tanto lixo de lugar errado, mas a gente não “deixou” ninguém colocar lixo na esquina”. “Deixou, tem uma placa lá, ‘aquele negócio de Cata Bagulho...”. “Não tem uma placa deixando nada! Cata Bagulho é uma operação com dia marcado, roteiro definido. Não tem um ponto fixo; a prefeitura não deixa colocar bagulho em uma esquina todo dia”. Começamos a bater boca – “DEIXOU!”, “NÃO DEIXOU” – até que pediram pra gente discutir depois para que a reunião pudesse continuar.
Terminada a reunião, fui pedir o endereço do lixo pra ver se algum gaiato tinha colocado uma placa “aqui pode”, mas ela explicou: “É uma daquelas placas dizendo ‘Proibido Colocar Entulho’. Aí as pessoas deduzem que entulho não pode, mas bagulho pode!”
[Escrevi 3 comentários diferentes para encerrar o texto, mas apaguei os três].
***

Continuei passando no ponto viciado onde discuti com aquela senhora. Coitada da placa, completamente desmoralizada. Pedi, então, para um funcionário da apreensão dar um “plantão” ali perto – não seria de 24 horas – para flagrar e punir algum infrator.
Dali a duas horas, ele me liga. “Um rapaz despejou vários restos de reforma na calçada – manta isolante de telhado e umas outras coisas. A gente acompanhou e viu a obra de onde ele tirou esses materiais. E agora?”
“Agora chama um agente vistor para lavrar o auto de multa”.
15 minutos depois, ele liga de novo. “O agente vistor já veio. A mulher tá brava pra caramba. Disse que te conhece. Ela é [assim, assado]. Diz que conversou com você outro dia ali mesmo, do lado do ponto viciado. Que não tem culpa que o pedreiro levou as coisas lá, que ela sabe que não pode, que é um absurdo tomar a multa”.
“Foi um flagrante de infração; não dá para fingir que não viu e não aplicar a multa! Não adianta ela saber que não pode e o pedreiro que trabalha para ela ir lá colocar o material. O lixo é dela; ela tem de saber para onde vai o lixo”.
***

Acabou ainda não.
Ela mandou um email sinceramente, profundamente indignado. Por ser uma pessoa muito consciente, de várias maneiras preocupada com questões ambientais, ficou revoltada com uma multa por lixo no lugar errado. Explicou todos os cuidados que tem em seu serviço (só usa madeiras certificadas, p ex), a preocupação em orientar seus clientes, a sensibilidade com a natureza... Disse que não sabia que o pedreiro ia levar o lixo para lá e achou um absurdo um funcionário ficar postado, pronto para uma “emboscada”. Classificou como autoritário, abusivo. “Você deveria colocar alguém ali para ficar orientando as pessoas, não multando”.
*Ai*
Eu, por exemplo, sou uma motorista consciente, responsável, que respeita pedestres e ciclistas etc. Se eu tomar uma multa por direção descuidada, vou ficar fula da vida. “Nego passa a 160km/h pelo acostamento e eu tomo uma multa por passar a 106km/h onde o máximo é 100km/h!”. Pois é, tomo. O radar não mede minha vida toda, mede aquele instante em que eu passei por ele. Como fazer diferente? Monitorando minha velocidade (e a de todo mundo) 100% do tempo? Se a minha empregada colocar um móvel velho na rua (como ela queria fazer outro dia, na maior inocência, porque “alguém pega”), estou sujeita a tomar uma multa.
Ela pediu “orientação, não multa”. Mas meu deus do céu, o que falta fazer para orientar? Tem campanha na televisão, tem matéria nos jornais, a gente fala nas rádios, tem uma bendita placa dizendo “PROIBIDO”, ela estava do meu lado quando eu disse “AQUI NÃO PODE”! A responsabilidade de orientar o pedreiro que trabalha para ela, que vai retirar os restos da sua obra e levar para algum lugar, não é muito mais dela do que minha/da prefeitura? Haja onipotência e onisciência do Estado! Vamos ter de ressuscitar o Mao.
Ninguém no mundo pode ficar feliz com uma multa quando se acha inocente (ou perdoável). Mas se a gente abrir exceções o tempo todo – “eu estava correndo porque estava muito atrasada para um compromisso importante” – não precisa nem ter regra. Eu sou coração mole, eu entendo a indignação de quem se acha injustiçado, mas tem horas que não dá pra deixar pra lá. Hay que ter ternura sem deixar de endurecer.

34 comentários:

  1. Assinaria embaixo, Soninha. Ela fez errado, sabe que está errada e ainda assim acha que deveria "ser ensinada"? A educação da década de 80/90, que formou as "vítimas da sociedade" (vulgo "a culpa é sempre do outro") deu nisso.

    ResponderExcluir
  2. Depois ocorre enchentes e a prefeitura tb é culpada?? Esse povo tem o que merece...

