Segue o fio...
Não se providencia moradia para milhares de pessoas em um curto espaço de tempo - e são milhões de pessoas a serem atendidas, não só as que dormem pelas ruas. O modelo Housing First, sendo desenvolvido na prefeitura, é o melhor, de longe. A locação social prevista… (+) pic.twitter.com/F5v2Dr3AFV
… no programa Pode Entrar, da Habitação, também é excelente alternativa. Mas demandam TEMPO, e tem o “enquanto isso”. Enquanto isso, pessoas acampam na rua. Ou nem barracas tem. (+)
“Melhorem os albergues!”, demandam alguns. Por mais que melhorem, o modelo é arcaico, ultrapassado. Não da pra 80 pessoas (mto menos 800!) dividirem um espaço e mante-lo “melhorado”. Nem que fossem 800 CEOs muito bem treinados em convivio social. As regras são… (+)
… de colégio interno, tolhendo toda a autonomia de pessoas adultas, e ainda assim não se tem paz em Centros de Acolhida convencionais. Tem hora pra tudo - tomar banho, apagar a luz - só falta tocar o sinal, e tem muito conflito. (+)
Albergues dividem as pessoas em homens aqui, mulheres em outro predio. Nao podem ter intimidades que até presidiários tem…Não ha lugar p/ os cães, os pertences, as carroças. Não ha possibilidade de cozinhar. De uma mãe ficar com o filho adolescente. São muitas as limitações! (+)
Há q se mudar do modelo “acolhimento em massa” para modelos melhores, como Repúblicas, já previstas no Sist. Único da Assistência Social; housing first é outro nível, nem se compara. Mas camping é UMA das opções possíveis para atendimento aos mais refratários, inclusive. (+)
Algumas pessoas de esquerda dizem “que ideia absurda”, muitas a defendem. Muitas de direita têm horror à ideia. Espero que possamos estudar, inovar, “pilotar”. Interditar o debate e transformar em briga de extremos e trocas de acusações é bem o que não precisamos hoje em dia.
**
**
Para quem não sabe, meu Twitter é @SoninhaFrancine
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.