quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fanatismo



Pensei em "privação de sentidos", "de outro planeta" ou algum outro título irônico para este post. Mas, falando sério, quando não for desonestidade consciente é fanatismo.

O PT convoca um ato em defesa do partido como se ele, o partido, tivesse sido ou estivesse sendo vítima de perseguição no recente julgamento da Ação Penal 170. Julgados foram alguns membros do partido - inclusive dirigentes e parlamentares o que, claro, é significativo. Mas o partido, a instituição, a pessoa jurídica não foi condenada, tolhida, penalizada (como poderia). O governo do partido, de onde partiu o esquema amplo e profundo de compra de apoio (ou ressarcimento, já que uma das teses era de que se tratava o pagamento de "dívidas de campanha") com dinheiro público, também não sofreu punições. Caíram ministros, mas isso foi tudo - poderia ter sido mais. 

O presidente, por exemplo, não teve de responder por nada, a não ser em entrevista escolhida a dedo (em Paris).

Discordar do resultado do julgamento? Permitido. Invocar a tese de golpe, ameaça à democracia, conspiração reacionária é... desonestidade consciente ou fanatismo. Ou, em alguns casos, medo de divergir da cúpula e ser tratado como traidor. (Ainda tem quem justifique o "justiçamento", "à luz do contexto da época". Com o clima de terror que estão pintando, capaz de um mais desequilibrado ir às vias de fato contra um companheiro que não concorde com a teoria de complô das elites). 

Segue abaixo uma nota do PT, com grifos meus em itálico. Depois faço mais alguns comentários

ATO EM DEFESA DO PARTIDO

“Neste momento, nós respondemos ao chamado da Executiva do PT a defender o partido. E nos comprometemos com a mais ampla unidade com todos os setores dispostos a defendê-lo em Debates e Atos Públicos!”

Esta foi a principal decisão do ato público “em defesa do PT” realizado no último 24, no sindicato dos engenheiros, em São Paulo, que repudiou o julgamento político no STF (íntegra em anexo), e reafirmou “Mais do que nunca, nós defendemos o PT que ‘nasce da vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para partidos e políticos comprometidos com a atual ordem econômica’ (Manifesto de Fundação)”.
A proposta foi apresentada pela mesa do ato - Jacy Afonso e Julio Turra, Executiva da CUT; Gegê, Central de Movimentos Populares; Aton Fon, Consulta Popular; Adriano Diogo, deputado PT-SP; Juliana Cardoso, vereadora PT-SP; e Markus Sokol, membro do DN-PT – e aprovada pelos 500 (450 assinaram a lista) presentes ao evento, que foi ainda acompanhado por milhares de pessoas na noite do último sábado, em transmissão online pela TVLD do Diretório Regional do PT-SP.
Tomaram a palavra na tribuna, os ex-presidentes do PT José Genoino e José Dirceu, acusados na Ação Penal 470 no STF, e o senador Eduardo Suplicy.
No plenário, presentes dirigentes sindicais e intelectuais, além de vários parlamentares - deputados José Zico Prado e Telma de Souza, vereadores da capital e do interior paulista, inclusive de outros Estados.
A atividade marcou a abertura do 5º Encontro Nacional do Diálogo Petista com delegações de 14 estados.
O ato foi encerrado com o grito “PT na rua, a luta continua!”.
Momentos do ato estão disponíveis no youtube.
(Markus Sokol, membro do Diretório Nacional do PT)

>>>>> Primeiro comentário: "PT NA RUA, a luta continua"? O PT que é governo federal e ganhou a prefeitura de São Paulo? Que se gaba de ser "o maior partido ~de esquerda~ do Brasil, que se considera o grande vitorioso das eleições em 2012, que completa 10 anos no poder? Que arrecada junto a grandes empresas DEZENAS DE MILHÕES DE REAIS, algumas delas para remunerar MARQUETEIROS, inclusive com depósitos no exterior, "não-contabilizados"?  "Na rua", como se fosse um movimento social enfrentando o governo, o sistema, os poderes hegemônicos? Isso é loucura!!

Agora, comentários no texto

Convocatória
ATOS EM DEFESA DO PT E DOS DIREITOS DEMOCRÁTICOS
Numa situação em que as organizações sindicais e populares, como a CUT, MST e outras, estão ameaçadas por uma escalada reacionária, através da criminalização dos movimentos sociais,

>>>>1) Organização "popular", a CUT, com os milhões que recebe por força da contribuição compulsória conhecida como "imposto sindical", cuja obrigatoriedade de fiscalização pelo TCU o presidente Lula vetou? 2) QUE escalada reacionária? Do que estão falando? Quem são os reacionários, por que razões são assim considerados, o que chamam de "escalada"? (EU sou uma das reacionárias, de acordo com os progressistas de internet. Inclusive os independentes com patrocínio de estatais). 3) QUE "criminalização" de que "movimentos sociais"?
Numa situação onde se tenta “judicializar” a política em favor de forças reacionárias, derrotadas nas urnas pelo povo que aspira à soberania nacional e à justiça social,

>>> 1) De novo as "forças reacionárias". Que foram "derrotadas nas urnas pelo povo" - então não há escalada, pelo visto... Eles (os progressistas, o PT) venceram nas urnas mas precisam ir para cima das "forças reacionárias" e "derrotadas" para se defender? O sistema eleitoral está ou não está funcionando legitimamente? Então do que se defender? Qual é o ataque? 2) "Judicializar" a política por que? Por causa de um julgamento de crimes de colarinho branco? Se os crimes acontecem no setor público, não podem ir a julgamento? 3) O povo "que aspira" à "soberania nacional" é aquele que vota no PT e derrota os "reacionários". Dez anos de governo do PT e "soberania nacional" e "justiça social" continuam sendo aspirações... Pois é. 