    ResponderExcluir
  3. O que mais chama a atenção na postagem está, justamente, na forma como se desrespeita o espaço público no Brasil. A idéia da caçamba de outra pessoa como infração do espaço privado, mas o fato de deixar lixo no chão um simples descarte, revela a compreensão de público como "de ninguém" ao invés de público como o "de todos". A sociedade critica constantemente, unida à imprensa (com razão obviamente) governantes por delitos que envolvem o dinheiro público, mas não se importa em deixar o lixo na rua. O dinheiro que recolhe o lixo da rua é o mesmo que o político tão criticado colocou na cueca ou nas meias!

    ResponderExcluir
  4. Cara subprefeita, aqui em casa fizemos uma reforma no banheiro, como o entulho foram míseros 7-8 sacos não contratamos uma caçamba, o que fizemos com o entulho?

    Esperamos quase 2-3 meses após a obra pronta para achar um local adequado para o despejo (aliás, não sei como está hoje, mas quando procuramos, a lista de endereços e horários de funcionamento da prefeitura estava meio desarcertada com a realidade)

    Seria bom que a prefeitura disponibilizasse em seu site um mapa (aquele do google maps por exemplo) com todos os locais onde se recolhe o entulho, não lembro o nome desse tipo de local, mas que apenas uma simples lista como há hoje desestimula a procura de locais, pois como sabemos os nomes dos bairros muitas vezes são desconhecidos (um exemplo jd. primavera se não me engano, que fica entre as ruas estados unidos e honduras próximo a brigadeiro que é mais conhecido como jd paulista)


    Se eu despejasse o entulho errado, ficaria futo... certeza... mas não há como eu recorrer, se está errado pra mim, está pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  5. Esse lance é irritante. Em frente a minha casa, na praça Diogo do Amaral, é habitual colocarem entulhos e bagulhos. Tanto que foi colocado uma placa proibindo, mas mesmo assim eles colocam. Como disseram, parece que chama.

    Eu tenho medo de interceptar alguém e arrumar confusão, uma vez que não conheço a pessoa e ela vai saber onde moro.

    Mas é vergonhoso. Ridículo.

    Há algo que os porteiros dos prédios possam fazer? É polícia? Prefeitura?

    E Soninha, se o seu trabalho inclui este microgerenciamento de falar com quem encontrou o entulho e receber reclamação de morador descontente pessoalmente, parabéns, você vai para o céu. Mas reveja seus conceitos porque deste jeito você fica louca e aproveita mal seu dia.

    bjs

    Raquel Marques
    @raquelmarques

    ResponderExcluir
  6. Raquel,

    a polícia pode dar o flagrante (190) e a Subprefeitura de sua região também (consulte os telefones no site da Prefeitura). Podemos e devemos denunciar! Na Lapa, o telefone é: 3396-7601 ou 3396-7574.

    E para quem tiver só um "tiquinho" de resto de construção, móvel velho, resto de madeira, essas coisas... pode consultar o calendário da Operação Cata Bagulho de sua região. O nosso é aqui (acontece todo sábado): http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/lapa/noticias/?p=6169

    e sim, a gente elouquece. Recebemos (não todas, mas muitas) reclamações pessoalmente / email / telefone. Como diz a Soninha: *Ai*

    :o)

    ResponderExcluir
  7. Bom dia cara Soninha!

    Tudo bom?

    Minha humilde sugestão... crie algum tipode parceria com empresas que vivem e trabalham com entulho... algo como, prefeitura/empresa parceira recolhe e usa como bem entender em reciclagem, etc.

    Todos ganham... p/ facilitar, determine um dia por semana p/ colocarem entulho, algo como, p/ lixo reciclável... neste caso, dispor de caçambas p/ correta utilização... nada de deixar na calçada..., distribua folhetos pela região, explicando dias... assim , não dá margem p/ morador colocar qq. dia, pois se for pego com entulho na calçada, multa... as caçambas, poderiam ter o seu espaço cedido p/ marketing, assim, custeia a compra de mais caçambas... ou seja, alguma parceria deste tipo tb...

    Coloque o MKT da sua prefeitura p/ pensar nisso...

    Andrey

    ResponderExcluir
  8. P/ Lylian Concellos

    No outro post, vc. disse coisas por decreto e lei... sei que é necessário cumprir leis, mas acredito que as vezes, pode-se chegar a algum progresso, usando brechas sem sair da lei, entende? Contatos, agilizações, etc...

    Andrey

    ResponderExcluir
  9. Depende, Russo. No caso de autorizar um espaço para mkt, por exemplo, tem que formalizar um termo de parceria. É um saco, eu sei. Mas o que dá para as pessoas colaborarem voluntariamente, a gente aceita sempre! rs

    ResponderExcluir
  10. acho que tem que multar msm. aposto que essa mulher não colocará mais entulho em qq lugar.
    a prefeitura não tem máquina pra triturar entulho? deveria ter!, dai, dá pra colocar pontos de coleta.

    só pra não perder a chance... eu ainda espero que vc fale sobre aquelas minhas solicitações de análise.

