quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Farsas Federais - 2

O espetáculo pirotécnico do momento é o anúncio do “menor desmatamento de todos os tempos”, êêê!

O site do Planalto – que parece um book fotográfico da Dilma – trouxe o retrato sorridente das autoridades ao lado do anúncio: “Desmatamento cai, u-hu!”. E a imprensa vai atrás, crédula e dócil... Até a Veja momentaneamente substitui seu esporte favorito (avacalhar o PT) pelo segundo na ordem de preferência (esculhambar os ambientalistas). Chega a engolir e propagar a mentira federal para isso ("Cadê os Ecochatos agora? Hein? Hein?")

Hmmm... Tudo indicava que o desmatamento estava PIORANDO. Como é que chegamos a esse resultado tão cor-de-rosa?

Vamos a eles, os números. E não são os das “Ongs estrangeiras que querem prejudicar nosso crescimento”, são os do governo.

***
Sempre são feitas duas medições de desmatamento: uma estimativa inicial e a definitiva.

Adivinha o que acontece muito: a estimativa frequentemente é menor do que o resultado final...

Alguns exemplos. Em 2006, o governo comemorou:

“O INPE analisou 34 imagens, onde ocorreu 67% do desmatamento na Amazônia no período de 2004-2005. A taxa calculada nestas imagens foi 8.836 km2. Com estes dados, o INPE estima que a taxa de desmatamento da Amazônia para o período Agosto 2005 – Agosto 2006 seja de 13.100 km2, com uma margem de erro de 10%. Esta projeção indica uma queda de 30% em relação ao período 2004-2005. É a segunda menor taxa de desmatamento na Amazônia verificada desde que o INPE iniciou este tipo de levantamento anual em 1988”. (Da página do Inpe)

Adivinhe qual foi o dado consolidado... 14.286 km2. Uma redução, sim, em relação ao ano anterior, mas de 24,86%, não 30% (e o governo arredondou logo para 25%).

Para o dado preliminar, foram analisadas 34 imagens. Para o consolidado, 211 imagens... Veja aqui.

***

Em 2007, o desmatamento estimado era de 7008 km2 (veja). O
 confirmado, de 7464 km2.

***
Este ano, foram analisadas, por enquanto, 97 imagens – menos da metade do total das que serão analisadas em definitivo, segundo o próprio governo federal:
“Essa estimativa será complementada através de análise de mais 117 imagens, necessárias para cobrir a área de floresta na Amazônia Legal, e o resultado consolidado será divulgado em abril de 2012”. [97 + 117 = 214]

***
(Pesquisando bem, mas bem mesmo, descobri (lá no 4º slide de um Powerpoint) que, segundo eles, essas 97 imagens cobrem 90% da área desmatada no ano anterior. 

O que não consegui descobrir: os 6.200 km² anunciados equivalem a esses 90% do total ou já são o resultado dos 90% observados + 10% projetados? Capice?

Em 2006, como lemos logo acima, as 34 imagens correspondiam a 67% da área desmatada, então fizeram uma regra de 3 para chegar à projeção final, assim:
67% da área desmatada no período anterior = 8.836 km²
Deduzindo que os outros 33% teriam taxa semelhante, o total seria de 13.188 km². (O governo arredondou pra baixo: 13.100. Eita.)

***
Fora a divulgação dos números reais (por favor!), é preciso analisá-los.

Depois que já desmataram “quase tudo”, o fato de o desmatamento ter “diminuído” não é exatamente razão para nos darmos por satisfeitos. É como soltar rojões porque o seu time não foi rebaixado... Ok, melhor assim, mas não é o caso fazer um Carnaval na quadra do clube e dar uma taça para os jogadores.

Digamos, por exemplo, que essas tais imagens que correspondem a 90% das áreas desmatadas no ano passado não mostrem um desmatamento muito maior porque não sobrou o que desmatar... E quando olharem tudo, verão desmatamento em áreas novas!

Tanto é assim que, em alguns estados, o desmatamento continua... aumentando!
“Rondônia perdeu 869 quilômetros quadrados de floresta, o dobro da área registrada no ano anterior”, admite o site do Planalto.
Não foi só lá: no Acre, passou de 259 km2 para 271 km2. No Mato Grosso, de 871 km2 para 1126 km2. Em relação a este último, o governo não só omitiu, a Ministra do Meio Ambiente MENTIU: “Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, atribuiu o resultado à rigorosa fiscalização feita pelo Ibama, que conseguiu conter o avanço do desmatamento em Mato Grosso” (Oi?)
A gente não pode processar autoridades por MENTIR?

(continua abaixo)

Um comentário:

  1. Mas o maior problema é a falta de conscientização das pessoas a respeito, colocando no poder a Dilma com seu total despreparo presa aos conselhos oportunistas do Lula. Mas o que falar de uma população que elege o Tiririca? Daí o motivo de toda essa baderna, eles pretendem nos deixar burros e nos permitimos isso. Meios de comunicação mentirosos propondo uma alienação simultânea, a favor dos maiores mentirosos e deixando pessoas preparadas para avançar o Brasil como você Soninha e tantos outros brasileiros como eu teoricamente de mãos atadas.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.