quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eu era infeliz e sabia

Nas últimas semanas, recapitulei vários maus momentos na Câmara Municipal, por causa da série (primeiro em texto, agora em vídeo) "Por que saí do PT".

Hoje dei entrevista ao Brasil Econômico e relembrei alguns momentos de Subprefeitura. Aff.

Um dos Subprefeitos me disse, uma vez, que comigo era pior. "O prefeito faz de propósito pra te ferrar". Eu não acreditava nisso não. Já era ruim o suficiente, não tinha cabimento querer piorar deliberadamente. Mas ele acreditava rs.

Eu era bocuda (ah vá). Brigava com Secretário nas reuniões, brigava por email. Aí às vezes algum Sub, Chefe de Gabinete ou Coordenador me encontrava e dizia: "Que bom que você falou/ que bom que você pode falar". "Nem penso se eu posso ou não posso. Falo porque #numgüento".

Aí fui xeretar meus diários daquela época. Fiz uma coletânea. :) São todos posts aqui do blog mesmo.

*****
Meio do Dia
Se o trabalho do Subprefeito fosse só consertar a sede, já teria o que fazer por quatro anos.

Cansaço
Hoje foi um caleidoscópio de horrores. Eu li, vi e ouvi de tudo. Fofocas, intrigas, denúncias (vai distinguir uma coisa da outra...). Instalações horrorosas onde as pessoas trabalham há 20, 30 anos. Verdadeiras catacumbas. Processos e procedimentos barrocos. Funis e gargalos. Nós cegos e fios desencapados. Dentro e fora da Sub, na máquina pública; no setor privado em suas relações com a Sub.

Mais um capítulo
- "E a sua equipe?". Ainda não saiu a nomeação de ninguém. Tá todo mundo trabalhando voluntariamente, "acampado" na minha sala. Já ouvi de vários servidores o comentário: "Ah, demora mesmo, né? Depois que nomeia, ainda leva uns 90 dias para receber o primeiro pagamento".

Melhorando
O que me espantou foi ver, na planilha, que seriam 4 varrições NO PERÍODO DA MANHÃ (!?). Outros lugares são varridos apenas à tarde. A varrição é executada por empresas contratadas, assim como a coleta de lixo. O contrato é com a Secretaria de Serviços e nós apenas fiscalizamos a sua execução.

Domingo sem fim
A população total de favelas do Jaguaré era, até algum tempo atrás, de 4 mil famílias. Um conjunto habitacional como o que foi inaugurado há pouco tempo recebe, com algum conforto, menos de trezentas famílias (se for com nenhum conforto, cabe muito mais, mas isso não é jeito...)

Que SAC
"Então tá, deixa o SAC assim mesmo. Eu vou ser candidata da oposição em 2012, pra mim é melhor!"

É pra já - 1
Alguns anos atrás, identificaram uma área da prefeitura na avenida José Maria de Faria, junto à Marginal Tietê, como sendo ideal para a construção do novo Fórum. Consultada, a prefeitura concordou em ceder a área. Mas até agora a obra não começou – por que?

É pra já - 2
Muita gente já mentiu ou se iludiu com a possibilidade de fazer logo a obra do Fórum. Acho que só eu fiz o papel desagradável de falar da REALIDADE. Virei "inimiga do Fórum da Lapa". Então tá.

Infernos
Cortando 200 mil m² por mês, levamos cinco meses para cortar UMA vez só o mato de todas as áreas verdes em vias públicas da SubLapa, que somam 1 milhão de m². Uma vez a cada cinco meses = 2 vezes por ano. É pouco.

Né mole não
Não foi o salário de Supervisor que o derrubou (bruto, R$3.751). Foi o cansaço pela falta de condições - financeiras, estruturais. A burocracia, a sensação de "Dia da Marmota", os problemas repetitivos e sem fim, os limites institucionais. Muitas vezes, em uma Subprefeitura, a gente se sente meio ONG... Porque precisamos sair o tempo todo atrás de apoio, patrocínio, ajuda.

Dez pedidos
Comentei ontem no Twitter que a presidente do Conseg Lapa me encontrou no Tendal (depois do almoço, antes de uma reunião) e aproveitou para consultar sobre algumas demandas levadas pela população na última reunião. Em 20 minutos de conversa, só frustração, de parte a parte.

***
Quando eu ainda era pré-candidata, a TV Estadão perguntou se eu tinha medo de não ser candidata (eu não!). Se aceitaria ser vice do Serra (eu não). E que nota eu dava pra gestão do Kassab. Ficou assim:

Faltou vocação
"Vontade política" não é tudo. Mas sem vontade, não vai!

Um comentário:

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.