    ResponderExcluir
  11. olá,
    sou moradora da região da subprefeitura da Lapa há 9 meses, o mesmo tempo em que venho fazendo inúmeras reclamações no SAC da Prefeitura sobre um ponto viciado de descarte de entulho na Barão do Bananal, 200. Falando agora com seu funcionário Romeu soube desse seu post, e aproveito para reforçar minha reclamação.
    Este número da Barão fica justamente naquela baixada ao lado do SESC, onde sempre que chove forte ocorre alagamentos, imagino que você já conheça a situação. Com a chuva de ontem mesmo, alguns dos diversos sacos que estão lá chegaram a flutuar e estão mais espalhados, além de outros materiais mais leves. Não sei qual a periodicidade das rondas destes caminhões de coleta, mas neste ponto o entulho não é coletado há pelo menos 1 mês! Além de entulho em sacos, alguns pedaços de madeira, monitores de computador, latas, baldes, um pedaço de alegoria de carnaval (!)...tem lá um tipo de massa, parece uma massa de cimento mas deve ser outra coisa porque continua pastoso depois de 1 mês, um tipo de argila ou coisa parecida, enfim, nojento! Nem preciso dizer que com as chuvas esse material não identificado está cada vez mais espalhado pela calçada, que aliás está bloqueada, os pedestres tem de desviar pela rua e cada vez mais pelo meio da rua porque a massa não identificada se espalha cada vez mais!
    Finalmente, depois de muito observar, na medida do possível já que não posso ficar de campana lá o dia todo, hoje de manhã tive a sorte de encontrar um vizinho mais próximo do local e soube que uma parte do entulho foi descartada por uma lanchonete da Clélia, a Officina do Salgado, fica no nº213. Já fiz essa denúncia ao pessoal da subprefeitura, acabei de passar os dados ao Romeu e espero que o caso seja tratado com a mesma agilidade do caso aí do seu post. Quem sabe se esta notificada também não se utiliza do ponto de descarte da Barão.
    Eu sei que este não é o canal correto para denúncia, mas honestamente estou cansada de esperar resposta às minhas queixas pelo SAC e por telefone na subprefeitura. Minhas últimas reclamações no SAC foram em 21.01, depois de 10 dias contatei a ouvidoria e fui informada do prazo de 40 dias que a sub tem para responder. Como no seu caso a autuação demorou menos de 24 horas, tenho alguma esperança de receber tratamento semelhante, afinal somos todos cidadãos de São Paulo, não é?
    Ah, neste local não há nenhuma placa alertando ser proibido descartar entulho, tenho minhas dúvidas sobre a eficácia, mas se fosse possível colocar uma...
    Agradeço e sonho com o dia em que o povo terá o mínimo de educação!
    Patricia

    ResponderExcluir
  12. em tempo, não tenho como postar aqui as fotos que tirei na Barão, mas posso assegurar que esse ponto flagrado por você está lindo e organizado se comparado àquele

    ResponderExcluir
  13. Soninha...voce tem dado tantos ensinamentos de tanta coisa que agente desconhece aqui neste blog...depois vamos pensar em fazer um livro para consciencia dos cidadãos, contando esses seus "causos"...eu quero que voce assine o primeiro exemplar para mim...ok?...um grande abraço...carlos eduardo (conseg lapa)

    ResponderExcluir
  14. Q pena q esse tipo de mensagem não circula da maneira q deveria. É São Paulo, mas serve aqui p/Brasília, p/todo lugar eu acho.. Deve dar um desânimo, putz...

