quarta-feira, 16 de junho de 2010

O protesto contundente de um deputado do PT

Recebi, via Twitter, o link para esse pronunciamento impressionante de um deputado pelo Maranhão. Escrevi um comentário no próprio You Tube, mas o espaço lá é muito limitado. Aqui coloco meu texto inteiro.

 

"Eu e o deputado temos candidatos diferentes à presidência, mas sou totalmente solidária à sua indignação profunda, verdadeira, dolorida. Não é fácil fazer o plenário se calar e prestar atenção... O que ele conta sobre as manobras de intervenção no Maranhão é um ABSURDO - e em nome de uma aliança, como sempre "pragmática" e não programática, em torno de Roseana Sarney. Alianças são necessárias, o arco de alianças precisa incluir forças de outros campos para ampliar o eleitorado etc. e tal - mas aliança tem de ter critério, condições, limites. O PT, que era intransigentemente contra qualquer aliança e precisou aprender a fazer concessões, caiu no extremo oposto, e faz qualquer aliança, com qualquer um, e sob quaisquer condições. Mesmo assim o deputado acredita que a eleição de Dilma é o melhor para o país e para a democracia... Talvez ele acabe por concluir que o PT que ele defende, o PT que Maneco ajudou a fundar, mudou tão completamente que não representa mais, de maneira geral, os valores e sonhos que ele tão apaixonadamente defende. O PT ainda tem muita gente como ele, velhos guerreiros idealistas, mas que são cada vez mais exceção em um partido que fez do pragmatismo e da autosobrevivência objetivos mais importantes do que as mudanças profundas que antes defendia".


Aproveito para me estender um pouco aqui... Como já disse muitas vezes ao explicar por que saí do PT, sua direção, sua orientação geral, mudou demais. O partido continua muito rigoroso com os outros - e permissivo demais consigo mesmo e com seu governo. E passou a usar de truculência, como o deputado descreve no caso da intervenção no Maranhão. E a desqualificar a oposição, praticando um totalitarismo do qual foi vítima tantas vezes. (O deputado diz que foi chamado de "tucano" por se opor à aliança com Roseana e condenar os métodos da direção nacional).

Assim como outro grande partido de oposição de outrora, o PMDB, o PT se descaracterizou demais. Em todo Brasil os partidos tem suas diferenças regionais, seus caciques de perfis muito diversos, seus arranjos locais. Mas é mais do que isso; é o comando central do PT quem tem a mão mais pesada, mais próximas das forças conservadoras (que, no discurso, estão sempre "do outro lado"...). Com o agravante de que o partido é governo, está no poder, tem muito poder, mas continua se apresentando como uma organização à margem, "alternativa", que é vítima dos poderosos. Como o deputado Domingos Dutra questiona, quantas concessões mais o partido ainda vai fazer? Já não entregou muita coisa, não se comprometeu muito, não se curvou a mil e uma exigências do PMDB de Sarney?

De concessão nenhuma a concessões demais - acho que esse é um dos melhores resumos a fazer sobre a trajetória do PT, dos muitos anos na oposição até este oito anos governando o país.

5 comentários:

  1. Depois de declararem o Michel Temer como vice, não duvido de mais nada.

    ResponderExcluir
  2. e a caterva, gang com a qual você passou a andar, carguista? escreve ai sobre mensalão do DEMo, governo do Arruda no qual seu partidinho fazia parte? escreve ai da corrupção que não é investigada em S.P. pois tanto prefeito como governador possuem maioria absoluta na câmara de vereadores e na assembléia legislativa? por que vc não escreve aqui dos rompantes ditadoriais do quadrilheiro que vc apoia, aquele que chama Evo Morales de traficante??? canalha, amoral, carguista e oportunista. Se o PT faz essa imensa besteira com a questão do MA, vc não fica atrás apoiando Serra, Kassab, Alckmin e Quércia. Hipócrita e sem caráter, por que você não pesquisa um pouco para saber como o braço direito do seu ilustre candidato a presidente no PMDB paulista, o sr. chamado Orestes Quércia, enriqueceu? e por que vc, amoral e carguista, não fala da aliança do PMDB paulista com o teu candidato? então quando o PMDB paulista capitaneado por Quércia apoia o teu candidato, dai ele presta....quando é o PMDB nacional que apoia Dilma, dai ele passa a ser corrupto? dois pesos e duas medidas, ex-subprefeitinha amoral, bajuladora de bandidos?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma grande dúvida e talvez vc possa me esclarecer, porquê o PSDB não está fazendo questão de ganhar as eleições? Permite que o PT faça qualquer coisa, não denuncia, não divulga e a propaganda que está fazendo é ridícula perto da propaganda que faz o PT????
    Porquê tanta desorganização, ninguém quer ser o vice de Serra e não vejo grande apoio do Aécio e muito menos do FHC, parece um partido disperso e sem objetivos.
    E é justamente por isso é que temo, Dilma e PT novamente seria uma total desgraça para o país.

    ResponderExcluir
  4. Realmente impressionante/comovente! (e nestes passos vamos caminhando) =)

    ResponderExcluir
  5. Só bala pra acabar com os mentores dessas alianças. Esses caras não aprendem. Seria a única intervenção possível, eliminá-los com violência.
    Mas quem pode acreditar em violência ?
    E quem para julgar ?
    Resta-nos apenas virar as costas, buscar uma ilha onde o estrago seja menor, e quando ele crescer, mudar para outra, até que tudo termine como deve terminar.
    510 anos de ocupação de um território em que não se deixou de derrubar ou queimar florestas nem por um único dia. Esta é a pior violência. E ela segue em frente.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.