segunda-feira, 1 de julho de 2013

Justo a Sutaco?

Que erro querer acabar com a Sutaco.

1) A função dela é ímpar. Não poderia ser incorporada à Cultura ou ao Trabalho sem perder uma parte importante de suas atividades.

Porque ela é geração de renda sim, mas também é investigação, promoção e preservação de patrimônio cultural, mesmo quando isso não significa, ao menos de maneira palpável, "dinheiro".

E é cultura sim, mas nem todas as atividades que ela fomenta têm necessariamente "valor cultural" - tem geração de renda com trabalhos manuais aos quais a gente procura adicionar valor imaterial, mas nem sempre é o caso.

2) A Sutaco é uma autarquia - recebe recursos públicos e também tem receita própria. Suas fontes de dinheiro são: comercialização de artesanato em suas lojas e eventos; emissão de notas fiscais para artesãos. Se perder sua personalidade jurídica, perde essas possibilidades.

Essa receita própria é um mecanismo incrível de prestação de serviço a quem já tem autonomia, em maior ou menor grau, de modo a fomentar e dar suporte a quem não tem. O artesão que está no mercado e tem uma clientela que precisa formalizar a transação (exemplo, uma rede de lojas de decoração) pode recorrer à Sutaco para emitir a nota com o seu CNPJ e isenção de ICMS. Sobre a nota, em vez do imposto, incide uma taxa que pertence à própria Sutaco - que assim tem mais recursos para cursos, cadastramento de artesãos e aquisição de peças.

3) Não é só potencial e possibilidade - a Sutaco FUNCIONA. Ela é efetiva. São dezenas de milhares de artesãos beneficiados de uma maneira ou de outra, em centenas de municípios. Fora o benefício indireto - no Turismo, por exemplo, ou como parte de mil programas sociais diferentes. Nosso público (nosso = da Sutaco... Peguei amor mesmo, sabe?) inclui comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, assentados, mulheres vítimas de violência, albergados, presidiários, idosos, usuários do sistema de saúde mental, associações de moradores... Uma variedade de públicos dificilmente atendida em qualquer serviço público. Há parcerias firmadas com entidades de todos os tamanhos e características.

E sua matéria-prima é cultura, talento, habilidade, beleza.

O artesanato paulista passa a ser mais conhecido e valorizado. Portanto... os artesãos também. É impressionante o amor que eles, assistentes sociais, secretários de trabalho e desenvolvimento, artistas, compradores, estudiosos, prefeitos tem pela Sutaco.

Uma das primeiras coisas que pensei em fazer lá foi mudar o nome. Desisti logo. O NOME é um patrimônio. Uma marca, um carimbo, uma garantia.

4) A Sutaco é BARATA. Com uma miséria de recursos humanos e financeiros, faz prodígios. Porque é uma equipe pequena e aguerrida, apaixonada. Se com o tamanho que tem já produz tanto benefício real, palpável, capilarizado, imagine se tivesse um pouco mais de estrutura... Um pouco "assim" mais de dinheiro.

Se dissessem "a fase é de contenção, não vamos poder aumentar seus recursos agora", seria uma pena. Mas em nome da contenção ACABAR com um órgão que custa tão pouco e gera tanto benefício?

***
Eu tive bastante respaldo do governador enquanto ele estava lá. O negócio empacava aqui, emperrava ali, uma outra Secretaria ficava meses me devendo resposta ou providência (tomei uma canseira da Agricultura, afe maria), eu recorria à Casa Civil ou ao próprio gabinete e eles me ajudavam a desembaraçar. O Alckmin, diferentemente de 90% das pessoas no governo, sabia o que era a Sutaco. Até porque o seu Vale do Paraíba tem um artesanato típico, inconfundível, muito bonito e de presença muito forte nesse meio. O próprio símbolo da Sutaco, vencedor de um concurso anos e anos atrás, reproduz o pavão feito em barro pelas figureiras de Taubaté. Apreciador de coisas de raiz, da cultura caipira, e também por intermédio da Dona Lu e seu trabalho muito próximo ao "chão" das comunidades, ele fazia propaganda da autarquia e a defendia (acatando por exemplo minha sugestão de presentear autoridades estrangeiras com nossas belas peças... Ele chegou a determinar que o Cerimonial fizesse isso).

Aí fico sabendo que a Sutaco entrou no facão dos cortes do governo?? Ah não!!

Então, governador... reveja. (Alguém vai mostrar esse texto pra ele, ah vai rsrs). Tá certíssimo em cortar gordura, mas tem de tomar cuidado para não ferir tecido saudável... O sr não vai querer entrar na Wikipedia como quem encerrou uma bela história de 40 anos e em pleno vigor rsrs. Tenho certeza, CERTEZA, que do ponto de vista da economia é irrisório, para uma perda enorme na vida de muita gente.

Estou de dedos cruzados. E assinando a petição :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.