    ResponderExcluir
  15. CONSEG-LAPA PARTE I

    Soninha,
    Estou INDIGNADA com essa situação! Mais indignada estou com a “BUROCRACIA” que enfrentamos de todos os órgãos....Isso faz com que as pessoas parem de AGIR, PENSAR, COBRAR, TER ATITUDE, INFORMAR e o caso vai se AGRAVANDO...
    Essas informações que você passa no seu Blog como disse o Carlos Eduardo, tem sido muito importante o que nos dá um entendimento de como a coisa funciona e nos impulsiona a pensar de como podemos ajudar.
    Estou a frente , vendo como o CONSEG-LAPA(Conselho Comunitário de Segurança), poderá auxiliar a subprefeitura no caso dos entulhos.... porém descobri um fato que talvez você desconheça. ..
    Um policial me disse que quando pegam o infrator jogando o entulho nas esquinas é feito a abordagem. O infrator não deve ser levado para a Delegacia e sim para a Subprefeitura, que se encarrega de tomar as devidas providencias e apreensão do veículo, se for o caso. Esse policial também informou que o processo na subprefeitura é muito “DEMORADO”... imagina na madrugada então, como será feito? Ele perguntou se era correto o Policial Militar esbarrar nesse tipo de “burocracia” enquanto isso como ficaria a ocorrencia de assaltos? Patrulhamento? São vários pontos viciados.... TERÍAMOS QUE SER LIBERADOS PELA SUBPREFEITURA RAPIDAMENTE.....
    Soninha, você poderia dar a sua versão a respeito de como é o processo na subprefeitura de uma apreensão feita pela POLÍCIA MILITAR? A Guarda Civil Metropolitana (GCM) está ajudando a fiscalizar os pontos viciados e a fazer apreensões ?
    O que noto, Soninha, é que precisamos fazer uma reunião com a presença das Autoridades Policiais ( POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL, GCM, CONSEG ) , para que possamos compartilhar as burocracias que cada órgão enfrenta no combate ao crime. Dessa forma teremos como saber o porque não está sendo feito e como poderemos fazer para ajudar. Fui informada pelos nossos Policiais Militares, que os mesmos encaminham para a Subprefeitura a RAIA (Relatório sobre Averiguação de Indicio de Infração Administrativa), material esse de extrema importância, pois informa a subprefeitura sobre situações que são encontradas pelos policiais: carcaças de veículos abandonados, Buracos, falta de Iluminação, Matos , Barulho, etc...., apesar de existir um protocolo de recebimento da subprefeitura, todo esse trabalho dos policiais não está tendo retorno, ou seja, não é informado se foi tomada as devidas providências... ficando muitas vezes no esquecimento....ISSO TAMBÉM PRECISA SER MUDADO! Tanto a Polícia militar quanto o CONSEG-LAPA querem uma atenção e retorno das informações da RAIA que são encaminhadas à subprefeitura.
    Soninha , são tantas coisas que precisamos saber e compartilhar para tentarmos AVANÇAR EM MELHORIAS para o bairro. Somente nos UNINDO é que iremos conseguir, entende? Sem preconceitos, política, cargos , desprovendo dos EGOS e pensando em SOL.UÇÕES! Tenho certeza que cada um poderá dar mesmo que seja pouca, alguma contribuição....

    Cleide Coutinho
    Presidente

    ResponderExcluir
  16. CONSEG-LAPA PARTE II
    Soninha, Percorri o bairro após aquela terrível ventania do dia 04/02/2010 e, verifiquei que infelizmente houve muita destruição. Árvores enormes caíram... Pensei: DEUS, tinha que ser AGORA?
    Na semana passada tive na minha rua uma mega operação da defesa civil em conjunto com os bombeiros, da qual você já tem conhecimento. Só que para essa operação os Bombeiros precisaram cortar galhos de uma ÁRVORE QUE ESTAVA NA CALÇADA, para que pudessem adentrar com o guincho no terreno desmoronado.
    Fiquei tranqüila quanto aqueles galhos, por acreditar que, ou a Defesa civil ou os Bombeiros, ou os próprios agentes da subprefeitura, tivessem feito a solicitação do recolhimento desses galhos....
    Esperei um prazo que achei justo por entender que a subprefeitura está com pouca equipe, e passado 06 dias resolvi ligar para informar que não haviam retirado os galhos....Qual foi a minha SURPRESA? Não havia comunicação desses galhos!!!!
    A informação que se tinha, era que os galhos estavam em terreno particular... e quem teria de retirar era o proprietário.
    Soninha, foi de chorar para explicar o caso...que passou para um...para outro.... até que falaram que iriam mandar um agente para verificar. ...Eu disse não precisa ! Tenho esse conhecimento de informação pois sou a presidente do Conseg-Lapa, sei como fazer uma solicitação.. Se está na Dúvida pergunta para os responsáveis que tiveram aqui...fulano tal, tal e tal... acho um desperdício ter que vir uma outra pessoa aqui, sendo que já se passaram vários que poderiam confirmar para você....
    Até que recebi a informação que o “responsável” do qual você sabe quem, iria mandar recolher...UFFA!!! Fiquei Feliz!!!!
    Infelizmente, caiu aquela chuva..., na minha rua caíram vários galhos ... orientei os vizinhos,vamos recolher, limpar e ajuntar em um só lugar porque amanhã a subprefeitura vem recolher...
    Pela primeira vez vi os meus vizinhos reunidos e ajudando, querendo ver o local bonito novamente..Mas nada!
    Hoje fui até uma equipe que atendia a uma ENORME ÁRVORE caida há 1 kilometro da minha casa .Conversei com um fiscal e disse a ele :” Estamos com diversos galhos caídos nessa região, são somente galhos, inclusive onde moro caíram bastante e está fácil para recolher, será que não poderia passar lá e pegar já que está tão pertinho? Vocês ganhariam tempo, a população ficaria satisfeita....afinal o caminhão observei que o caminhão estava parado esperando terminar a operação , que pelo tamanho da árvore demoraria “HORAS E HORAS”...
    RESPOSTA: “ A ORDEM É PARA ATENDERMOS AS EMERGÊNCIAS! SOMENTE AS QUE ESTÃO CAUSANDO IMPEDIMENTO E RISCOS..". perguntei: com quem eu falo ? Fulano!
    Soninha, falei com fulano1, fulano2, fulano3 ,fulano4... É IMPRESSIONANTE!
    Até que consegui falar com um grande assessor seu. Ele pareceu compreender a idéia e amadurecê-la nos aspectos que “Burocráticos”
    Soninha , vejo que na situação que ficou o bairro, com essa chuva, você terá que mudar o PROTOCOLO para atender as “EMERGÊNCIAS....
    Em resumo, Soninha, minha pergunta é: O caminhão da equipe de poda de árvores precisa ficar ali o tempo todo parado, enquanto outros funcionários da tercerizada fazem a poda, o corte, o amontoado de galhos...ou o caminhão juntamente com outros 02 funcionários da tercerizada poderiam ir recolhendo os amontoados de galhos e troncos ajuntados do dia anterior. Com certeza, teríamos um ganho de eficiência sobre o trabalho executado.
    Conversei com Inspetor da GCM que disse que a guarda civil metropolitana tem como ajudar caso você encare essa situação como algo de uma “FORÇA TAREFA” para agilizar o recolhimento desses galhos...só precisamos avançar com ás idéias de como fazê-lo, e encaminhar as solicitações ao Comando....Isso o Conseg-Lapa pode fazer e você reforçar se for necessário.
    Pense Nisso!
    Cleide Coutinho
    Presidente do CONSEG
    (Conselho de Segurança da Lapa)

