quarta-feira, 7 de abril de 2021

Desperdício

 Palavras positivas para descrever o Brasil: criatividade, flexibilidade, inventividade, resiliência. 

Palavra negativa para descrever o Brasil: desperdício. 

Aqui temos a capacidade de desperdiçar de tudo:
- luz solar
- vento
- água
- fertilidade do solo
- alimentos
- conhecimento
- talento
- "lixo"

Sim, tratamos como lixo o que ainda podia ter muito uso, de muitas maneiras diferentes. Utilizado, reutilizado, reciclado, transformado, compostado e, em último caso, incinerado para geração de energia. Nada, jogamos fora e pronto. Se for para o lugar certo (aterro sanitário), tanto melhor. Mas ainda é raro. 

Na pandemia a lista de desperdício passou a incluir "autoritarismo". 

Lidar com uma pandemia exige muita, muita firmeza de autoridades. A sociedade precisa se engajar para que ela seja contida. Comunicação é essencial - jornalismo, campanhas publicitárias, redes sociais, whatsapp são fundamentais para espalhar (viralizar...) a ideia certa, a informação correta, o sentimento necessário (responsabilidade, cuidado, solidariedade). E medidas concretas que criem o ambiente favorável para que a sociedade adote os procedimentos necessários. 

Combate a uma pandemia é um dos maiores exemplos de "interesse coletivo que pode obrigar a suspensão de algumas liberdades individuais". Ou seja: não é mesmo muito democrático. É uma emergência. Não dá pra ficar debatendo, submetendo a votações, audiências públicas, plebiscito. Em um incêndio você convocaria reunião de condomínio? Durante a passagem do furacão, reuniria a Associação Comercial pra decidir abrir ou fechar as lojas?

Já viu onde eu quero chegar, né. 

Pra alguém que já não é lá muito fã de democracia, divergência de opiniões, disputa, votação, debate, assembleia, consulta pública, participação popular, as medidas necessárias durante uma pandemia deveriam representar um momento de "êxtase"! Não precisa negociar com o Centrão, não precisa pedir voto pra ninguém - baixa a medida e pronto! Obedeçam! Eu sou a autoridade, eu tenho aqui os especialistas em Saúde dizendo que é isso que deve ser feito, eu tenho responsabilidade, eu tenho exemplos pelo mundo, então podem chorar, mas vocês me elegeram para zelar por esta nação.  É lockdown e acabou!

Mas não. 

A gente consegue ter uma autoridade máxima no Poder Executivo que baba pela ditadura; que vive dizendo "quem manda aqui sou eu"; que manda jornalista calar a boca; que fala "meu exército"; que ameaça instituir Estado de Sítio - e que não usa o poder que realmente detém para mandar todo mundo ficar em casa trancado por pelo menos 15 dias!! Pra dizer que só pode sair na rua se provar pra autoridade policial que era necessário!

Não me conformo. Deveria ser o sonho de um capitão que ama escolas cívico-militares. Que odeia o Congresso. Mas ele resolveu defender... a liberdade individual!!!!!! Ama ditadura, mas abomina a obrigação de uso de máscara!

É de f. 

Desperdício de autoritarismo. 

A que ponto chegamos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.