terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vaga em creche: absurdos em série

A creche (CEI)tá prontinha, a EMEI (antigo "pré") também. Começar a funcionar? Só no ano que vem. Olha só a matéria do Bom Dia SP

Creche permanece fechada após a conclusão de obras

Resumo:

Por que não começam a funcionar as duas unidades já prontas?? Porque "precisa terminar a construção da EMEF", diz a prefeitura.
A obra parou em novembro (sei lá eu por que - vai ver o Kassab deixou interrompido de propósito para cumprir algum acordo com o PT e permitir que o Haddad cortasse a faixa de inauguração). Foi retomada em março e deve terminar em dezembro.

***
Em Rondônia, semana passada, minha amiga Francyene, dentista, contou que esteve lá em Guajará Mirim alguns anos atrás e quis conversar com o responsável pelo programa "Brasil Sorridente" do governo federal, que distribui kits de higiene bucal. A sala dele estava abarrotada do chão ao teto com os kits. "Por que não entregam aos indígenas que vem de tão longe procurar atendimento aqui"? "Ah, precisa de um evento para fazer a entrega".

#VaiBrasil.

***
A prefeitura, então, deixa de atender 150 crianças na creche e 500 na EMEI esperando o evento de fim de ano... O Rodrigo Bocardi ainda dá uma aliviada, diz que "talvez seja ruim mesmo começar a estudar enquanto ainda tem obra"... Sei, sei.

***
Pelas imagens dá pra perceber que ali será um novo CEU. Esse foi o modelo arquitetônico adotado da gestão Serra em diante. Menos "lindão" que o projeto original, super arrojado, mas muito mais confortável. Os profissionais que já trabalhavam nos Ceus "da Marta" foram ouvidos e fizeram as seguintes observações:

- As janelas das classes dos pequenos eram bem devassadas, voltadas para um pátio de livre circulação dentro do CEU. Pareciam vitrines... As pessoas paravam para olhar lá pra dentro, os pequenos se distraíam, a "hora do descanso" era um problema. No projeto novo, as janelas continuaram amplas para claridade e ventilação, mas protegidas por uma espécie de "biombo".

- As quadras de esporte ficavam em cima do auditório que serve como teatro, cinema e espaço para debates etc. Impossível usar os dois ao mesmo tempo. No projeto novo, foi uma coisa pra cada lado.

- A creche (o prédio circular do projeto original, super bonito de se ver...) era um forno e não havia área de circulação (o equivalente a um corredor). Para se chegar a uma das salas, só passando POR DENTRO das outras. O projeto novo é mais convencional e muito mais funcional.

(Um dos arquitetos que participaram do projeto "da Marta" - que sempre fez questão de dizer que não tem nada a ver com o PT, mas agora apoia o Haddad em seu blog e ao menos assume... - esculhambou o formato novo, dizendo que descaracterizava o projeto dos CEUs. De uma irresponsabilidade incrível).

***
Essa matéria começa a esclarecer para mim alguns "mistérios".

O Haddad prometeu entregar "20 novos CEUS" em seu mandato. Um número gigantesco. O Programa de Metas não esclarece onde serão. E, ao contrário de outras metas, ele não prevê "obter terrenos, projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento e construir". SÓ PODE ser porque essas etapas já foram cumpridas, senão seria IMPOSSÍVEL inaugurar os 13 CEUs prometidos para 2014.

Esse está quase pronto, mas se começar a ser usado agora não vai poder contar como um dos CEUs "do Haddad", é isso?

Se alguém conseguir obter alguma outra explicação, por favor compartilhe.

***
A matéria da Globo reproduz, sem apurar (PRA VARIAR), anúncios (promessas!) do prefeito. Como é fácil enganar!!!

"O programa de metas 2013-2016 do prefeito Fernando Haddad (PT) prevê ampliar em 150 mil a oferta de vagas para a educação infantil, assegurando a universalização do atendimento em pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, atendendo a demanda declarada por creches no primeiro dia de mandato.

A Prefeitura de São Paulo encaminhou ao Ministério da Educação, nos primeiros meses deste ano, a definição de 87 terrenos onde serão construídas creches com verba da União- metade das 172 unidades previstas em parceria entre o município e o governo federal. Na quinta-feira (8), Haddad publicou dez decretos de desapropriação de imóveis particulares.

Ao todo, a administração municipal pretende construir 243 centros de educação infantil até 2016. Além das 172 em parceria com o governo federal, há outras 71 unidades previstas, que deverão ser construídos em parceria com o governo estadual ou com recursos municipais".

Olhando assim, parece até que o prefeito vai criar 150 mil vagas e assim acabar com a "demanda declarada por creches no primeiro dia de mandato" - desde as últimas campanhas eleitorais, todo mundo fala que faltam 100 mil vagas. Mas pera lá, vamos "decupar" o texto acima.

- Faltam 100 mil vagas em creche. Se o prefeito realmente fizer 243 creches nos próximos 3 anos (este aqui já era...), uma verdadeira façanha até para gestores experientes e eficientes (coisa que ele não é, haja vista seu legado na Educação), cada uma delas deverá oferecer mais de 400 vagas. (100.000 dividido por 243). Nenhum jornalista fez esse cálculo?

- Achar terrenos É MUITO DIFÍCIL. O prefeito diz que definiu 87 terrenos para fazer creches com verba da União. Essa lista de terrenos não foi feita da noite para o dia, a gestão anterior já estava fazendo a duras penas. Faltam "apenas" 156 outros terrenos para que ele cumpra a meta de 243.

- Quem vê a promessa de "ampliar em 150 mil a oferta de vagas para a educação infantil" pode pensar que ele está falando das creches que faltam, mas educação infantil inclui as EMEIs. O parágrafo do texto oficial realmente induz a erro, incluindo as creches na sequencia. Não sei (nem eles contam) quanto falta para "universalizar o atendimento para crianças de 4 e 5 anos".

***
Não sei quem me dá mais raiva, desgosto e desesperança: o governo com suas mentiras, os "movimentos sociais" que estariam fazendo verdadeiro escândalo se o governo não fosse do PT ou a imprensa e sua credulidade, preguiça ou má intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.