sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Resolvido"

Mandei uma mensagem para a Ouvidoria do Ministério da Saúde, reclamando da falta de informações sobre o Programa "Crack, é Possível Vencer":

- Ele não consta da página Programas e Ações do Portal da Saúde (Saúde.gov.br)
- O site do Programa não informa onde há consultórios de rua. (Tentei três vezes o 132, número que aparece nos comerciais de TV do Ministério) e não atendeu.
- A página de Transparência também não informa gastos, investimentos, orçamento e execuçao orçamentária.

O que solicitei? que me enviasssem as informações solicitadas ou, melhor ainda, o link para onde qualquer um pode encontrá-las.


Essa parte eu já tinha narrado em outro post, este aqui. O Ministério da Saúde encaminhou a pergunta pra Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, como se eles pudessem/tivessem de responder sobre a falta de informações e prestação de contas da política federal.

A Secretaria me telefonou, eu disse que era no site do Ministério que tinha encontrado problemas, ela disse que ia devolver a mensagem então.

Aí a Ouvidoria o Ministério me respondeu, olha só:

MENSAGEM DE CONCLUSÃO DA DEMANDA

PREZADO(A) SR(A) SÔNIA FRANCINE,

REFERENTE A SUA DEMANDA SOB O PROTOCOLO: 672892

ESCLARECEMOS QUE O DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA DO SUS TEM COMO ATRIBUIÇÕES, DENTRE OUTRAS: RECEBER SOLICITAÇÕES, RECLAMAÇÕES, DENÚNCIAS, ELOGIOS, INFORMAÇÕES E SUGESTÕES ENCAMINHADAS PELOS USUÁRIOS DO SUS E LEVÁ-LAS AO CONHECIMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES SEJAM ELES FEDERAIS, ESTADUAIS OU MUNICIPAIS.

POR OPORTUNO, INFORMAMOS QUE A SEGUINTE RESPOSTA FOI FORNECIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SAO PAULO A ESTE DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA: A COORDENAÇÃO DA SMS/ATENÇÃO BÁSICA ENVIOU OS ESCLARECIMENTOS DA ÁREA TÉCNICA SAÚDE MENTAL: "ESCLARECEMOS QUE, EM CONTATO COM A REQUERENTE, A MUNÍCIPE ALERTOU QUE O QUESTIONAMENTO NÃO SE DIRIGE À SMS/SP, MAS AO MINISTÉRIO DA SAÚDE. A MESMA DESEJA INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE O PROGRAMA EM NÍVEL NACIONAL.".

COM O OBJETIVO DE AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO POR ESTA OUVIDORIA DO SUS, SOLICITAMOS GENTILMENTE QUE O(A) SR(A) ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA CONFIRMAR AS INFORMAÇÕES ACIMA, NUM PRAZO MÁXIMO DE 60 DIAS A CONTAR DESTA DATA.

CASO NÃO HAJA NENHUMA MANIFESTAÇÃO CONTRÁRIA SUA DEMANDA SERÁ CONSIDERADA ATENDIDA E ARQUIVADA.

ATENCIOSAMENTE,

OUVIDORIA DO SUS
MENSAGEM AUTOMÁTICA. NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL.
OUVIDORIA GERAL DO SUS
MINISTÉRIO DA SAÚDE
SETOR DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL (SAF) SUL
QUADRA 2 LOTES 05/06 ED. PREMIUM TORRE I
3º ANDAR SALA 305
70070-600, BRASÍLIA-DF, 136

***
Dio! Eles NEM LERAM a resposta da Secretaria Municipal. E não responderam nada do que eu perguntei.

Gentilmente, entrarei em contato para que não considerem minha demanda atendida e ela seja arquivada.

Vou ter de entrar no site e procurar o link outra vez, porque a mensagem não incluiu o link para que eu responda.

E terei de fazer isso outra hora, porque neste momento o site do Ministério deu pau. Quando voltar, vou incluir também o link para a página da Transparência, que citei lá em cima.

***
Voltou. Em parte. Já tem link lá em cima.

Um comentário:

  1. Esta resposta da Ouvidoria é resposta padrão . Já recebi duas destas para assuntos diferentes . Eles " enfiam " no meio do texto a " resposta " do orgão e não cobram solução do problema .Bem diferente de qualquer ouvidoria .

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.