terça-feira, 24 de janeiro de 2012

C#gadas em série (Pinheirinho) - 3

Parte 6 - Afinal, de que lado você está?

Discordo da decisão do governo, de fazer cumprir a reintegração de posse. Desaprovo a ação e condeno a violência policial, os abusos, as barbaridades. Duvido que as pessoas desalojadas tenham encaminhamento decente. É muita gente... Não houve preparação verdadeira para sua realocação.

Mas também desaprovo e condeno o oportunismo, a exploração, a incitação ao ódio, a mentira de muitos dos que se colocam em defesa dos moradores do Pinheirinho.

É relativismo demais? Sinto muito. A vida é mais complexa do que parece nos slogans.

Maniqueísmo é raso, desonesto, sujo.


Policiais são heróis, suas vítimas são sempre bandidos
X
Policiais são bandidos, suas vítimas são heróis da resistência

Na favela todo mundo é bandido
X
Na favela todo mundo é trabalhador

Paulistas ricos votam nos tucanos que odeiam pobres
X
O PT faz tudo pelos pobres

#myass

No Rio o Exército patrulha ostensivamente as ruas das favelas à guisa de "pacificação". Volta e meia um morador toma um tiro de um soldado, fazer o que? Acidente de percurso. Não, o governo Paes-Cabral não é fascista, opressor, a política social deles é joinha.

A Polícia na Bahia é fina, educada, bem preparada, bem equipada, honesta e não se tem notícia de abuso. Se tiver, SE TIVER, o governador não tem NADA a ver com isso.

Em Pernambuco, a reação a uma rebelião no equivalente deles à Fundação Casa termina com adolescentes mortos, um deles degolado. Mas o Eduardo Campos é um socialista, qualquer violência que aconteça contra pobres não tem nada a ver com ele.

Greves em universidades federais são reprimidas com "energia". Indígenas e ribeirinhos são enxotados, encurralados, expulsos por funcionários das empresas que trabalham na m. da usina de Belo Monte. Presídios no Espírito Santo parecem masmorras. Acre, Amapá, Maranhão... Pobres dos pobres de lá. Mas ninguém lá é fascista, nazista, lacaio dos imperialistas, capitalista nojento.

Mas São Paulo...  Ah, São Paulo dá #vergonha, São Paulo é o pior lugar do mundo pra se viver, não faz nada pelos mais pobres, muito pelo contrário. A Saúde em São Paulo é a pior do país, a Educação também, a Polícia é a pior do Hemisfério. O metrô de São Paulo dá vergonha, ver-go-nha. Em todas as capitais é melhor, mais avançado, mais confortável, atende mais gente. As favelas da capital são as piores do MUNDO. Porque aqui, ah, aqui quem manda é a direita. Aqui não se tem a liberdade de manifestação e expressão, de organização e de imprensa que tem em Mato Grosso ou na Bahia. Ou no Irã, Cuba, Venezuela ou na China - esses países "de esquerda", libertários, igualitários, justos, em que os ricos não tem privilégios, os trabalhadores são respeitados, os pobres vivem decentemente e o governo tolera a oposição.

#MYASS.

6 comentários:

  1. Concordo com quase tudo que você disse. Faltou apenas analisar a "ocupação" do ponto de vista das maiores vítimas, que são os invasores.
    Não se pode ignorar que os invasores são, em geral, covardemente manipulados pelos pseudo-movimentos "sem-terra" ou "sem-teto", com nítidos interesses políticos ou partidários.
    Elese são ignorados pelo poder constituído, manipulados pelos oportunistas e, no final, são os únicos a sofrer as consequências....
    (@reinaldosanches)

    ResponderExcluir
  2. Logo que vi a manchete fiquei surpreso...
    Quase fiz um comentário sem me atentar para todo o teor da história!
    O que move alguém a distorcer o que é dito por quem ocupa posição de referência? Seria apenas estrategia política?
    Estamos distantes da união necessária para fazer valer a força que temos, deste jeito continuaremos reféns daqueles que preferem a falta de planejamento...
    Culpada não é a polícia, que despreparada apenas cumpre a ordem de um magistrado.
    Não se abale Soninha, continue trilhando...

    ResponderExcluir
  3. Não entendi. Li todos os seus posts, concordando em alguns pontos e na esparança que na finalização de seu texto eu encontraria um discurso diferente de tudo tenho lido, mas não, vc simplesmente pratica mais do mesmo. Se vc condena a ação da polícia mas tb entende que adiar não adiantaria o que vc poderia propor para que não tivesse acontecido tudo que aconteceu? Vc acha mesmo que aquelas pessoas que usavam barris como escudo e paus como armas são criminosos? Não sou especialista em nada e minha educação é precária, mas, o pouco conhecimento que tenho de história me mostra que não há conquistas de direitos aos que se sentem oprimidos ou injustçados sem luta, pq simplesmente os privilegiados não cedem de bom grado seus privilégios, e nós sabemos que os credores do Naji Nahas são bancários, empresários, especuladores. Esses sim os verdadeiros bandidos.

    ResponderExcluir
  4. Um caso de se pensar. Como diria Pernalonga "O lar de um homem é o seu castelo" portanto tê-lo tirado à força é algo doloroso demais. As atitudes podem ter sido exageradas , mas foi um ato de desespero e a forma truculenta de resposta realmente foi uma consequência, mas que poderia ser melhor conduzida.

    Fora isso, acho que a ideia central do texto verdadeira, pois problemas há no país inteiro. E essa caça-as-bruxas xenofóbica ocorre com certa frequência desde os tempos em que Assis Chateaubriand era o rei da mídia brasileira. Hoje se vê que as coisas não mudaram daquele tempo...

    Eduardo Casola Filho

    ResponderExcluir
  5. Boa. A Soninha foi do PT, conhece muito bem a índole daquela gente. Adoram uma massa de manobra (de preferência pobres de baixa ou nenhuma cultura) pronta para ser manipulada. Política social do PT = conto da carochinha. Pena que o povo em geral seja muito ignorante para perceber isso, acham que apenas o Lula (O EU NÃO SABIA) é o bonzinho, o salvador da pátria e todo resto é maligno.

    ResponderExcluir
  6. concordo com tudo que vc falou ,mas uma grande dúvida sobre o judiciario ficou,afinal como pinherinho passou ao atual dono,pois é uma das coisas que o sr Juiz deveria ter verificado,e não apenas dar causa ganha ao um cidadão suspeito,,qto à São Paulo é uma cidade linda,mas esta parada no tempo,o metro cresce devagar ,o trânsito não melhora e não é por exesso de carro ,mas por visão e cordenação para o futuro

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.