segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Painel comentado

Volta e meia alguém posta no tuíter o lonk para o Painel da Folha, fico curiosa e acabo lendo.

O Painel tem boas sacadas, alguns furos, mas tem tanta coisa que me irrita que eu evito.

A gente tinha um bordão no meu gabinete ded vereadora: "Deu no Painel mas é verdade"  ehehe

A editora nova não tem o mesmo prazer em me espezinhar (me ignora - melhor assim), mas fica lá  gravado um bodezinho.

Enfim, apenas dois comentários sobre o Painel de hj:

Pedagógico Escala da caravana do PT em Belo Horizonte, prevista para 13 de abril, tratará dos feitos de Lula e Dilma Rousseff na educação, área que motivou a mais aguda crise do mandato de Antonio Anastasia (PSDB). Em 2011, greve de 112 dias afetou escolas da rede mineira.


>>> Release de Lula e Dilma, ownnnn. A assessoria "vaza" qual será o tema da "caravana" e o Painel publica, porque a informação é"quente",  sem o menor cuidado editorial. Uma palava resolveria: os ~alegados~ feitos na educação. Com o veneno característico de outros textos, poderiam usar "feitos", mas nem precisariam ir tāo longe.

Pela raiz Além das panes regulares em semáforos, tira o sono de Fernando Haddad a frequência de quedas de árvores em períodos de chuva na capital. São 160 por dia, em média. O petista quer mapear todas, identificando espécies, tempo médio para poda e eventuais doenças.

>>> Pronto, lá está o jornal anunciando medida do Haddad (FSP <3 bom="" brilhante="" bueiros="" como="" div="" ele="" exatamente="" existe="" fazendo="" fazer.="" h="" haddad="" ideia="" identidade="" isso="" j="" limpar="" mesmo="" n="" nbsp="" o="" programa="" q="" quer="" saiba.="" se="" talvez="" tempo="" tido="" tipo="" tivesse="" um="" uma="" ureka="" vamos="" verde="">

Aí vão duas notícias sobre o programa - que no começo se chamava "Sisgau" (urgh), Sistema de Gerenciamento da Arborização Urbana.

1) No site da prefeitura, em 2010, comemorando os "avanços" http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/vila_maria_vila_guilherme/noticias/?p=17990 

2) Em 2012, no Estadão, criticando o atraso http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mapa-de-arvores-esta-atrasado-em-sao-paulo,912586,0.htm . Com toda razão! Eu sei o que eu penei pra tirar essa bagaça do papel. Meus aliados eram o André Graziano, da Secretaria de Subs, e o Eduardo Jorge, Secretário do Meio Ambiente. A muito custo, conseguimos recursos para realizá-lo: por exemplo, a contratação, pela prefeitura, dos agrônomos que já tinham sido aprovados em concurso mas não tinham sido chamados.

(Aí a gente descobre q um agrônomo aprovado em concurso era realmente muito bom - em agricultura e pecuária. Outro tinha muita dificuldade de locomoção e não tinha a menor condição de ir pra rua e ter de descer do carro toda hora para examinar árvores. Eles iam pra rua com formulários em papel e depois precisavam ficar horas nos magníficos computadores da prefeitura preenchendo a versão eletrônica - e assim, de fato, alimentando o sistema. Como se essa fosse a melhor utilização do tempo de um agrônomo. Para conseguir contratar um estagiário, dependia de autorização da Secretaria de Gestão. Vem pra Caixa, quer dizer, vem ser Subprefeito você também, vem!)

(Nesse post eu cito o Sisgau, entre um milhão de outros perrengues: http//gabinetesoninha.blogspot.com.br/2010/05/que-sac.html)
 
Portanto, o Painel podia, com toda razão, dizer que o Kassab começou a fazer isso e que, como várias outras coisas em sua gestão, andou devagaaaaaar (ontem em passei pelas obras do "Expresso Tiradentes". Meldeus). Faria uma crítica pertinente aos dois: Kassab pela lerdeza, Haddad pela "novidade".

***
O Estadão também publicou uma "decisão" da nova gestão sobre um projeto decidido e sendo tocado há anos: de aumentar as galerias em vez de fazer piscinão na Pompeia. Ou é astúcia e desonestidade (pra ficar com os louros da decisão) ou é outra caída de pára-quedas de quem realmente não se informou direito. O que seria até perdoável - o tempo que a gente demora, ESTANDO na prefeitura, para conseguir informaçoes sobre a prefeitura é de enlouquecer. Mas não para o jornal, que acompanha o assunto desde sempre!

***
Políticos e jornalistas: HMPF

***
PS: quando eu disse, em um debate (se bobear, a Sabatina Folha/UOL) que uma das maiores reclamações da população nos Conselhos de Segurança era sobre as árvores, riram da minha cara.vai rindo agora. HMMMPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.