sexta-feira, 1 de julho de 2016

Parlamento: apaixonante e enlouquecedor




A pergunta mais comum para uma vereadora ou vereador, quando querem saber da sua atividade na Câmara, é: "Quantos projetos você aprovou"? Até mesmo jornalistas e ONGs dedicadas à transparência e controle do Legislativo incorrem nesse erro. Ter feito muitos projetos, por melhores que seja, não é uma boa medida do desempenho de um vereador. Sério: alguns dos piores vereadores(as) (fisiológicos, demagogos, preconceituosos etc) tem projetos ótimos! E APROVAR projetos é uma tarefa muito mais fácil para quem topa qualquer tipo de acordo do que pra quem é mais criterioso...

E não é só isso. Fazer projetos é apenas uma das muitas atividades de uma vereadora ou vereador (me esforço para incluir o feminino, porque o mais fácil é generalizar no masculino mesmo, ainda mais em um mundo em que os homens dominam tanto). Outra função IMPORTANTÍSSIMA é fiscalizar, informar e prestar contas para a sociedade.

Eu amo fazer isso, mesmo não sendo vereadora há 8 anos rs. Fico esmiuçando projetos como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual e o Programa de Metas. Passo horas fuçando, comparando textos e números e confrontando o papel com a realidade. É apaixonante e enlouquecedor... Queria ter umas quatro pessoas me ajudando em tempo integral, o que torna mais difícil encontrar voluntários ehehe.

Veja a Lei de Diretrizes Orçamentárias, por exemplo, que está em tramitação na Câmara Municipal agora. O texto original já é extenso e complexo. Na passagem pela Câmara, ele já ganhou 555 (QUINHENTOS E CINQUENTA E CINCO) emendas dos vereadores. Como eu queria ter tempo para ler (e comentar!) todas elas!!!!

Como não tenho e nenhum indivíduo teria, farei comentários mais gerais sobre o texto. E aceito colaborações para analisar as tais emendas. Alguém se candidata para pegar umas dez, pelo menos? ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.