No momento em que o Supremo Tribunal Federal conclui a Ação Penal 470, como um julgamento político que pretende atingir o PT, numa evidente operação eleitoral e midiática, e que continua em novos processos,

>>> 1) O julgamento coincidiu com as eleições porque o revisor demorou meses para dar a sua parte como concluída, e só o fez depois que o presidente do Tribunal assim exigiu - antes que mais crimes expirassem, ou a própria ação. E o presidente "acordou" depois que foi noticiada a pressão do ex-presidente Lula sobre um dos Ministros do STF. 2) Um julgamento "político"? Não um julgamento de políticos que cometeram crimes contra o patrimônio público. E não só do PT. Ou os integrantes de outros partidos são culpados, só os do PT que não tiveram nada a ver com o "mensalão"?
No momento em que os direitos democráticos, duramente arrancados, são agredidos do decisão pelo STF num “julgamento de exceção”, o mesmo STF que utilizou a Lei da Anistia para proteger os crimes da ditadura militar,
>>>> 1 - "O mesmo STF" que tomou centenas de decisões nos últimos anos, algumas de agrado dos petistas, como a constitucionalidade da lei de cotas, e outras não. Invocar a "proteção aos crimes da ditadura militar" como maneira de rebaixar o Supremo é vil. Se é um "Tribunal de Exceção", o presidente que escolheu Ministros e o Senado que os aprovou que sejam, então, considerados co-responsáveis. 2 - QUE "direitos democráticos duramente arrancados" são agredidos?

Neste momento, repudiamos o “julgamento de exceção” que pretende preservar a regra, isto é, o sistema político-eleitoral marcado pela corrupção, pelo caixa dois e o tráfico de influencia,

>>>> "Pretende PRESERVAR a REGRA" (REGRA!), isto é, "o sistema político-eleitoral marcado pela corrupção, pelo caixa dois e tráfico de influência"? O sistema político-eleitoral marcado por isso tudo e que tem dado vitória atrás de vitória ao... PT? E derrotados os "reacionários" pela força "do povo"? Sim, o sistema É MARCADO por caixa-duas, corrupção e tráfico de influência. Sim, o PT FAZ PARTE DISSO. E MEMBROS DO PT foram JULGADOS E CONDENADOS por isso. Por essas práticas. Como o julgamento e condenação pretendem "preservar" a "regra"?
Mais do que nunca, nós defendemos o PT que “nasce da vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para partidos e políticos comprometidos com a atual ordem econômica” (Manifesto de Fundação)

>>>> "Partidos e políticos comprometidos com a ~atual ordem econômica~". É muito sintomático que o partido que há DEZ ANOS está no poder, que "assina" a "atual ordem econômica", volte ao seu manifesto de fundação para se colocar, novamente, como vítima e pobre coitado, como alguém à margem e contra a correnteza. Assim como Lula até hoje se coloca como "pobre retirante e operário" que nem teve "condições" para estudar. É doentio!
Neste momento, nós respondemos ao chamado da Executiva do PT a defender o partido. E nos comprometemos com a mais ampla unidade com todos os setores dispostos a defendê-lo em Debates e Atos Públicos!
Neste momento, erguemo-nos em defesa das lutas, dos movimentos e militantes sociais agredidos pela judicialização da política e a politização do Judiciário.

>>>> "Lutas", "movimentos" e "militantes" "agredidos". Pelo julgamento de um crime de colarinho branco. Pelo julgamento de um crime de corrupção. 
Jacy Afonso e Julio Turra, Executiva da CUT; Gegê, Central de Movimentos Populares; Aton Fon, Consulta Popular; Adriano Diogo, deputado PT-SP; Juliana Cardoso, vereadora PT- SP, Markus Sokol, DN-PT (O Trabalho).
Adotado por aclamação no Ato Em Defesa do PT, convocado pelo Diálogo Petista, sábado, 24.11.12, no Sindicato dos Engenheiros, SP

****
Insano. 

4 comentários:

  1. nós defendemos o PT que “nasce da vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para partidos e políticos comprometidos com a atual ordem econômica”

    independência política???
    aliança com Sarney, Maluf e Varios coroneis do Nordeste??????? BELA INDEPENDENCIA

    ResponderExcluir
  2. ... PT que “nasce da vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para partidos e políticos comprometidos com a atual ordem econômica”

    independência política???
    aliança com Sarney, Maluf e Varios coroneis do Nordeste??????? BELA INDEPENDENCIA

    ResponderExcluir
  3. O que vemos nessa pintura:é um quadro mafioso,em que o lucro fortalece a quadrilha para ampliar seus tentáculos,idéias nobres/ distribuição de renda/ reforma agrária -percebemos a imensa fortuna do filho do Lula e suas terras particulares,quando não poderíamos deslumbrar,no mínimo um 'KIBUTZ/OCA' dos Silvas.

    ResponderExcluir
  4. Soninha, havia escrito isso no meu facebook antes de ler o seu blog:
    "Às vezes acho que nosso país está rumando para se tornar uma Venezuela, cheia de gente politicamente fanática, que não aceita críticas e que acha certo e natural impunidade para os líderes corruptos que eles apoiam."

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.