quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Não é uma gata à primeira vista...


Dei a entrevista no ano passado para uma revista de Turismo da Abril... Tema: São Paulo & seu aniversário. No fim, a repórter se desculpou - os editores vetaram: "Mané personagem paulistana o que, vai ser candidata, tá fora".

Pra não desperdiçar as respostas (lembrei disso agora), aí vão :)

1.  Desde quando mora na cidade? (desde sempre, já mudou e voltou, nunca mudou e nunca mudaria, SP é seu lugar no mundo...) 

Nasci em São Paulo, no apartamento 62 de um prédio na Duarte de Azevedo, Santana... A família inteira - italiana por parte de pai, portuguesa pelo lado da mãe - era da ZN. Já morei em vários lugares de Santana e tb na Liberdade, Jaguaré, Vila Madalena, Perdizes e agora estou na Vila Pompeia. Até gostaria de passar semanas ou meses em outros lugares do mundo, como Berlim, que eu amo - mas estaria o tempo todo pensando "por que não fazer isso em São Paulo também, ó raios?". As benditas ciclofaixas, o desfrute das áreas públicas, os patios internos nos edifícios abertos a quem quiser passar, os ônibus e metrôs sem catraca... Eu amo esta bagaça, com todos os seus defeitos. E, como todo mundo que a gente ama, fico querendo consertá-la rsrs. Se eu achar que já fiz por São Paulo o máximo que eu podia, aí sim me mando pro meu centro budista, onde pretendo estar quando morrer (sério! rs).

2.      Existe amor em SP?

Existe, Criolo! Em tudo quanto é lugar :o). Amor de casais por toda parte, de todos os feitios... De pais e filhos... De torcedores pelo seu time... Trabalhadores pelo seu trabalho (isso é bem São Paulo!)... Grafiteiros pelos muros... Músicos pela música... Amor de muita gente por cães e gatos, pelas árvores e filmes, pelos pedaços de horizonte que ainda dá pra ver entre os prédios, pelas mesas de bar na calçada, pelas bancas de revista, os parques e canteiros onde dá para correr, pela noite toda misturada de "boyzinhos" e rappers e roqueiros etc... Pelas padarias de manhã, os botecos a qualquer hora... Os ônibus elétricos, o metrô fora do horário de pico... A vida cultural "grátis"... Pelo centro velho e pela perifa... Um amor ao mesmo tempo fiel e "promíscuo" rsrs

3. Onde São Paulo é mais bonita? Onde é mais feia?

São Paulo é MUITO feia nas beiras de rio... Credo, o que foi que fizemos com eles... Uma amiga minha diz que um dia quer ser Secretária Municipal das Pequenas Marginais tipo Avenida do Estado, Aricanduva, Engenheiro Caetano Alvares...
Onde é mais bonita - onde a modernidade não desrespeitou a velhice... Onde há casinhas "de vó", com jardim, portão baixinho, imagem de Santa na entrada... Onde há edifícios de fachada caprichada em alto-relevo, igrejas caiadas, comércio antigo... Predinhos de três andares, árvores floridas.

4.  Pra não dizer que não falei das flores...onde elas estão no meio de tanto concreto?

No concreto! Ipês, azaleias, quaresmeiras, pata-de-vaca, manacás, alamandas... Lindas!

5.  Onde é melhor para ir à noite? (se costuma frequentar a noite...pra escutar uma boa música, etc)

Vila Madalena A PÉ, porque de carro é um inferno. Aí dá pra escolher o bar, restaurante, boteco, numa boa. Eu adoro a Casa de Francisca, uma preciosidade ainda meio "escondida" nos Jardins... O RoseVelt, na Praça Roosevelt... O Blu Bistrô, na Monte Alegre. Ou em um Supermercado seguido de uma boa balada em casa, com pizza e vinho #adoro :o)

6.   E pra tomar um cafezinho, uma cerveja, comer uma boa comida? Onde fazer a feira?

Cafezinho aqui no centro, durante a semana... Delícia... Pode ser no CCBB, no Café Latte (na 3 de Dezembro), no Café da Fazenda (em frente à São Francisco) - bons lugares para almoçar, também! O restaurante do Pátio do Colégio também é uma coisa linda. Perto da minha casa, na Desembargador do Vale, tem o Gusta Café & Restaurante que também é demais. E o Café Raiz, na esquina da João Ramalho com a Cardoso, que serve um adorável café coado na mesa.
Almoçar e jantar pode ser no Rota do Acarajé, em Santa Cecília; no Nama Baru, restaurante de inspiração Thai na Avenida Pompeia; a Cervejaria Nacional, na Pedroso de Morais, é super legal - e eu nem gosto muito de cerveja, mas fiz a degustação e curti!; estive em um lugar ótimo na esquina da Bartira com a Cardoso de Almeida, o "Di Bacco"; e fiquei "freguesa" da Praça no Itaim onde fica o Kinoplex, que tem várias lanchonetes e restaurantes. É um lugar ultra "burguês", que em princípio não me atrairia, mas trabalhei lá semanas a fio e curti as alternativas, que são muitas! De Applebees a Disfrutty (na rua), de alemão (Braugarten, ótimo, inclusive a sobremesa) a japonês (Kodomo), de Galeto's a Starbucks  e Floriano (esses cinco, na praça). E ali por perto ainda tem o Senhora Salada, com belo almoço e sorvetes incríveis; o Si Señor, delícia de mexicano; o "Ristorante e Pizzaria Babbá" e o Brunetto...
Como eu AMO comer, ainda falaria de muitos lugares, mas vou citar só mais dois, NADA a ver um com o outro - o primeiro é o Bar do Zé Batidão, onde dá pra comer uma bela porção de fritas com queijo ouvindo poesia às quartas feiras (Sarau da Cooperifa); outro é no Shopping Center!  Enquanto a Praça de Alimentação fica sempre lotada, tem um restaurante ótimo bem ao lado da entrada do cinema no Bourbon que sempre tem espaço. Chega a ser um desperdício! Chama Intervalo Forneria, tem umas comidas ótimas (eu adoro o picadinho e a pizza taco de palmito), preços honestos e revistas e jogos pra passar o tempo :o)

