quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Opinião x Incitação

Há anos tramita no Congresso um Projeto de Lei que criminaliza a discriminação contra homossexuais.

A tipificação de um crime é importante para que lhe seja atribuída pena que configure punição em medida justa. Quando o crime não é "especificado", pode ser enquadrado em alguma hipótese mais branda e ter pena menor.

A punição também deveria servir como aviso que resultasse na prevenção de atos semelhantes.

Eu apoio, por exemplo, o movimento www.naofoiacidente.org.br , que defende que, quando um motorista embriagado mata alguém com seu automóvel, isso seja enquadrado como "dolo eventual", isto é, o autor assumiu o risco de matar alguém. Estou de acordo. (Homicídio culposo é quando "matou sem querer").

***
Sou a favor da tipificação do crime de discriminação contra homossexuais. É um tipo específico de discriminação com resultados negativos muito concretos - da ameaça ao direito de ir e vir ("viado aqui, não") à ocorrência de agressões violentas e mortes. Não é a criminalização de uma opinião, mas de uma atitude nociva. "Hate crime", como dizem fora daqui - uma expressão mais popularizada do que "crimes de ódio", que descreve perfeitamente o que os move.

***
Mas, ao contrário de parte do movimento LGBT, fiquei ao lado da Marta em relação a uma mudança que ela propôs - a ressalva, no Projeto, de que  "a nova legislação "não se aplica à manifestação pacífica de pensamento decorrente da fé e da moral fundada na liberdade de consciência, de crença e de religião".

As religiões não podem querer que as leis sejam feitas de acordo com suas regras. Seus fiéis tem de seguir suas regras... Não a sociedade como um todo.

Os legisladores não podem querer redigir as regras das religiões.

***
As organizações e líderes religiosos tem de seguir a lei como todo mundo - não podem caluniar, difamar, injuriar, incitar a violência etc.

Mas tem o direito de fazer seus julgamentos de certo e errado. A Igreja Católica tem o direito de dizer que o divórcio é uma chaga e que casamento bom é o que só a morte separa, porque "o que Deus uniu...".

Tem o direito de dizer que aborto é errado e, para ela, equivale a um assassinato. Tem o direito de dizer que o certo para os católicos é manter a virgindade até o casamento e ter relações sexuais exclusivamente com fins reprodutivos.

Os católicos que não concordam com isso que se queixem lá com o Bispo, desobedeçam ou deixem de ser católicos - não somos nós quem vamos impor aos católicos suas regras. Podemos discordar, criticar, reclamar, achar anacrônico, irresponsável... Mas não poderemos, especialmente se não formos católicos, pedir à Igreja que mude seus cânones.

A Igreja, por sua vez, não tem o direito de tentar impedir a distribuição de camisinhas.

Os Evangélicos tem o direito de dizer que não existem Santos e que o único a ser reverenciado é Jesus Cristo. O bispo da igreja evangélica não tem o direito de chutar a imagem de uma Santa Católica.

Os muçulmanos e alguns evangélicos tem o direito de proscrever o uso de álcool, não tem? Os mórmons, se não me engano, proíbem café.

***
As igrejas tem o direito de achar que homossexualidade é "errado", antinatural, desvio, que vai contra os desígnios de Deus. E de dizê-lo em seus cultos.

Não tem o direito de incitar à violência.

Dá para estabelecer a diferença entre um e outro, não dá? Sério. Em caso de dúvida, recorre-se à Justiça. Foi a "manifestação pacífica" de uma opinião etc ou foi uma ação violenta, vexatória, etc?

É uma boa discussão, como muitas no Direito. Prefiro que seja assim do que a possibilidade expressa de condenar um pastor a 5 anos de cadeia por dizer que Deus fez o homem para casar com a mulher e que o que for diferente disso contraria os desígnios de Deus.

Eu discordo dele, eu não sigo sua religião, pronto. Se minha mãe concordar com ele, discuto com a minha mãe. Que pode concordar com várias outras coisas defendidas pela igreja que contrariam minhas opiniões, como dizer que alguém ficou doente como "castigo de Deus" etc.

***
Como hoje existe uma mistura promíscua (sem trocadilho) entre igreja, meios de comunicação e partidos políticos, como nunca dantes na história, acho que podemos deixar bem claro o seguinte:

A liberdade de "manifestação pacífica de opinião contrária à homossexualidade" pode ser feita dentro dos templos religiosos - NÃO nos meios de comunicação de massa. No rádio e na TV, não pode. Vai ao templo religioso quem quer; os meios de comunicação de massa nos "invadem".

***
O episódio do Bispo Edir Macedo exorcizando um homossexual, que teria sido vítima de feitiço dos vizinhos macumbeiros, é um bom exemplo do que não podemos tolerar em um meio de comunicação. Com o agravante da discriminação contra as religiões de matriz-africana. O Russomanno perdeu quatro votos pra mim quando um praticante de candomblé, que pretendia votar nele, descobriu que seu partido era o da Igreja Universal. Eles são vítimas sérias da discriminação alimentada por algumas igrejas evangélicas.

***
Foi-se a Marta do Senado para o Ministério da Cultura, assumiu seu suplente, Antonio Carlos Rodrigues, do PR.

Ele votou a favor da criação do Dia do Orgulho Heterossexual - o Kassab, obviamente, vetou. (Discordo do Kassab em um milhão de coisas, mas nunca tive a menor dúvida de que ele vetaria essa palhaçada)

Palavras de um militante LGBT que coincidem com o que eu penso sobre a atuação da Marta e do PT de modo geral quando à defesa de suas bandeiras:


"Marta saiu, mas e agora? Se formos avaliar a trajetória da atual ministra, Marta foi extremamente importante para o movimento LGBT, pois foi uma das primeiras a levantar bandeira para essa minoria, mas se formos avaliar do ponto de vista prático, a sua fama lhe rendeu muitos votos, mas na pratica nenhuma de suas ações ou projetos foram adiante" (Mais aqui:  www.plc122.com.br)


Isto é: PT "fala muito", como diria o Tite. Os pobres, os gays, o povo de rua, blablabla. Mas faz MUITO POUCO.

***
[Este era um dos muitos textos rascunhados há meses no blog, nunca concluídos. Hoje terminei porque é bom a gente discutir a sério esse negócio de progressistas, conservadores, aliados, partidos, televisão, religião, homossexualidade. Depois tem mais]

Um comentário:

  1. Acho perfeita sua colocação.
    Todo mundo tem direito a ter opinião desde que seja de maneira pacifica e não em veiculos de massa.

    Vamos ver se sem a "Morta" a mudança que ela propos vai pra frente.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.