quarta-feira, 4 de julho de 2012

Netiqueta.

Ontem, em alguma conversa sb Etiqueta 2.0 no YouPix, eu fui citada como exemplo do que não fazer. Normal, normal, não sou msm boa referência de etiqueta, protocolo etc.

Meu erro exemplar, disse a expositora (disse na boa, de passagem, sem se deter no assunto), foi ter usado a palavra “sussa” em relação a “um acidente em que poderia haver feridos”.

Aimeudeus. Um dia vou criar uma Wiki só com “fatos que entraram para a História e nunca aconteceram”. “Declarações polêmicas que não foram feitas”.

Alguns verbetes:

“Parreira disse que o gol ‘é só um detalhe’ no futebol”.¹
“Fernando Henrique chamou os aposentados de vagabundos”.²
“Trajano comparou Taffarel a um cone”.³

Talvez... “Não tem pão? Que comam brioches”. A verificar.

***
¹Depois de uma partida em que considerou que o 0x0 tinha sido injusto, Parreira disse que o time não jogou mal, mas “gol é detalhe”, isto é - por alguns centímetros ele deixa de acontecer, mesmo que tenha sido muito perseguido e bem construído.

²Falava Fernando Henrique sb alguns “vagabundos” que se aposentam muito cedo porque suas carreiras assim o permitem, sobrecarregando a Previdência, enquanto outros tantos se matam até o fim da vida.

³Taffarel é um bom goleiro, mas se em vez dele houvesse um cone, não faria diferença naquela cobrança do Baggio. Isto é, não tivesse o italiano cobrado um tiro de meta (o que foi aquele chute?!), o Brasil seria campeão do mesmo jeito.
***

Vou fazer alguns desenhinhos para recapitular “o dia em que desdenhei do acidente no metrô”.

[Quero fazer desenhinhos mesmo, mas como isso vai demorar um pouco, seguem as legendas por enqto]

7 - 8h00
Vendo TV (greve no metrô de várias capitais)
“Ué, em São Paulo (ainda) não?”
e acompanhando o Twitter, especialmente o @UsuariosMetroSP
“Metrô lerdo/ metrô normal/metrô cheio mas fluindo/metrô não tão cheio mas demorando demais nas estações/Linha Verde isso/Linha Amarela aquilo”
O normal de todo dia...

9 e pouco
Narração de “embaços” continua. Chegando à Vila Madalena, ouço no sistema de som: “Trens circulando com velocidade reduzida”. Avisei p quem me esperava p uma gravação: “Acho q vou atrasar”

9 e mais um pouco
Plataforma vazia, trem chegou logo, circulou normalmente.
“ué”

9 e mais um tanto
Na conexão com a Linha Amarela, tudo sossegado também. Nenhum tumulto, nenhuma demora.

Mais tarde um pouco
Distraída com o Twitter, passei da estação. Mesma coisa: “Tá cheio demais aqui”. “Nossa, que lerdeza é essa agora?” “Linha vermelha tá um inferno”. Qdo dei por mim, estava chegando a Pinheiros - tinha de ter descido na Faria Lima.

Na sequencia
Fiz meia-volta, tudo funcionando normalmente, mesmo nas estações mais movimentadas. Desci na Faria Lima, saí pra pegar um ônibus. Twitter reclamando cada vez mais: “Que é que tá acontecendo, Leste-Oeste tá insuportável!”

Desembarcando
Desde que saí de casa, passando por 2 linhas (verde e amarela), compartilhando trens e estações com MILHARES de pessoas, não vi nenhum sinal de problema de qualquer tipo. Mas dentro do trem, pelo tuíter, soube que em alguma outra parte o metrô de São Paulo estava um caos. Tuitei comentando como aquilo era muito louco - não fossem as informações das redes sociais, nada no mundo “concreto”, presencial, que estava completamente sossegado (“sussa”) teria dado a menor pista do caos da outra linha. Que podia ser o “caos” de todo dia... Mas era, quem podia imaginar ali (nem eu, nem as dezenas de milhares de outros passageiros), um acidente entre dois trens.

Na sequencia
Qdo desci do ônibus, mensagem SMS: “Credo, estão te detonando no Twitter pq vc falou que estava tudo sossegado”. À minha volta, nas ruas, no ônibus, continuava td sossegado. “Será que eles acham que eu tava inventando? Que está tudo um caos mas eu menti?”. Não entendi nem o que diabos havia para esculachar em um tuite que era mero retrato de um momento: caos em algum lugar perto daqui, tudo calmo aqui.

Mais tarde
Saí da gravação, liguei o celular, fui para o Tuíter. “33 feridos em colisão entre trens na Estação Carrão”. CARAI! Que MERDA! Colisão? Meu deus! Feridos como? É grave?”. Entrei nos portais de notícia para saber o que tinha acontecido.

Mais tarde ainda...
R7: “Soninha desdenha de acidente no Twitter”. JT: “Soninha tenta se explicar”. Palestrante: “Soninha não deveria ter usado a palavra “sussa” quando poderia haver pessoas feridas”.

***
Conclusão:

1 - Se você não quer que nenhuma palavra ou frase sua seja deturpada, não diga nada.
2 - Se você costuma ser coloquial e escrever como fala, melhor não escrever nada.
3 - Se nenhum dos seus seguidores vai ser capaz de ler tudo o que você tuita, não tuite nada.
4 - Se você tem milhares de seguidores e metade deles são detratores, não tuite nada.
5 - Se você é política (portanto tem adversários e inimigos), não diga nada.
6 - Se você não é capaz de adivinhar o que está acontecendo, não diga nada.

***
Vinte amigos vão ler isso e dizer: “Meu, por que você continua falando disso, só pra dar corda, não adianta nada, quem acha (ou não acha mas sai espalhando) que você agora é uma filha-da-puta-carguista-vendida-patricinha vai continuar na mesma”. Vinte outros amigos vão dizer: “AINDA tem gente que gosta de você e até hoje acha que talvez você tenha “desdenhado” o acidente. Pra essas pessoas, é bom dar uma explicação”.

Então aí está, para essas pessoas. #denovo.

Um comentário:

  1. "Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente." Jiddu Krishnamurti já dizia...

    #sorte

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.