    ResponderExcluir
  17. Patricia,
    Gostei de sua atitude! Venha na reunião do Conseg-Lapa dia 22/02 no Colégio Módulo, da rua Tito! Será um prazer conhecê-la!
    Abraços!
    Cleide Coutinho
    Conseg-Lapa

    ResponderExcluir
  18. Enchente? Culpa do povo e de Sao Pedro!

    Mais de 20 anos da tucanada no poder é mero detalhe.

    Ah claro, culpa da Marta tb, qdo era prefeita.

    Ridículos...

    ResponderExcluir
  19. é muito fácil culpar o governo e ignorar a nossa parcela de culpa nas situações caóticas das nossas cidades.

    fácil e cômodo também.

    ResponderExcluir
  20. Soninha,

    creio que antes da puniçào serveria a educaçào. Punir sem educar é ineficiente e injusto.
    Sào Paulo é uma sujeira. Nào existe uma polìtica para o lixo, um dos mais graves prolemas sociais. Como melhorar: Um) educaçào, para isso teria de ter uma revoluçào no ensino pùblico, esquecido pelos governos municipal e, acima de tudo, estadual. Dois) Informar a populaçào. Ao invés de propagandas eleitorais e mentirosas, informar sobre o lixo. 3) Melhorar, e muito, o seistema e recolhimento de lixo: Orgànico, reciclàveis, resto de mòveis e nào aproveitàveis.
    Encher a cidade com ponto para pilhas, làmpadas, etc.

    ResponderExcluir
  21. além disso tudo, qdo é que vai haver um movimento que exija ruas asfaltadas decentemente, sem esse mar de remendos que ficam pior do que os buracos. Todas as cidades brasileiras têm suas ruas remendadas de forma porca. Este é um país de olimpíadas e copa? Sem contar cavalos puxando carroças... mas isso já é outra histórias. Os governantes não veem isso... NENHUM!

    ResponderExcluir
  22. Marzio, diariamente recebemos emails e telefonemas pedindo, reclamando, protestando contra os buracos nas ruas. Abaixo, modesta resposta da Soninha sobre a realidade das ruas da Lapa a um munícipe que nos escreveu hoje:

    "A Subprefeitura só tem mesmo, sob sua responsabilidade, o serviço de Tapa-Buraco. E você tem toda razão, em alguns casos o correto é fazer recapeamento, porque o piso já está muito comprometido. O recapeamento não "cabe" no orçamento da Subprefeitura; é um serviço que fica a cargo da Secretaria de Coordenação das Subs que cuida de sua execução na cidade toda. A Subprefeitura da Lapa enviou uma relação das ruas que precisam de recapeamento em março do ano passado, e aguarda atendimento.
    Não solicitamos apenas à Secretaria - recorremos também ao governo do estado, uma vez que nossa região sofre com o impacto das 3 estradas (Castelo, Bandeirantes e Anhanguera) e das 2 marginais. A Dersa acatou nosso pedido e, no segundo semestre do ano passado, fez uma licitação para recapeamento nas áreas afetadas - no nosso caso, Jaguaré, Lapa, Jaguara, Barra Funda, Leopoldina.
    As equipes contratadas pela Dersa já começaram o serviço, mas só 20 ruas foram contempladas. Infelizmente, o recape não será em TODAS as vias da região, mas já promoverá melhoras importantes e muito aguardadas. Você pode conferir as ruas clicando neste link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/lapa/noticias/?p=7048


