terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Um Parlamentar para chamar de seu - na Europa

Você... nasceu na Itália ou tem cidadania italiana?
Você recebeu a cédula para votação no Parlamento Italiano? (Deve ter chegado pelo Correio...)
Você sabe o que fazer com ela?

(Ei, eu não vou ser malcriada, não seja vc também) hmpf.

Os cidadãos italianos na América do Sul tem o direito de participar da escolha de deputados e senadores - que tem as mesmíssimas prerrogativas dos parlamentares eleitos na própria Itália.

Várias regiões no mundo, onde há concentração significativa de imigrantes e descendentes de italianos, esse direito é concedido.

Em um regime Parlamentarista, a escolha de deputados e senadores e ainda MAIS importante, porque é a eleição no Parlamento que determina quem será o Primeiro Ministro.

Bom, se nem aqui no Brasil as pessoas tem facilidade em escolher seus representantes no Poder Legislativo, #imaginanaItália.

(Aliás, o número de indecisos LÁ na Itália também é grande, a cinco dias da eleição - veja: "Quase um terço dos italianos...").

Então, se você...
...Reconhece a importância de participar dessa escolha;
...Não quer abrir mão desse quase privilégio;
...Não faz ideia de em quem votar,

Aqui vão as minhas sugestões!

Para o Senado: Edoardo Pollastri.
Seríssimo, culto e inteligente, moderno, de esquerda (se fosse de direita, não adiantava o resto).
Portanto, opositor firme e decidido a Berlusconi.
(Aqui a separação não é tão clara, então não custa reforçar)

Aqui, o site oficial, inclusive com as explicações sobre como votar.
(Assinalar a lista da qual ele faz parte - no caso, a USEI, União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos, não é um partido tradicional mas uma "lista cívica", composta por cidadãos independentes. Aqui há mais informações sobre isso)

O site tem também uma página com endereços úteis, como links diversos para sites oficiais, veículos de comunicação e, o que é muito útil, endereços de consulados pelo Brasil

Isso porque a cédula tem de chegar ao Consulado mais próximo até... tchan-tchan-tchan-tchan... Depois de amanhã, 21 de fevereiro.

Eu sei, eu sei que está em cima :-/. Mas dá para enviar pelo Correio pelo próprio envelope que já vem pré-pago junto com a cédula!

O máximo que vai acontecer é não chegar a tempo... Mas NÃO CUSTA NADA TENTAR!

Espera, ainda não acabou, tem meus candidatos a Deputado:

1 - Renata Bueno.
Aqui, seu currículo - que não cita uma parte importante de sua atuação como vereadora, a briga comprada com o Presidente da Câmara Municipal por acusações gravíssimas de corrupção; aqui há uma das muitas notícias referentes ao caso.

2 - Antonio LasproComo ele é da mesma lista que Renata Bueno, é possível votar nos dois. Site oficial: http://www.antoniolaspro.org/index.asp

PRA ENCERRAR:

Em vídeo, o Cônsul da Itália em Curitiba explica um pouco mais a votação.

Se concordarem com este convite (apelo!), passem o quanto antes para parentes, amigos e conhecidos com cidadania italiana, per favore?

Grazie!!

Um comentário:

  1. Pô Soninha, o post veio tarde, já votei 'stordito da un sacco di dubbi', fica prá próxima, baci.

    Marcus

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.