terça-feira, 11 de maio de 2010

Sem alça, com internet

Ontem, no Twitter, alguém escreveu: "Foi só a Soninha sair para não ter mais problema de lixo e mato no bairro".

Em vez de deixar quieto, respondi. "Claro. Eu não cortava o mato nem recolhia o lixo por falta de vontade. Agora está tudo limpo, e para sempre" (foi mais ou  menos isso).

Ele retrucou: "É tudo uma questão de gestão".

A besta aqui insistiu: "Não há gestão possível sem recursos. Sem dinheiro para pagar o jardineiro, o mato não é cortado. E o mato cresce muito mais na temporada de chuvas, o que torna tudo mais difícil".

Mas ele preferiu concluir: "Agora, com o Carlos Fernandes, as coisas voltam ao que eram antes".

***
É realmente incrível que alguém possa pensar que uma coisa tão básica quanto cortar mato não seja feita por falta de vontade. De alguém que mora no bairro, vê os problemas diariamente e, como se não bastasse a raiva e frustração de testemunhá-los, é "famosa" e cobrada em rede nacional. Ninguém sabe o nome do prefeito de Guarulhos, mas da (ex)Subprefeita da Lapa? Todo mundo sabe.

***
Contei a história para o Carlos Fernandes, que foi meu Coordenador de Administração e agora é o Subprefeito. Uma pessoa fantástica, que me devolveu a alegria de militar em um partido (ele tb dirige o PPS Municipal).

Ele contou uma história parecida coma do Twitter:

"Na semana em que você saiu, fui com o Joca [Coord. de Obras] a uma reunião com a CCR [concessionária da Anhanguera] e vi que tinham acabado de despejar um caminhão de entulho em uma praça da Jaguara. Ele programou uma equipe para ir lá tão rápido quanto possível [os caminhões estão todos os dias na rua recolhendo entulho; nunca estão parados na garagem, esperando uma ordem para trabalhar]. Logo em seguida, eu assumi a Subprefeitura. E a Rádio Sulamérica leu no ar uma mensagem: "Teve de trocar de Subprefeito para limparem o bairro".".

Não é incrível?

O Carlos deu risada com (mais uma) demonstração das suscetibilidades da raça humana. De como a gente vê o que acredita... O mundo é o que nossa mente projeta nele; não existe "realidade objetiva" (os budistas são radicais nesse ponto :o)).


E alguém que esteja ouvindo a rádio pela internet na Finlândia formará a seguinte conclusão: "A Soninha foi mal na Subprefeitura da Lapa. Nem o lixo ela recolheu". 

***
Como eu disse em uma entrevista à Band Campinas meses atrás, ser Subprefeita é fantástico do ponto de vista da "experiência administrativa". Ter de lidar com as pressões, os defeitos da máquina, as possibilidades e as exigências. Mas do ponto de vista do potencial eleitoral, é a maior roubada. Todos os ônus do mundo; pouquíssimos bônus. 

Não me arrependo não, ao contrário. Na mundo governamental, deve haver poucos lugares tão massacrantes como esse, mas hoje eu sei muito mais do que um ano e meio atrás. Confirmei coisas que imaginava quando era vereadora e quando fizemos programa de governo para a prefeitura e aprendi um milhão de outras. Saí de lá com uma nova lista "absurdos da administração pública" (um Google Docs) :o)

***

Mas se o Carlos Fernandes fosse um mau caráter qualquer, diria "É, a coisa aqui estava feia, mas nós chegamos com uma nova postura, uma nova filosofia, e agora tudo funcionará melhor".

9 comentários:

  1. estou contigo e não abro!!!
    um grande abraço!!

    carlos eduardo (conseg lapa)
    só um detalhe: convença o Carlos Fernandes a ter um ....www.gabinetedocarlosfernades.zip.net...nisso ficamos órfãos, soninha!

    ResponderExcluir
  2. Soninha, a pressão sempre vai existir, seja ela positiva, negativa, justa ou injusta.

    Se eu fosse você me concentraria, quando voltar a ocupar um cargo no executivo, a divulgar seus feitos o máximo possível, tornar ainda mais transparente do que já era e com isso calar a boca dos críticos.

    Nesse caso do reclamante, eu pediria o número do SAC que ele fez (se é que fez ou só reclamou de forma vazia) etc. Claro que não seria o caso, pois já havia saido do cargo.

    Enfim, se eu fosse subprefeito ou prefeito, faria exatamente como você faz: divulgaria ao máximo em blog ou onde for e mostraria tudo o que é feito sempre que possível. Teria um registro público de tudo o que foi feito. Assim a sensação de que "se está fazendo" fica bem mais aparente e real. Do contrário as pessoas acham mesmo que nada é feito.