    Obrigada,

    Soninha"

    ResponderExcluir
  23. Soninha e Lylian,

    O caso relatado no comentário do CONSEG na PARTE 2 , continua do mesmo jeito!!! As ruas da região continuam com os galhos das árvores para serem recolhidos...achei que vcs iriam colocar equipes nesse sábado e domingo para agilizar o processo aqui na região da Pompeía e Vila Anglo....
    Acho que estou chegando a conclusão que está mesmo burocrático a situação por aí na subprefeitura....
    Soninha ,para vc ter uma idéia falaram que iriam recolher os galhos que ficaram na rua onde MORO e cuja solicitação havia sido feita por MIM, dias antes do temporal que acabou por derrubar o resto dos galhos dessa mesma árvore...Somando os casos e a gravidade da questão já COMPLETAM 14 DIAS!!!Você pode pensar: " é pouco comparado com as EMERGÊNCIAS, onde as pessoas esperam mais ;"A Subprefeitura está trabalhando no limite...sem equipe, etc, etc..."
    Acreditei nisso até o dia que vi um caminhão parado na rua de traz que poderia ter resolvido várias questões desse tipo pelo bairro..
    Acreditei que seria estudado a questão do atendimento, quando falei com o Joca dando a minha visão e oferencendo parceria. Até mesmo postei nesse Blog o resumo da situação para que você tivesse conhecimento...
    Pensei que fossem ANALISAR O CASO com carinho para que não chegasse a este ponto de DESCONTENTAMENTO DE MUITOS .... região da Vila Anglo e POMPÉIA e principalmente "MINHA"
    Sei que muitas informações não chegam até você, por isso faço questão de fazê-las chegar, pois só assim tenho condições de "AVALIAR" o que dizem por ai e tenho escutado muito dos meus VIZINHOS!!!! É a coisa´está ficando séria!
    Para você ter uma idéia em frente do hospital São Camilo, os galhos permanecem lá...Digo com certeza :" Não se tratam de galhos díficeis de serem recolhidos!Um caminhão com uma equipe, em menos de 20 minutos resolveriam essa questão!!!"
    Será necessário mandar as fotos para acreditarem no que digo?
    Soninha, gosto muito de ter você como nossa Subprefeita, acredito no seu trabalho, mas vou ter que repensar o que munícipes já disseran em reuniões do Conseg a respeito desses atendimentos e de alguns de seus representantes...
    Saiba que nem o pedido de retirada dos galhos que havia feito, antes mesmo do temporal que derrubou mais galhos teve uma respeitosa atenção....!!!
    O que está acontecendo Soninha? As informações não chegam mais até você?
    Será que devo reclamar em uma reunião do CONSEG sobre o meu caso? Devo mandar fotos ?
    Estou pedindo muito? CONTINUO NA POSIÇÃO DE ACALMAR A MINHA VIZINHANÇA ACREDITANDO QUE IRÃO RESOLVER ESSA QUESTÃO? Ou devo tirar as minhas conclusões ? Não FICANDO BRAVA! É pedir de muito nessa altura???
    Tenho lutado com você para resolver as questões e solicitações que a comunidade leva em minhas reuniões e sempre cobro as respostas e dou respostas para a comunidade !!!
    É agora ? Quem dará a resposta da "MINHA SOLICITAÇÃO" ?
    PARECE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO INFORMADA DESSES ASSUNTOS PELA SUA EQUIPE!!!
    Tenho certeza que não aceitaria ver TANTOS GALHOS ,COMO VEJO na minha rua e no meu bairro...
    O Joca até agora nada!!!!!Não está adiantando!!!Acho que será necessário agendar e marcar uma reunião com você e tratar as questões diretamente com você...
    Cleide Coutinho
    Presidente Conseg-Lapa

    ResponderExcluir
  24. achei essa manifestação da presidente do conseg um tanto quanto exagerada e preocupada com as solicitações feitas por ELA. Até onde sei..todos os pedidos são feitos via sac e respeitam a ordem de chegada..a não ser em caso de urgencia, como na tempestade da ultimo dia 04/01.
    ah..e vale lembrar que os técnicos existem exatamente para saber se o caminhão parado está realmente ocioso ou não.
    Dessa forma..com tanta revolta contras os procedimentos da prefeitura certamente não está ajudando a sua vizinhança! Pense nisso.