7. Como é a São Paulo do futuro? "Tem solução"?

TEEEM! Precisa ser mais "inteligente", menos teimosa... Parar com essa ideia de jerico de fechar as pessoas em espaços "exclusivos", em condomínios que "tem tudo", e deixar todo mundo curtir a rua, que é a graça de uma cidade...  A convivência "misturada", o espaço público compartilhado por quem ESTÁ nele e não só de passagem entre casa e trabalho, trabalho e balada... Tem de oferecer calçadas que sejam boas pra andar, pra sentar em um banco e olhar a paisagem ou sentar em uma mesinha e tomar suco ou cerveja... Tem de encurtar as distâncias pras pessoas poderem ir a pé pra casa... Poderem dormir mais e passar mais tempo escolhendo o que fazer, e não presas em um deslocamento... Tem de ter mais comércio de rua e menos hipermercado, onde só dá mesmo pra ir de carro e nunca fazer amizade com a moça do caixa... Tem coisa que é moderna (usar mais internet e menos papel, carimbo, ida ao balcão da repartição ou do cartório) e tem coisa que é antiga: preservem os mercadinhos, as padarias, as quitandas no térreo dos prédios!!

8. O que achou da declaração do filósofo Alain de Botton?

A da desigualdade? Se for, ele tem razão! São Paulo tem muitas graças, muitas belezas. Mas as belezas desfrutadas pelos mais ricos - a começar pela paisagem! - estão séculos distantes da feiúra de outros lugares. E a beleza é só o sinal mais visível, o código mais decifrável desse abismo. Dentro de sua casa em lugares feios, as pessoas já "alcançam" alguns confortos "de rico", como as TVs de Tela Plana compradas em mil prestações, geladeiras bacanas, aparelhos de som possantes. Mas quando saem à rua, não tem jeito - tem uma feiúra que é muito desencorajadora, com a qual elas (e nós) não deveríamos nos acostumar jamais.

9. Por fim...como boa paulistana, o que diria para os turistas que fogem daqui e só querem conhecer o Rio?

VACILOU! O Rio é lindo, eu amo - a caminhada ou corrida na beira da praia, o vôlei até de madrugada, a boemia... Mas São Paulo é f*da, baita cidade "fértil", vibrante, biodiversa (rs), oferecida, divertida. Venha, veja o que tem de coisas legais gratuitas, passeie de metrô (no contrafluxo...), ande por aí reconhecendo a paisagem, peça dicas de programas para amigos e conhecidos e se apaixone pela bagaça. Não é assim uma "gata" à primeira vista, mas é muito, muito interessante.

3 comentários:

  1. Oi Soninha. Falando em rios, parece que alguém escutou você, e o projeto de revitalização das margens do Rio Pinheiros está deixando-as bem bonitas (apesar do rio continuar poluído como sempre). Tenho uma pergunta também, que talvez vc saiba responder. Na margem oeste do Rio Pinheiros (do lado da USP/Morumbi), dá pra ver que tem algo que parece ser um caminho de pedestres. Porém eu não vejo como um pedestre pode chegar até a margem sem morrer atropelado, e as pontes também não dão acesso. É uma pena, pois da margem oeste daria pra tirar umas fotos muito bonitas de São Paulo (melhores que da margem leste, onde tem a ciclovia). Enfim, existe alguma perspectiva de transformar a margem oeste em um parque ou coisa assim? Se as pessoas andassem mais pelas margens do rio e enxergassem o potencial turístico que o mesmo tem, quem sabe se conscientizassem mais sobre a importância de despoluí-lo.

    ResponderExcluir
  2. ....onde existe casa de vó, com jardim e portão baixinho..é bão demais da conta mesmo... eu adoroooooooooo tbem...
    e gostei demais da entrevista...suas falas são gostosas de ouvir e de ler.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, só a Soninha Francine para se encantar as pessoas a viverem e conviverem com a bela, charmosa e querida cidade de São Paulo, neste caso incluo não só a cidade em sí, mas a região metropolitana, suas 50 cidades integradas (ou não), bem como as 20 milhões de pessoas em média! Amo de montão SP e Soninha me fez rever a "bagaça" como deveriamos, viva...

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.