sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cansaço...

(Mandei esse email p o JT)


Sobre a matéria publicada hoje (aqui e aqui), "Morador faz calçada antientulho", alguns comentários. 


1) "Cansados de esperar que a prefeitura impedisse descarte de lixo no local, eles gastaram R$4mil".
Weeeell, a prefeitura não é o Big Brother (o original, do George Orwell), ou alguma espécie de super herói onisciente, onipresente, onipotente. 
Como "impedir" o descarte de entulho irregular? Vigiando todas as pessoas e todos os pontos da cidade em que desepejam entulho irregularmente, para deter e punir os responsáveis. 
Claro que isso é impossível. Todos??! Não dá. 
A prefeitura tenta aperfeiçoar seus mecanismos de vigilância, informação, conscientização. Enquanto eu estava na SubLapa, espalhamos centenas de cartazes informando as pessoas de que colocar entulho no lugar é errado é proibido por lei, sujeito à multa e apreensão, etc. Informamos um telefone para denúncias. Fazemos rondas constantes, tentamos pegar "no flagra". E, infelizmente, continuamos recolhendo entulho que as pessoas jogam qdo não tem ninguém olhando... Pessoas ignorantes (literalmente - tem gente que acha que esse é o jeito certo de se desfazer dos seus restos; "eu ponho aqui e depois a prefeitura pega") e pessoas totalmente cientes de que está errado, mas que não estão nem aí. Entre um e outro, tem aqueles que sabem que está errado, mas contrataram alguém para levar seus restos embora e esqueceram de perguntar o que diabos o carroceiro ou o dono do caminhão ia fazer com aquilo... 
No caso dessa esquina, cansamos, literalmente CANSAMOS de recolher lixo. E quando um dos moradores abordou um carroceiro dizendo "aí não é lugar de despejar", ele foi ameaçado com uma faca... Recolhemos muitas carroças usadas para descarte irregular de entulho e bagulhos, mas existe um comércio de carroças que reabastece o mercado facilmente... Sim, o carroceiro é alguém tentando sobreviver do seu trabalho, do seu esforço, mas nem por isso devemos tolerar que o seu trabalho seja péssimo para a coletividade. (Digo isso porque algumas pessoas ficam revoltadas quando a prefeitura apreende uma carroça em atividade irregular, achando que é perseguição contra os pobres, os catadores, etc.)
Pra ver como o problema não é assim tão facinho, do tipo "é só querer!". 

2) O coordenador do curso de Administração Pública da UNESP falou da "ausência do Estado em questões básicas, como a tentativa de coibir o descarte irregular de entulho", segundo o JT. Só faltou usar a clássica expressão "o descaso das autoridades". Professor, nós podemos não ter sucesso absoluto, mas nós TENTAMOS. É terrivelmente fácil dizer "ninguém faz nada!", sem fazer o mínimo esforço para tentar descobrir o que é feito, sem refletir um pouco sobre a complexidade das coisas... Tudo que a gente não VÊ, não ouve, não acompanha, parece que não existe. No boteco, na condução, (até na imprensa...) um cidadão poderia dizer: "O que a universidade faz por nós? Não faz nada!". Críticas ao trabalho, ok. Discussões, reflexões, sugestões, melhor ainda. Divulgação das regras, das informações corretas sobre a responsabilidade de cada um quanto ao lixo e as calçadas? Fundamental! Mas simplesmente acusar o Estado de "omissão", uma vez que as pessoas "pagam bastante impostos", aí é quase irresponsabilidade. Pagar impostos não torna o Estado onipontente e não exime as pessoas de suas responsabilidades. 

Abs
Soninha Francine
(ex-Subprefeita da Lapa)

6 comentários:

  1. Bom dia!

    Entendo e sei o que quer dizer... é muita coisa p/ controlar e poucas alternativas/pessoal... mas administrando de forma correta, colocando pessoas equipes certas e informatizando de forma correta, a coisa começa a ir... é investimento a longo prazo... com as ferramentas corretas dentro da lei, funciona... demora, mas vai...

    Não jogue a toalha! Vc. sabe e muitos sabem que vc. faz a diferença! Porém, muito tb. dizem e dirão que vc. não fez nada e não vai fazer... Levante a cabeça, bola p/ frente e vamos que vamos!

    []´s Andrey

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a favor que os próprios moradores de cada quarteirão da cidade fiscalizem o espaço onde moram. Eu por exemplo tenho feito diversos vídeos de descarte ilegal:

    http://www.youtube.com/user/DanielFragaBR

    Mas o que tem maior potencial para resolver o problema é a instalação de câmeras com imagens gravadas (afim de depois identificar e responsabilizar quem jogou o entulho) e também, talvez, o que o Kassab quer fazer sobre pagar por entulho. Provável que isso ajude a solucionar o problema.