    ResponderExcluir
  25. Pois é:
    O caso é realmente URGENTE!!!!Para quem não sabe realmente o ponto que está parece uma manifestação com objetivo de interesse próprio...mas acho que as fotos falam mais do que palavras....
    Foi encaminhado fotos para o e-mail da subprefeitura. Irei também tirar fotos dos outros pontos que estão tão parecidos com o que relatei.
    Acho que depois disso e com essa mudança de postura estarei REALMENTE AJUDANDO A MINHA VIZINHANÇA, correto?
    Sendo dessa forma e no intuito de ajudar a vizinhaça e a subprefeitura a ter conhecimentos dos outros fatos e pontos similares ao meu caso me proponho a sair agora de minha casa e identificar as ruas que estão com galhos enconstados nas calçadas.Tirarei fotos, apontarei o endereço e encaminharei por e-mail.
    Para ver a COMUNIDADE QUE REPRESENTO COMO LIDER COMUNITÁRIA ATRAVÉS DO CONSEG-LAPA( CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA )com as suas questões resolvidas, não terei preguiça !
    Só não me digam que tem que fazer o SAC!DIVERSAS PESSOAS JÁ DEVEM TE-LO FEITO PELO 156 e gerádo INÚMEROS PROTOCOLOS que ´nesse caso só complica mais a SITUAÇÃO.
    Noto que realmente vocês não tem idéia de como está feia essa situação!
    Obrigada pela observação!
    Atenciosamente,
    Cleide Coutinho
    Presidente
    (Conselho Comunitário de Segurança da Lapa)

    ResponderExcluir
  26. Cleide,

    nem o Blog, nem o email pessoal, nem o telefone direto de seu contato devem ser usados para abrir chamados na Prefeitura. Sabe quando configura tráfico de influência? É mais ou menos isso.

    Mas vamos lá... aos seus questionamentos, prestamos contas - para ver se você compreende e consegue explicar às pessoas que representa, como presidente do Conseg. É nosso dever explicar como as coisas funcionam:

    No último temporal, caíram - entre árvores e galhos - 145 em toda cidade, sendo 44 só na Sub Lapa.

    1) Temos 3 equipes de poda e remoção de árvores para atender os 6 distritos da Subprefeitura Lapa – não só Pompeia e Vila Anglo que fazem parte de Perdizes (em um único quadrilátero de Perdizes mapeamos 1293 árvores). A área verde total é de 1.500.000m2 e temos outros distritos (cada um com vários bairros): Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguara, Jaguaré, Barra Funda. O atendimento a todos é urgente.
    2) Faz mais de 40 dias que não para de chover em SP, infelizmente. Houve muita emergência e as equipes tiveram que alterar suas programações para atende-las. Estamos também pedindo apoio de outras subprefeituras para nos ajudarem com equipes emprestadas, mas elas também estão com problemas. Esperamos conseguir.
    3) Sobre isso:
    RESPOSTA: “ A ORDEM É PARA ATENDERMOS AS EMERGÊNCIAS! SOMENTE AS QUE ESTÃO CAUSANDO IMPEDIMENTO E RISCOS..".
    **é isso mesmo. Depois que a árvore já está no chão, desobstruindo a via, sem riscos de atingir alguém, algum bem ou a fiação, não é emergência.
    perguntei: com quem eu falo ? Fulano!
    Soninha, falei com fulano1, fulano2, fulano3 ,fulano4... É IMPRESSIONANTE!
    Até que consegui falar com um grande assessor seu. Ele pareceu compreender a idéia e amadurecê-la nos aspectos que “Burocráticos”
    **sentimos, Cleide, mas o correto é entrar na fila através do SAC – mesmo que você ache redundante. O problema da fila ficar imensa em alguns serviços públicos, é o simples fato de ter um “fulano” lá que passa a gente na frente de quem também precisa. Não é justo.
    Sobre o modo de trabalho da equipe, não temos como alterar. A gente não pode e nem tem argumentos para mudar uma decisão técnica. Se duas pessoas da equipe forem deslocadas para outro lugar, altera o modo de trabalho e sobrecarrega ainda mais os funcionários que já estão trabalhando ininterruptamente para atender a todas essas urgeências, fora a programação de rotina – que também tem se tornado urgente.

    Atenderemos a todos, da maneira como pudermos. E eu posso garantir que a equipe de áreas verdes faz tudo que está ao alcance e muitas vezes vão além. Assim como nossa Defesa Civil, apreensão e outros funcionários, apesar de nossas limitações.

    ResponderExcluir
  27. Atenção: Referente as chuvas do dia 04/02/2010
    Número de árvores e grande galhos caidos na região dos seis distritos que compões a região da Sub Lapa:

    Nossas equipes terminaram a remoção de troncos e galhos nas ruas Augusto de Miranda,Guiara, Ribeiro de Barros, Hungara e Av.Pompéia.

