Liguei de novo para o 102, porque seria o fim da picada pagar por uma informação errada. Expliquei à moça o que havia acontecido - "agora não quero mais o número, quero fazer uma reclamação" - e ela, supostamente, me transferiu para o setor encarregado.
Fiquei 26 minutos ouvindo musiquinha e não fui atendida.
Eu queria desligar antes, mas me segurei. Na esperança meio absurda de que alguém finalmente atendesse e também para ver até onde eu aguentaria.
No dia seguinte, entrei no site da Claro para fazer a reclamação por escrito - o que não é tarefa das mais fáceis; você tem de preencher um formulário para conseguir reclamar (isso porque eu sou cliente). Ganhei um número de protocolo e a promessa de que a resposta chegaria em poucos dias.
Agora há pouco chegou... E é um dos melhores exemplos do que a minha avó chamava de "conversa de surdos", e outros chamariam de "telefone sem fio".
- Prezada Sra. Sônia, Em atenção ao seu e-mail, informamos que as tarifações são praticadas de acordo com os minutos permanecidos na ligação:Os primeiros 3 segundos da ligação não são tarifados.Os primeiros 30 segundos da ligação têm tarifa única, ou seja, a ligação de 12 segundos ou 28 segundos será cobrada de 30segundos.
Esclarecemos que as ligações para a Central de Atendimento 1052 não são tarifadas, pois são chamadas especiais.
Não é incrível? Eu liguei 102, não 1052. E fiquei 26 MINUTOS pendurada, não 26 segundos. Pendurada esperando o atendimento DELES!
Vou insistir. Ainda há uma possibilidade de que essas duas cobranças não apareçam na conta... Mas eu duvido.
Infelizmente é esse o problema dos brasileiros, a gente só sabe reclamar dos serviçoes, atendimentos, agora correr pra cima, reclamar, botar a cara pra bater ninguem quer, eu sou que nem vc Soninha, eu não consigo ficar imune nesse tipo de situação!
ResponderExcluirVc vai lembrar de mim, Aline, a que te doou o Ziggy ehehe
Bjão
A lei do SAC estabelece que após o primeiro atendimento, o cliente não poderá ficar esperando mais que 1 minuto. Como a Claro desrespeitou, se eu fosse você, faria a denúncia:
ResponderExcluirhttp://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=1363
na quinta passada eu fiquei mais de 1h tentando falar na central da tim e NINGUÉM atendia. tive que ir a uma loja pedir ajuda. usei o telefone da loja, uma atendente da central me atendeu e me passou para outra espera infinita. só consegui resolver meu problema indo diretamente a uma loja tim (não pode ser credenciado, tem que ser da própria tim).
ResponderExcluirmandei uma reclamação formal pelo site falando do descaso deles com os clientes e a resposta é no mesmo nível embromation da sua. começaram me tratando como senhora, depois como senhor, como quem encaminha o e-mail e esquece de fazer as devidas alterações.
vamos combinar que sai muito mais barato capacitar uma central de atendimento do que pagar multas, afinal eles sabem muito bem que ng pode ficar tanto tempo na espera para ser atendido. o jeito é acionar a anatel.
O melhor mesmo é reclamar com a Anatel direto. E reclame mesmo. E se nada disso der certo, bote no pau... Se todos fizerem isso, as companhias de telefone pensarão em atender melhor o cliente.
ResponderExcluirQuem fiscaliza os atendimentos somos nós mesmos.
ResponderExcluirPortanto, faça a denúncia ao procon pra que não aconteça o mesmo com outras pessoas...
O pessoal está 'descendo a lenha' em você no tópico anterior, O que vc responde a eles ?
Ainda espero suas respostas as minhas perguntinhas simples que fiz também no assunto anterior.
Oi Soninha! Acompanho você sempre que posso via blog ou twitter e adoro o seu exemplo de transparência. Eu sou macaco velho já de reclamar em call center, já tive muito problema com a embratel e com a tim. O melhor a se fazer é pegar o número de protocolo, ligar para a Anatel (133) e fazer uma reclamação. Por incrível que pareça, a situação se resolve em hrs. Acho que é o medo deles levarem alguma ação. É um absurdo o consumidor brasileiro ter sempre que 'lutar' pelos seus direitos para ser respeitado.
ResponderExcluirOutra dica: se vier cobrado em sua fatura este valor, peça o ressarcimento em dobro, pois será uma cobrança indevida (já que o serviço prestado estava incorreto). beijos
é um absurdo!! na hora de vender o (de)serviço gastam rios de dinheiro em publicidade... mas na hora do vamos ver economizam e é isso que acontece.. deveria existir um teto para empresas que prestam determinados serviços, estatais e politicos com publicidade!
ResponderExcluirSoninha, sinceramente eu não sei aonde este país vai parar com tanta gente incompetente e com tanta brecha pra descumprir legislações. Eu tenho simplesmente 12 protocolos de atendimento na Oi do dia 14/06. Estava simplesmente tentando mudar meu plano e NINGUÉM, mas NINGUÉM MESMO, nenhum funcionário deles conseguiu fazer nada. Só me enrolar passando de um pra outro. Meu marido, por fim, vendo que eu estava prestes a ter um ataque do coração (poxa, ficar de 17h30 às 21h tentando resolver uma coisa absurdamente simples...), pegou o telefone e, pacientemente, no 13o no de protocolo, esperou mais de 30min pra conseguir mudar de plano, não para o que eu queria, mas mudou. É mole? O pior disso tudo é que somos reféns dessas empresas porque nem o procon, nem a mídia, nem o governo faz NADA para essa situação toda mudar.
ResponderExcluirAbs.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA falta de caráter e o péssimo atendimento destas empresas de telefonia é algo absurdo, inacreditável, repugnante. Às vezes, eles praticam ASSALTO, descaradamente. É incrível como empresas horríveis como essas têm permissão para funcionarem. Ou, melhor dizendo, para atuarem impunemente.
ResponderExcluir