quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Meu voto para presidente é

Quando calhou de o Marinho (PT) perguntar para a professora Lisete (PSOL) no debate de ontem, eu já sabia: "Ele vai levantar a bola para ela cortar, descendo o pau no PSDB". Não deu outra: "Depois de 20 anos de governos tucanos"....

Pois muito bem: depois de não sei quantos governos do PSDB, São Paulo é um estado em que a maioria absoluta das políticas e serviços públicos funciona melhor do que nos outros estados - embora eles tenham população substancialmente menor e ao menos dez governos estaduais tenham receita per capita melhor que a nossa (porque a grande massa de tributos produzida aqui vai para Brasília, que gasta e distribui "daquele jeito").

São Paulo tem POUPATEMPO, que funciona tão bem que a gente sempre diz "nem parece serviço público". Melhorou 400% dois problemas gravíssimos deste país: corrupção e burrocracia. É tudo muito mais prático, rápido, simples, informatizado, despersonalizado.

São Paulo TEM METRÔ, diferentemente das outras regiões metropolitanas, que tiveram PAC 1, PAC 2, PAC Mobilidade, PAC da Copa e continuam com uma cobertura ridícula de transporte sobre trilhos. E nosso metrô é espetacular: limpo, regular, pontual, rápido. Mesmo transportando 6 milhões de pessoas TODO SANTO DIA. Os problemas do metrô são consequência da cidade mal planejada e desigual, com as pontas ainda muito mal providas de postos de trabalho, obrigando as pessoas a se deslocar todo dia para as regiões centrais.

São Paulo tem ÓTIMAS ESTRADAS. O Brasil continua, depois de 8 anos de FHC, 14 de PT e 2 de Temer com estradas PAVOROSAS. "Ah, mas tem pedágio". Já faz um tempo que estradas federais também tem pedágio, e algumas continuam uma merda. E pedágio sai muito mais em conta do que percorrer 100 km no tempo em que se percorrem 400 em uma estrada boa.

São Paulo tem políticas ambientais avançadas. Proibimos a queimada da cana, dando prazo suficiente (acho que foram 20 anos) para que a lavoura fosse mecanizada. As cidades próximas aos canaviais ficavam cobertas de fuligem, os problemas respiratórios eram imensos.

São Paulo tem hospitais de alta complexidade que atendem milhares de pessoas vindas de todo o Brasil e até dos países vizinhos.

Nossa Segurança Pública tem problemas? Claro que tem. E mesmo assim temos resultados melhores do que os outros estados. Ou a Polícia da Bahia, Minas e Ceará é uma maravilha? E os presídios desses estados governados pelo PT, são melhores que os de SP?

Nossa Educação tem problemas? Claro que tem. Mas tem muitas qualidades. O estado tem um programa de ensino de línguas estrangeiras que é excelente. Muita gente da periferia já foi estudar fora do país depois de aprender espanhol, inglês e até mandarim. E nossas escolas técnicas são simplesmente incríveis.

São Paulo tem políticas de Direitos Humanos nas áreas de Mulheres, LGBT e Pessoas com Deficiência que ainda aparecem nas listas de desejos da sociedade civil Brasil afora.

O Saneamento Básico aqui ainda está longe do que eu desejo - eu desejo 100%. Mas meu Deus, o governo que "tirou 36 milhões de pessoas da pobreza" [mentchira!] não foi capaz, em catorze anos, de melhorar a cobertura de esgoto no Norte e Nordeste!!

Eu tinha ódio dos governos tucanos - porque o Fernando Henrique teve 8 anos de Poder e não fez estradas decentes, não implantou saneamento básico, não acabou com a devastação da Amazonia, não acabou com o analfabetismo, não deteve a violência no campo e nas periferias. Aí vem o PT: QUATRO eleições vencidas e não fez estradas decentes, não implantou saneamento básico, etc etc ETC. E teve muito dinheiro, mas fez o que? ABERRAÇÕES: Belo Monte, Jirau e Santo Antonio; estádios de futebol padrão Fifa; transposição do São Francisco. E fez negócios medonhos com as empreiteiras responsáveis por essas obras para ter dinheiro suficiente para suas campanhas eleitorais, para comprar deputados e senadores como NUNCA DANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS.

Hoje eu vejo que parte do meu ódio era baseado nas mentiras que contávamos. Mantenho minhas críticas, minha impaciência com algumas coisas que não andam, outras que vão por um caminho que não concordo - mas vejo que até algumas coisas que eu condenava eram o que precisava ser feito, como privatizar a telefonia (imagine se continuasse estatal, meu Deus!!!).

Meu voto para presidente é no Alckmin. Para governador, Marcio França. Senado: Mario Covas Neto e Mara Gabrilli. Federal: Roberto Freire. Estadual: 23 (a continuação poderia ser, em ordem alfabética: Alessandra Berriel 23.888; Claudio Piteri 23.111; Gui Mendes 23.000; Julio Costa 23.300, que são os mais próximos a mim aqui na capital).

Se você não faz ideia em quem votar para estadual ou federal, por alguma razão não vota no PPS em hipótese alguma e mesmo assim confia em mim... Pode me pedir sugestões de outros partidos que eu posso falar em quem eu confio/ com quem me identifico. Até mesmo nos partidos em que eu mesma não votaria de jeito nenhum 😉

**Post original no Facebook em 3 de out de 2018 10:39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.