    A limpeza total das ruas Caetés e Pombal e av. Dr.Arnaldo que já haviam sido liberadas ao transito - acontece hoje #chuvas

    Para os próximos dias estão previstos a remoção dos troncos e galhos ds ruas: Herculano x Apinajes;Cayowaa,200;Prof.Alfonso Bovero,494; Rua Taipas,76; Rua Dr.Augusto de Miranda, 1294; Rua Dr.Miranda de Azevedo,1094; Rua Barão do Bananal, 919.

    Todas as arvores que estavam obstruindo vias, casas, garagens, etc foram retiradas nos primeiros dias. Atendimento emergencial.

    E de acordo com o engenheiro responsável "A ordem de retirada das árvores, segue o melhor roteiro para equipe ou seja os locais que são mais próximos para que aquela equipe seja otimizada".

    Assessoria da Subprefeitura Lapa

    ResponderExcluir
  28. Lylian e Assessoria,
    Enviei fotos para o e-mail e elas voltaram!. A rua Miranda de azevedo 1274 continua com um grande tronco de árvore em frente a garagem impedindo a entrada do veículo do Morador. Acredito que ocorreu uma confusão nos endereços: "AUGUSTO DE MIRANDA" tem o mesmo número da rua MIRANDA DE AZEVEDO(CASO URGENTE). Veja se recebeu o e-mail onde descrevo melhor com o registro da foto.
    Compreendo toda a sistemática de trabalho, apesar de continuar não concordando com algumas delas...Mas agora posso dizer que estou mais calma com o retorno da Subprefeitura a respeito das questões apontadas..
    Fiz a minha parte de informá-los!
    Meu compromisso agora é repassar essas informações á comunidade vizinha que aflita esperam a solução e respeito nesses casos!
    Tentarei encerrar essas questôes com "paciência", esperando chegar a minha vez de te a solicitação de retirada do galho da rua onde moro.Podem ter a certeza que tenho mais alegria em resolver as questões dos outros!!!
    Convenhamos: eu não viria em um Blog em aberto pedir um socorro a subprefeitura para algo pessoal...
    Posso na minha gestão não resolver as questões da minha vizinhança (AFINAL SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE). Eu já sabia disso!!!
    Abraços!
    Cleide Coutinho
    Conseg-Lapa

    ResponderExcluir
  29. Mais informações sobre a remoção das árvores e galhos.

    Trabalhos terminados:
    R: Guiara, 171
    R. Ribeiro de Barros,
    R: Augusto de Miranda, 614
    R: Pombal, 235

    Mais endereços que serão atendidos:

    R. Diana, 250
    R. Paulo Vieira, 123
    R. Dr. Costa JUnior, 314
    R. Augusto de MIranda, 1794

    ResponderExcluir
  30. A Soninha está viva? Ela se foi em uma dessas chuvas? Não abandone o blog, não deixe de postar. Seus comentários são melhores que muitas colunas da Folha de São Paulo. Digo porque sou assinante e as acompanho diariamente.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Soninha, nao sei se aqui é o melhor canal para trazer mais um problema sobre o bairro, mas ja que tem a ver com o tema do post vou falar por aqui mesmo.
    Na rua Gomes Freire, proximo ao numero 54, existe um lava rapido (parece um posto de gasolina abandonado) e que de manhã funciona normalmente, mas quando chega a noite é invadido por catadores, suas carroças, seus cachorros e seu entulho.
    A noite é impossivel dormir sem acordar pelo menos uma vez e no fim de semana a coisa piora e muito, pois a rua fica totalmente suja, com pedaços de papelão, e sucata espalhada pela calçada e pela rua, quando chega a noite, da medo de andar pela rua, pois eles ficam gritando e xingando quem passa por ali, dizendo que são eles que mandam la e que nós nao podemos fazer nada.
    Tem maus tratos aos cachorros, sendo que uma vez uma senhora de idade saiu para ver por que o cachorro tanto chorava e ficou pasma ao ser tocada dali por um deles que ameaçou com palavras e a ofendeu.
    PRecisamos de uma atitude naquela região pois logo vai acabar saindo do controle (se é que ja não saiu)

    ResponderExcluir
  32. Estou "brigando" com um problema como esse na zona leste.

    A Avenida Aricanduva virou depósito de entulho, bagulho e outros tipos de lixos.

    Mas uma coisa eu critico a PMSP: os Ecopontos ficam muito distantes e esse serviço NÃO É divulgado. Sei que não é desculpa para jogar entulho nas calçadas, mas como educar a população sobre os pontos adequados de despejo, sem divulgação?

    Fico me perguntando "como posso ajudar?".
    As subs possuem serviço de voluntariado?
    Não basta apenas criticar, acredito que para mudar e melhorar a população também deve estar engajada nas questões de melhoria.

    Abs.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.