    A própria prefeitura divulga a limpeza de boca de lobo e bueiro o que é bom. Teria que ter isso para TODOS os serviços, podermos saber o que está sendo feito todo dia, como uma agenda.

    E repito na tecla da fiscalização: essa é que tem qeu ser INTENSA e IMPLACÁVEl. A prefeitura teria que instalar câmeras em pontos viciados de descarte e punir exemplarmente quem descarta lixo assim. Ou então o Kassab adotar logo o que pensou em fazer sobre comprar entulho. Quem sabe assim diminuiria ou resolveria.

    Mas acredito em fiscalização e punição. Quando doer no bolso descartar ilegalmente entulho, aí eu quero ver. As pessoas só fazem isso por que sabem que não serão punidas.

    Eu sempre que posso atuo como fiscal da rua onde moro. Peguei um flagrante que registrei em vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=6Jz2gryjIOU

    Tentei ligar na guarda civil metropolitana e não atendia. A polícia também não fez nada. Acabei só fazendo a denúncia de descarte. Até onde sei só vieram recolher o entulho e bagulho e ficou por isso mesmo:

    http://www.youtube.com/watch?v=WAlTa5OxxC4

    ***

    Você poderia alegar que eu estou fazendo como o cidadão do texto, reclamando apenas. Bom, tenho que cobrar do Kassab (e do Nevoral) pois eles que teriam que fiscalizar. Eu tento fazer minha parte, mas realmente não posso assumir a função de fiscal.

    De todo modo, acho que a população tem que trabalhar junto com a subprefeitura/prefeitura. Temos que denunciar quem descarta, registrar, ligar e não apenas reclamar. É o que eu tenho feito. Tenho usado as armas que tenho disponíveis.

    ResponderExcluir
  3. Soninha, querida, preciso do seu e-mail.
    Manda pro meu: contato@rogeriocastilho.com.br

    Beijo e tchau!

    ResponderExcluir
  4. 1) Rogério,
    o contato da Soninha é o rp@soninha.com.br - eu mesma recebo e encaminho.

    2) Coutinho,

    A Sub Lapa tem vários canais de comunicação na internet, para o acompanhamento do trabalho. Você conhece todos, mas mesmo assim vai o link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/lapa/noticias/?p=8264

    O blog da Soninha é pessoal dela. Um hábito que ela tem ha muitos anos. Não é o hábito do atual subprefeito, mas tenha certeza de que somos orientados por ele sempre, nas nossas prestações de contas.

    abs,

    Lylian

    ResponderExcluir
  5. TV Soninha, http://www.tivio.tv/?/soninha/
    Oi, Soninha,tudo bem? uso este espaço pois quero lhe apresentar a plataforma tivio.tv para criação de canais de tv na internet que pode ser excelente ferramenta eleitoral e social. Os canais podem ser facilmente publicados em sites, blogs e nas redes sociais.Criei um canal demo para você dar uma olhada. Acesse http://www.tivio.tv/?/soninha/
    Acesse tambémhttp://www.tivio.tv/first.asp
    Meu email simone@tivio.tv. Abraços, simone

    ResponderExcluir
  6. Nobre Soninha, boas.
    Exclua da sua vida a "pré-ocupação" com a tal "suscetibilidade humana". De mais ouvidos ao que, dizem, foi ensinado por Rui Barbosa: "pretender que um homem (ou uma mulher, claro) haja seguindo uma carreira gloriosa sem levantar ódios, calúnias e invejas é o mesmo que pedir que o sol brilhe sem fazer sair víboras de seus esconderijos”.
    Honre-me com sua visita no tagarelador.blogspot.com

    Até.

    ResponderExcluir
  7. a carguista medíocre e sem caráter deveria entender que "demonstração das suscetibilidades da raça humana" é apoiar e fazer parte de um governo corrupto, algo que a vida inteira criticou. Por que será que não relaciona a falta de dinheiro que enfrentou na subprefeitura com o aumento absurdo dos gastos em publicidade oficial de seu amado ex-chefe? ou será que a falta de caráter da hipócrita ex-sub-prefeitinha vai fazer com que fique em silêncio...o mesmo silêncio que externou quando seu amado candidato negocia com ninguém menos que Maluf uma aliança para as próxima eleições...

    ResponderExcluir
  8. Será que rola um share dessa lista no gdocs, ehehe?

    ResponderExcluir
  9. Soninha é decepcionante ler o seu blog e ver que você esta entrando para a política profissional, talvez você tenha aprendido bastante como a máquina funciona, pois vai apoiar o Serra!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.