    No caso do quarteirão onde moro (nem me peçam para fiscalizar a rua, pois só o quarteirão dá muito trabalho eheh) as coisas estão mudando aos poucos.

    O grande problema são LOCAIS propícios a atrair esse entulho, ou seja, calçadas compridas com muros onde não existe casa, nem prédio, esquinas onde não tem ninguém morando, são esses lugares os preferidos para o descarte ilegal (pois ninguém vai jogar entulho na frente de uma garagem por exemplo).

    As câmeras em locais estratégicos possibilitariam uma fiscalização excelente desses locais (claro que não estou pensando na questão de quanto custa isso ou se é possível... mas em tese...).

    E claro, por fim... educação, educação e educação...

    ResponderExcluir
  3. Não deve ser uma tarefa fácil.

    Acredito que a educação da população não é uma coisa para curto prazo, e não vai resolver de imediato os problemas que já temos na cidade.

    Acho que a primeira coisa é entender por que motivo as pessoas jogam entulho onde jogam. Ninguém é naturalmente diabólico a ponto de escolher fazer o pior para a cidade. Jogam porque é mais cômodo, mais fácil, mais perto, mais barato, mais prático...

    A solução então seria tornar o descarte correto mais atraente que o descarte ilegal. Entendo que existem duas formas de isso acontecer:


    1 - Tornar o descarte legal mais fácil e atraente: talvez investindo em centros de coleta descentralizados, transporte por parte da prefeitura... coisas que já devem existir hoje e que possam ser aprimoradas (ou ampliadas).

    2 - Tornar o descarte ilegal mais difícil: talvez com mais repressão ou multas mais significativas.


    Aí vem o problema do orçamento... É possível fazer um estudo de "retorno" do valor investido com por exemplo melhor monitoramento dos pontos de descarte ilegal já conhecidos? Talvez investindo um pouco mais no monitoramento e repressão, os custos de remoção do entulho acumulado caiam (menos descarte ilegal = menos remoção = menos gastos = mais dinheiro para investir na coleta). Isso sem contar que melhor monitoramento no princípio aumentaria o número de multas aplicadas (mais dinheiro para coleta?).

    Na minha opinião, temos que entender os motivos pelos quais as pessoas agem como agem, e a partir daí tomar ações que possam ser efetivas em mudar seus comportamentos.

    Talvez usar os processos e ferramentas já existentes não seja suficiente com o orçamento que temos...como tudo relacionado à boa gestão, os processos precisam ser sempre revistos. Não tem jeito.

    Entendo que quando fazer o que é melhor para a cidade também é o mais cômodo, os problemas tendem a diminuir.


    Quanto às reclamações do tipo "o governo não faz nada". Isso vai acontecer sempre. É das frases que vão morrer junto com a fama da mãe do juiz de futebol... vamos ter que conviver com isso. Desencana!

    ResponderExcluir
  4. Soninha...

    depois que voce saiu, não tem mais as blitz noturnas, nem as de fim de semana...já alertei diretamente o sr. Carlos Fernandes...infelizmente o pessoal que é bandido só entende as blitz da gcm em conjunto com a pm...um grande abraço...

    Carlos Eduardo (CONSEG LAPA)

    ResponderExcluir
  5. Soninha,

    Conheço sua transparência e sua vontade de fazer as coisas funcionarem e gostaria da sua opinião sobre:

    1) Eco-Pontos (não tem na Lapa ? ou próximo ?):
    http://migre.me/Kn09
    http://migre.me/Kn0V

    2) Você conhece a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre) ? Já conversou com eles ? Eles podem ajudar ?
    http://www.abetre.org.br/

    3) O exemplo de Osasco poderia ser seguido ?
    http://migre.me/Kn4E

    4) O exemplo de BH poderia ser seguido ?
    http://migre.me/Knez

    5) Claro que este problema não acontece só na Lapa :D
    http://migre.me/Knic


    Então, do conforto do meu PC é fácil apontar e criticar, outra coisa é estar lá na Sub e ser responsável, não é ?

    Pelo que vi esta é uma questão mundial, a Inglaterra está querendo cobrar pelo excesso de lixo para que a população procure reciclar o lixo ao invés de jogá-lo fora.

    Ps.: Eu assisti o seu "trabalho forçado" no CQC - show ;)

    Um abraço,

    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Ham...! É por causa do discurso do prof que penso estarmos em dois brasis.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.